As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 03-15-2007. Acessado 6136 vezes.
Título da Postagem:Ingresso na Polícia Militar do Maranhão
Titular:Guilherme C G Silva
Nome de usuário:Oficial
Última alteração em 03-15-2007 @ 05:54 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]


          O ingresso na Polícia Militar do Maranhão é facultado a todos os brasileiros, sem distinção de raça ou crença religiosa, mediante matrícula, inclusão ou nomeação, após aprovação em concurso público de provas e/ou de provas e títulos.

          Para matrícula nos estabelecimentos de ensino militares destinados à formação de Oficiais, Sargentos e Soldados, é necessário que o candidato satisfaça as seguintes condições:

ser brasileiro;
ser solteiro;
estar em dias com as obrigações militares e eleitorais;
possuir até a data limite da inscrição a idade máxima de 28 (vinte e oito) anos;
ter idoneidade moral;
ter sanidade física e mental;
ter no mínimo 1,65m de altura, se masculino, e 1,60m de altura, se do sexo feminino;
ser aprovado em concurso público e será exigido  certificado de conclusão do 2º Grau e ser aprovado inclusive nos exames: físico médico e psicotécnico.
 

COMO TORNAR-SE OFICIAL DA PMMA

Você poderá tornar-se Oficial da Polícia Militar do Maranhão em uma das seguintes linhas de ensino:

QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES - QOPM

O ingresso no Quadro de Oficiais de carreira, será através do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar, no qual serão matriculados os candidatos aprovados em concurso público. Neste Quadro o Oficial poderá chegar ao Posto de Coronel QOPM, grau máximo na Corporação.

         O Curso de Formação de Oficiais – CFO, é um curso de graduação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, com duração de 03 anos, ao final do Curso de Formação, o Oficial é titulado em Bacharel em Segurança Pública, devidamente reconhecido pelo MEC.

          A Academia Integrada de Segurança Pública – AISP/MA, localizada na Capital do Estado, criada pela Lei nº 7.760, de 17 de julho de 2002, órgão integrante da estrutura organizacional da Gerência de Estado de Segurança, em convênio com a UEMA, é a responsável pela formação dos Oficiais da Policia Militar do Maranhão.


QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE – QOS

         O ingresso no Quadro de Oficiais de Saúde (médicos, dentistas e Veterinários), de ambos os sexos, será mediante concurso público de provas e/ou de provas e títulos e aprovação inclusive nos exames: médico, físico e psicotécnico.

         Os candidatos aprovados no concurso serão submetidos ao estágio não inferior a 90 (noventa) dias, findo o qual serão nomeados ao posto de 1º Tenente PM Médico; 1º Tenente PM Dentista e 1º Tenente PM Veterinário, obedecida a rigorosa ordem de classificação, no estágio, dentro dos Quadros. Nestes Quadros os Oficiais poderão chegar aos Postos de Tenente Coronel PM Médico, Tenente Coronel PM Dentista e Maj PM Veterinário, graus máximos em Cada Quadros.

          Para o ingresso nestes Quadros será exigida a idade máxima de 40(quarenta) anos, aplicando-se ainda, outras condições estabelecidas no Estatuto dos Policiais Militares do Maranhão.


QUADRO DE OFICIAIS DE ADMINISTRAÇÃO – QOA

           O ingresso no Quadro de Oficiais de Administração far-se-á mediante promoção do Subtenente PM e Primeiro Sargento PM ao primeiro Posto do Oficialato (2º Ten PM), satisfeitas as exigências previstas em legislação própria. Neste Quadro o Posto máximo é o de Capitão PM.


QUADRO DE OFICIAIS DE ESPECIALISTAS – QOE

O ingresso no Quadro de Oficiais Especialistas far-se-á mediante promoção do Subtenente PM e Primeiro Sargento PM ao primeiro Posto do Oficialato (2º Ten PM), satisfeitas as exigências previstas em legislação própria. Neste Quadro o Posto máximo é o de Capitão PM.


QUADRO DE OFICIAIS CAPELÃES – QOC

 O ingresso no Quadro de Oficiais Capelães QOC será mediante concurso público de prova ou de prova e títulos, devendo o candidato ser padre, pastor ou equivalente, com a formação teológica de terceiro grau. Neste Quadro o Posto máximo é o de Capitão-Capelão PM.
 

COMO TORNAR-SE SARGENTO DA POLÍCIA MILITAR 

O ingresso na graduação de 3º Sargento dar-se-á através de aprovação em concurso público e por promoção.

 Das vagas oferecidas em concurso público, 50% (cinqüenta por cento) serão destinadas aos policiais militares da Polícia Militar do Maranhão.

 Os candidatos civis selecionados em concurso público para o Curso de Formação de Sargentos PM, ingressarão na Polícia Militar como alunos, por um período correspondente à duração do Curso.

 
 COMO TORNAR-SE SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR

O ingresso na graduação soldado PM dar-se-á através de aprovação em concurso público.

Fonte: site da PM/MA




Bookmark and Share
Outas colaborações de Oficial
Veja Mais
Perfil de Oficial
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!