As opiniões expressas neste artigo e seus comentários não representam a opinião do Portal Militar, das Forças Armadas e Auxiliares, ou de qualquer
outro órgão governamental, mas tão somente a opinião do usuário. Os comentários são moderados pelo usuário.
 
Denuncie | Colaboradores: Todos | Mais novos ] - [ Textos: Novas | Últimas ]

O autor decide se visitantes podem comentar.
 
Postada em 12-03-2007. Acessado 1298 vezes.
Título da Postagem:Bicentenário de nascimento do Almirante Tamandaré
Titular:Guilherme C G Silva
Nome de usuário:Oficial
Última alteração em 12-03-2007 @ 07:12 pm
[ Avise alguém sobre este texto ]

Texto resumido sobre o Patrono da Marinha - Almirante Tamandaré.

Achei este texto muito interessante sobre nosso patrono e o dia 13 de dezembro.

ALMIRANTE TAMANDARÉ - PATRONO DA MARINHA

O Almirante Joaquim Marques de Lisboa, Marquês de Tamandaré, foi indiscutivelmente figura destacada no cenário militar do Brasil durante o Império, principalmente no Segundo Reinado. Tamandaré ingressou na Marinha de Guerra no alvorecer da Independência que ajudou a firmar.

O Marquês de Tamandaré foi uma das colunas resistentes e inabaláveis que sustentaram a Independência Nacional e consolidaram o Império, resguardando-o da degradação. Implantou o respeito ao soberando, manteve a disciplina nas Forças Armadas, a concórdia e a paz no espítiro irrequieto dos brasileiros, do extremo norte ao extremo sul do Brasil, como um dever imperativo do seu sincero patriotismo.

Como oficial-general, comandou a força naval brasileira no Rio da Prata entre os anos de 1864  a 1866. Atuou no conflito em solo uruguaio, quando exerceu o Comando-Geral das tropas da Marinha na tomada de Paissandu. Exerceu o comando da Esquadra brasileira na primeira fase da guerra contra o Paraguai, quando, além das vitórias em combate, organizou toda a linha logística necessária para a manutenção dos principais navios da Armada Imperial a tão grande distância de sua sede.

Foram-lhe concedidos pelo Imperador os seguintes títulos: Barão (1860), Visconde (1865), Conde (1887) e Marquês (1888).

Durante toda a sua vida, Tamandaré dedicou-se à Marinha e ao Brasil, com todo amor de devoção, sendo elevado às honras de Patrono da Marinha do Brasil. Por isso, o dia 13 de dezembro, dia do seu aniversário de nascimento, foi instituído como o "Dia do Marinheiro".




Bookmark and Share
Outas colaborações de Oficial
Veja Mais
Perfil de Oficial
Perfil do Usuário
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!