Militares em greve. Já pode??? | Blog do Oficial da Reserva da Marinha | Portal Militar

Blog do Oficial da Reserva da Marinha

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Militares em greve. Já pode???

Publicado em 02 de Abr de 2007

3079 Visualizações


Fico assustado em ver o que está ocorrendo na Força Aérea Brasileira e me pergunto onde vamos chegar. Fica visível a quebra de hierarquia militar e o crime praticado por militares, com a anuência das autoridades governamentais. É muito séria esta situação e somente quem vive nos quarteis, bases e navios pode avaliar as consequências catastróficas destes atos.
Com voz e comando poderiamos contornar esta crise.
Lamento que as altas autoridades militares não tenham conseguido manter os pilares militares neste episódio.
A classe militar está atordoada e sem rumo... O que será do futuro...
Felizmente não vemos nenhuma necessidade aparente nem iminente do Brasil entrar em algum conflito. Se as autoridades permitem que seus militares façam greves e reinvidicações com paralizações, sem punições, o que será que aconteceria num caso de conflito quando o comando desse uma ordem e o subordinado questioná-la, ameaçar não cumprir ou mesmo se negar a fazê-lo. Que chamem os políticos e juízes para o combate.

21 comentários


02 de Abr de 2007 às

vergonhoso, absurdo!
para que existe comando? para que foram delegados poder de ordem, se a plavra de ordem nao pode ser exercida, que ponte de comando?
ninguem respeita mais ninguem, nem ordem nessa chicken de Pais.
desse jeito intrega de vez para os Argentinos...
motim desse, pelo codigo de guerra, daria até pena de morte em epocas de conflito...

Salve os pilares!


Netuno comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

02 de Abr de 2007 às

Netuno
Acredito que este fato foi o ápice da situação em que se encontram as nossas forças armadas. Nossos militares estão desmotivados, não apenas por causa dos baixos soldos, mas também pela falta de verbas, pela falta de reconhecimento pela sociedade, pelos equipamentos arcaicos e outros motivos. Não quero justificar a atitude dos controladores, eles devem responder pelo crime que cometeram, a lei está acima de tudo e de todos. Vejo uma grande oportunidade para os nossos chefes militares mostrarem ao Brasil a situação de nossas forças. Dúvido, que se esses controladores, ou melhor sargentos, antes de tudo, tivessem uma remuneração digna, equipamentos atualizados e uma liderança firme fossem tomar uma atitude dessas.
Pensem.


02 de Abr de 2007 às

Gostaria de fazer apenas uma observação: a atitude radical tomada pelos controladores de vôo de Brasília só ocorreu devido a total incapacidade de seus comandantes administrar um problema que já se arrasta há muito tempo.
A meu ver, o problema vem desde a aprovação da LRM em vigor, que privilegiou substancialmente os Generais, em detrimento aos militares de baixo escalão.
Depois, a contratação de controladores civis que, em início de carreira tem seus vencimentos acima do dobro de controladores militares. Qual a razão??
Acredito que o que os controladores anseiam não seja a desmilitarização do setor, mas acreditam que esta seja a única forma de terem seus valores reconhecidos, o que não vem acontecendo dentro da estrutura militar.
Se os comandantes passassem a enxergar que por trás de todo graduado existe um ser humno que também possui seus desejos, anseios e necessidades e, principalmente, lutassem por elas, com certeza essa crise não chegaria onde chegou.


02 de Abr de 2007 às

Garanto que o comentário contra a reivindicação dos graduados, foi feito por um oficial que não possui nenhum tipo de problema financeiro, problemas estes que estão levando militares a cometerem suicídio, abafados dentro dos quartéis, e destruindo famílias que se vêem em crise financeiras irremediáveis.
O que se fala muito dentro dos quartéis é:
"AS FORÇAS ARMADAS FORAM FEITAS POR OFICIAIS PARA OS OFICIAIS... PRAÇA FOI FEITA SÓ PARA CACHORRO URINAR".


ivanildojsfilho comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

03 de Abr de 2007 às

ivanildojsfilho
A hierarquia e disciplina militar é rígida para para que não ocorra o desconforto que esta latente na autal conjuntura.
Ilegal? Sim.
Justa? Também sim.
Ilegal por estar ferindo o preceito militar expresso na Constituição.
Justa por não observar que as solicitações vem de longa data. Ora! É necessário demonstrar ao Governo que os praças unidos são imbatíveis.
Hoje temos sim. Coronéis, Tenentes, enfim, uma gama de superiores com formações explendidas, mas nenhum até agora consegue conduzir a tropa com força de um comandante de verdade.
Me desculpe os oficiais, mas ficar assustado com a quebra de hierarquia e disciplina sem analisar a fragilidade que se encontra em cargos que agoram são politicos e carentes de verdadeiros comandos, é devéras hilariante.
Boa sorte aos praças que se atreveram a demonstrar a fragilidade e o descaso em que se encontram os militares que ainda pensam em prol da pátria, mas temos que sobreviver ao capitalismo.


03 de Abr de 2007 às

Concordo plenamente com voce onde se viu isso fiquei perplexo com tal acontecimento , isso abrirá um precedente terrivél.


03 de Abr de 2007 às

Não resta dúvida alguma que o ato praticado pelos controladores de vôo equivale a revogar o Regulamento Disciplinar da Aeronáutica.
Todavia é necessário a análise das razões, que não justificam, mas explicam para a tomada de medidas cabíveis para atenuar a progressão de tais razões ( insatisfação) que se não cortadas na sua essência, é debalde esperar não ocorrer mais aberações deste gênero .


03 de Abr de 2007 às

Atualmente na Vila Militar do RJ temos 2 células se movimentando para a qualquer momento, agir. Aguardem meus amigos, isso é só o começo e espero que quando as paralisações começarem, outros focos se juntem aos companheiros. Temos apoio de Pernambuco e do Rio Grande do Sul. Já que não temos generais para nos representar, nós mesmos teremos que fazê-lo. Aos amigos da aeronautica, boa sorte.


04 de Abr de 2007 às

boa noite a todos: eu ja informei nesse blog ,que tenho 18 anos de serviço etc..........., eu fico louco de ver o comentario em outro blog do pessoal do GUARARAPES, o senhor cmdt do clube militar genral não sei oque .... falando e dando a entender que eles não gostoram da atitude do chefe das forças armadas ,e dando a entender que qualquer atitude pode vir acontecer os mesmo atos que no passado eles fizeram ,eu como militar fico com vergonha de lembrar o nosso passado na época em que nossos chefes estavam no poder só fizeram M..... e muita M.... pena que aqui no BRASIL NINGUEM QUIZ AINDA MECHER NOS RELATÓRIOS DOS ANOS EM QUE O NOSSO PAIS MAIS SE ENDIVIDOU ,E PAGA O PREÇO HOJE, E FORA AS ATROCIDADES QUE O ENTÃO PRESIDENTE DO CLUBE MILITAR DEVE TER PARTICIPADO DE MUITAS E MUITAS ATROCIDADES COM O POVO BRASILEIRO.
MAS QUERO DEIXAR AQUI EXPRESSO PARA OS NOSSOS "INTOCAVEIS E semi- deuses oficiais das forças armadas, que se eles pensam em tentar tomar o PODER SAIBAM ELES QUE NÓS OS PRAÇAS EM GERAL NÃO VAMOS ACATAR A SUAS ORDENS AI VCS VÃO VER O QUE É MOTIM ,SAIBAM SENHORES MUSEUS QUE OS SGTS HOJE EM DIA NÃO É MAIS AQUELE BURRO DE CARGA QUE VCS FAZIAM OQUE QUERIAM HOJE MUDOU E MUDOU MUITO......."SE POR VENTURA DAQUI UM TEMPO DER UMA REVOLTA E OS SENHORES OFICIAIS TIVEREM A PETULANCIA DE TOMAR O PODER SAIBA QUE NÓS IREMOS CONTRA VCS ,SE DER UMA GUERRA VCS SERÃO OS PRIMEIROS A PARTIREM .......É SÓ UM AVISO O BRASIL VAI CONTINUAR A SER GOVERNADO PELO EXº SENHOR PRESIDENTE LUIS INACIO LULA DA SILVA, FOI O POVO QUE VOTOU E NÃO VAI SER QUALQUER ZÉ RUELA DE GENERAL ALGUM QUE VAI TENTAR DAR ALGUM GOLPE , JA CHEGA OS GOLPES QUE DÃO NAS UNIDADES DAS FORÇAS ARMADAS " CPI JA DENTRO DAS UNIDADES MILITARES AI O POVO VAI VER QUEM SÃO OS MILITARES QUE FAZEM MOTIM , ELES NÃO FAZEM MOTIM ,MAS ROUBAM E MUITO.........


Calica comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

04 de Abr de 2007 às

Calica
Eu tenho vergonha de ser Brasileira, não pela atitude dos controladores, bem pelo contrario, mas sim pelas atitudes dos que são contra esse ato de indignação, e não só indignação diante as condições de trabalho dessa especialidade, mas tbm pela falta de consideração com pessoas de tamanha responsabilidade! A greve demorou para acontecer, faz tempo que o governo esta ciente das condições do trafego aereo e não tomou nenhuma providência para resolver, os comandantes que só saber punir não se mexeram para ajudar, agora querem ter autoridade para punir...julgar é muito facil, só pq acabou afentando pessoas, economia... ai sim, estão vendo que algo necessita providencias! As Forças estão muito mal comandadas, é notório o descaso não só do governo mas tbm das carcaças que lá imperam. Militar é visto como escravo hoje dia, tanto que querem desmilitarizar a profição controlador de voo, isso é um absurdo!!! Isso prova a fragilidade da força aerea diante aviação, e não por culpa dos controladores, pelo contrario, culpa de quem comanda!!! Daqui a pouco estarão civis cuidando do espaço aéreo ao inves da FAB, que calamidade, os militares trabalharão apenas para segurança de oficiais e suas familias, isso é humilhante! Ainda bem que pelo menos o presidente esta ciente da tamanha responsabilidade dos controladores, pena que não dá seu devido valor a categoria que esta exigindo respeito, da unica forma que lhes restou. Um exemplo, PF, PRF ganham salarios absurdos, folgas exageradas fazem greve direto e não são punidos, ainda são tratados como os maiorais! Será que o militar das forças armadas, sendo ele soldado, sargento, não possui responsabilidade tanto quanto um federal desses? se não maior, igual. E só pq é militar não tem direito de dignidade, de ser tratado com respeito? É preciso atos desses no Brasil para que alguém faça alguma coisa, e mesmo assim muita gente só sabe achar ruim e julgar pq não são o deles... esses comandantes, generais e etc não reclamam pq possuem um otimo salario, segurança 24 hs, não fazem nada mesmo... ate pq se fizessem a forças armadas estariam próximas a perfeição, a começar pelo respeito com os próprios militares que não são bichos, mas sim pessoas e merecem ser tratadas como tal. E para os que só sabem punir, vão punir o capeta se forem capazes!!!
É muita coisa envolvida nisso tudo... quem deveria ter autoridade e autoridade para melhorar a dignidade das forças hoje em dia não tem a menor vontade e capacidade para isso, só pensam na autoridade e no dinheiro!!! E mais uma coisa, esse negocio de só homem comandar, isso prova que as coisas precisam mudar muito, a começar pela igualdade nas forças (masc, fem) e por mudanças para pessoas com vontade de melhorar e lutar pelos direitos de sua tropa!!!


Calica comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

04 de Abr de 2007 às

Calica
Ops profiSSão... rsrs


06 de Abr de 2007 às

Estou totalmente desmotivado com a carreira militar. Muito desmotivado! E olha que sou muito novinho, com 1,5 ano de escola mais um servindo na unidade.
A decepção do dia-a-dia começa logo cedo, ao chegar no rancho para tomar café. O que tem no café? Pães totalmente modificados com um peso bem abaixo do recomendado cheio de bromato, acho que é esse o nome do produto. Sabe quanto custa esse mesmo pão, quer dizer, quanto a unidade gasta para comprar? 70 centavos! Manteiga com o prazo de validade vencida a 1 mês no mínimo. O leite? Gordura pura pois no mesmo lugar onde colocam o leite, é colocado o arroz, feijão ou qualquer outro tipo de comida. Eu só estou falando do café da manhã, veja bem.
O meu descontentamento seria pouco caso toda a TROPA comesse a mesma coisa, porém, adivinhem como é o café da manhã no rancho dos oficiais? Me da raiva só de lembrar as cenas, suco natural, eu disse natural, ou Dell Valle, aquele suco de caixa bem caro. Frutas das mais variadas. Frios, sim eu disse frios, do tipo queijo, mortadela, presunto, e o pior, peito de peru! Caramba, me diz pior desmotivaçao do que essa... Não estou falando das refeições diárias mais sim, somente, do café da manha.´É revoltante!!!!!

Vou contar um caso que aconteceu nessa semana na OM onde sirvo: Formatura semanal da unidade, depois de toda aquela balela de apresentar e tal chegou a hora das palavras do Cmt. A única frase q disse foi a seguinte: "Crimonosos serão tratados como criminosos." se referindo aos controladores, porém, nõ tem nenhum controlador onde sirvo. A consequência, bem, na hora do desfile militar, ninguém cantou a música que a banda tocava, que coencidentemente era a Canção do Especialista. Foi incrível isso, a tropa toda passou calada, não se escutava uma palavra sequer. E olha que a tropa tem mais de 1800 pessoas.
No final do expediente, chamou todos numa nova formatura. O incrivel aconteceu, foi pedir desculpas publicamente dizendo que é esse o pensamento do alto comando com relaçao aos controladores de vôo.
Bem, eles sabem que não tem mais nenhum otário entre os praças. Que acabou aquela época em que o praça tinha medo de oficial de rooster. Que agora é metido processo direto nesses oficias de 5ª categoria.
Posso deixar muitas pessoas tristes com esse meu pensamento, que única coisa que quero das Forças Armadas é o dienhiro para eu terminar minha faculdade. Infelizmente, eu com essa minha meia hora de FAB, não vejo maos esperanças. Quero vazar desse barco logo que ele afunde... Não é a toa que me ralo todo chegando altas horas da noite em casa, devido a faculdade e me mato de estudar pois qualquer concurso que aparecer a nivel de 2 grau e eu estiver confiante, nao vou pensar duas vezes e vou fazer a prova para sair logo. Cansei de ser tratado como porco, de comer lavagem todo dia, de levar esporro de alguem que nao sabe o minimo do serviço...
Peço desculpas a voces, que leram esse desabafo. Caso tenha ofendido a alguem, peço perdao pois nao foi a mnha intenção.
Um abraço a todos e fiquem com Deus... Que seus sonho se realizem e que nós consigamos o nosso objetivo, que é ser feliz!!!


06 de Abr de 2007 às

Quanto a pergunta se militar já pode fazer greve.
Se respondida por militares, a resposta será sim ou nao, dependendo do lado em que está.
Existe um terceiro lado que é o povo e nas opiniões paisanas que tenho ouvido :
"são contrários a greve e a desmilitarização do controle de vôo.
Acrescentam que na formação militar, ele é concientizado de tais situações.
Se mesmo assim fez a escolha de continuar, sabendo que perceberá salários baixos e ficará sob ordens de oficiais que ganham para executar seu trabalho e também para exigir a disciplina, aqueles que permanecem na vida militar tem que se submeter à dureza da vida,por isto são militares uma classe considerada capaz de encarar situações adversas.
O povo reconhece os baixos salários mas acham que o caminho a tomar é outro diferente do caos e prejuizos causados".
Parece que uma nuvem está arrefecendo as idéias e os grevistas estao pedindo perdão a população.
Será que ouviram os comentários de parentes e amigos paisanos ?
Tomara que sim.
Afinal é o povo que paga o nosso achatado salário.
Já pensou se a população resolve fazer greve e não pagar os impostos?
Ai não sobra nada para nós.
Pessoal ! vamos agir com bom senso.
Engam-se aqueles que pensam que não há sargentos que agirão corretamente quando necessário.



08 de Abr de 2007 às

A manutenção dos princípios de hierarquia e disciplinas - preceitos basilares que regem as instituições militares - devem ser preservados e cultuados no sentido de assegurar o bom cumprimento da missão. Infelizmente, uma minoria de militares rebeldes desencadearam uma greve ferindo todos os preceitos regulamentares que regem esta renomada instituição militar perene e conhecida por sempre cumprir suas atribuições, pautada na ética e no respeito ao ser humano. É inadmissível que os governantes apoiem esses referios militares e evitem que os mesmos sofram as punições disciplinares vigentes nos regulamentos militares, pois estarão tirando toda a autoridade do comando militar.
Um militar deve estar preparado para agir 24 horas em defesa da pátria e dos princípios de justiça e legalidade, sendo vedado de praticar determinados atos, sendo a greve um deles ou manifestações de caráter político ou para fins de aumento salarial. Acredito expressivamente no poderio aéreo, terrestre e naval brasileiro que sempre cultuou os princípios da verdade, da honestidade, pautando a conduta dos seus militares e estimulando-os a pensar, agir e continuar aprendendo ao longo da vida.
Enfim, é preciso que o alto Comando da Aeronáutica aplique as sanções cabíveis para que atos como sejam reprimidos e inibidos dentro de uma instituição militar.
Os militares são adestrados 24 horas para seguirem o legado dos seus antecessores e procederem nesta nobre missão de defender a nação brasileira. FFAA. SENTINELA DA PÁTRIA BRASILEIRA!!!!
BRASIL! ACIMA DE TUDO


08 de Abr de 2007 às

Caro colega......
Não vejo esta insubordinação não só como desvio de conduta do militar. Vejo também como falta de salário digno, falta de exemplo dos superiores de hoje em dia. O problema desta anarquia de hoje em dia, é a falta de superiores de punhos fortes, que demonstram coragem, preocupação com os subordinados e não olharem a si próprios. Vejo que a situação no momento é buscar culpados e como sempre a corda quebra para o lado do mais fraco e se vão ou não punir......... Deveriam se preocupar mais com a necessidade de UNIR as três forças e não ficarem buscando através de sindicâncias o verdadeiro culpado . Subordinados seguem exemplos......... Na atual situação a quem seguir?
Aparecida Anjos


08 de Abr de 2007 às

Para quem conhece detalhes de algum ROUBO, poderá fazer uma denúncia anônima, na Promotoria Pública, nos moldes do Art 27 do Cod Proc Penal( ENUNCIADO ABAIXO), e como a ação é pública, poderá mandar ver o andamento DO PROCESSO CONTRA O SUPOSTO LADRÃO.
TENHA MUITA CAUTELA E APRESENTE SÓMENTE CASOS VERDADEIROS, PARA NAO ACARRETAR TRABALHO INÚTIL AO PROMOTOR PÚBLICO.

"Código Processo Penal

Art. 27 - Qualquer pessoa do povo poderá provocar a iniciativa do Ministério Público, nos casos em que caiba a ação pública, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convicção."



11 de Abr de 2007 às

Prezados colegas e simpatizantes.

Hoje vivemos dias difíceis, tanto para o militar de carreira como para o civil, sabemos que ganhar o pão de cada dia custa muito, mas como militar pedimos somente ao estado representado pelo seu governante máximo, respeito as necessidades da família militar, pois é com máxima dedicação e carinho que escolhemos servir ao povo dessa forma. Salários dignos formam homens e mulheres dignos em servir e assistir quando necessário. Tudo muda, a tecnologia a cada momento melhora, mas é no ser humano que devemos investir muito mais atenção.
Obrigado.

Caesar


19 de Abr de 2007 às

O assunto é simples, para respondê-lo não é necessário espaço maior do que o retângulo que aparece na tela.
Sugiro limitar para evitar adições enormes como duas constantes no blog ,as quais devem ser deletadas , pois não adicionam nenhum conteúdo para o tema em questão.
DELETE ! DELETE!


24 de Abr de 2007 às

Sou 3ºSgt PM. O que os controladores praticaram ao meu ver não foi uma quebra de hierarquia ou de insubordinação. Aquele episódio foi para chamar atenção das autoridades no contexto da precariedade em que os controladores passavam como: ter que lidar com equipamentos ultrapassados, baixos sálario(soldos) e o tempo em que não se abre concurso para tal função etc. No meu entendimento não houve por parte daqueles bravos homens o chamado "dolo" ou seja a intenção de quebrar a hierárquia só por quebrar. Antes desses bravos homens vestirem a farda são em primeiro lugar homens que tem família para sustentar. Eles não podem fechar os olhos e em nome de uma hierárquia "engolir" qualquer coisa, aceitar ou fingir que tudo está bem. Neste brasil varonil onde assistimos todos os dias aumentos de sálarios de parlamentares, magistrados, escandalos de autoridades assaltando os cofres públicos, e aqueles que também merecem um tratamento digno por parte do governo federal são deixados de lado e quando se "manifestam" usam a constituição. Por que também não usam a constituição para dignamante pagar justos sálarios(soldos)? Quebra de hierárquia não é e nunca foi o que aconteceu com os controladores. Se é que houve quebra de hierárquia a culpa e o dolo não foi dos controladores e sim de seus comandantes e do governo federal. Parábens Controladores! Em primeiro lugar está a família de vocês.


julioribeiro comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

21 de Mai de 2007 às

julioribeiro
Concordo, plenamente, que os militares não podem nem devem fazer greve. Mesmo porque a Constituição Federal proibe aos profissionais militares a direito de greve. Contudo, diante da omissão das instâncias superiores militares, são os menos favorecidos que se manifestam. Lembro-me e faz pouco tempo que os comandantes miltares se manifestavam externando o seu ponto de vista anunciando que a tensão era preocupante nos qurtéis.
Esta prática tem sido ativamente utilizada nas Polícias Militares. Eu mesmo já estive à frente de duas greves, como dirigente da Associação dos Subtenentes e sargentos da PM/RN. Paguei amargamento o meu preço, mas, dei a volta por cima na justiça.
Aa greve para os militares é decisão amarga: há uma desastrosa e irreparável quebra da disciplina. Jamais a tropa será aquele de antes.
JúlioRibeiro - SubtenPMRR/RN


08 de Jun de 2007 às

não queremos fazer greve, queremos ser pelo menos um cidadão comum que pode ter suas vantagens e adicionais e sálario igual ao do cidadão comum, com fundo de garantia, por tempo de serviço, pois, quando você decide ser um militar, você não querer mais esta profissão esta cansado etc.. era o que você nao queria etc... qualquer coisa o militar não pode voltar atrás, jamais, vai ter que morrer daquela forma ou arruma outro trabalho, que ganhe igual, pois, não digo que ganho mal, mais sim é a garatia que é o problema, se eu estivesse, em serviço que ganharia 500,00 eu arrumaria outro do meu bom gosto, perto do trabalho etc..., eu sairia e pronto, aguentar patrão chato é duro, e no militarismo, temos vários patroes, quem obedecer todos, assim fica dificil, tinha que ter menos heraguia..etc...quem sou eu pra mudar isso, apenas sugestão, não sei se é bom, não vi e nem sei se vo ver um dia..


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )