Ordem do dia do Comandante da Marinha | Blog do Coordenador do Portal Militar | Portal Militar

Blog do Coordenador do Portal Militar

Quem sou eu? Clique e conheça meu Perfil
Acompanhe os Blogs da sua conta no google, yahoo e outros. Você pode escolher receber por email informação de novas postagens nos blogs. Fique Ligado.

Marinha

Ordem do dia do Comandante da Marinha

Publicado em 12 de Dez. de 2015


5009 Visualizações


ORDEM DO DIA


COMANDANTE DA MARINHA

 

BRASÍLIA, DF.

Em 11 de dezembro de 2015.

Assunto: Dia do Marinheiro

 

A história nos ensina que o mar tem relevante papel na determinação do sucesso ou fracasso das civilizações. Geralmente, aquelas que, a seu tempo, melhor o utilizaram para o comércio e para a defesa foram as que lograram maior desenvolvimento relativo, sobrepujando as demais.

 

Para o Brasil, país totalmente dependente do mar, seja para realizar a maior parte de suas trocas comerciais com o mundo, seja para atender às suas necessidades energéticas ou ainda para a obtenção de alimentos, essas lições da história adquirem um significado concreto e essencial. Mesmo sem a pretensão de conquistas e domínio, temos de ser capazes, geração a geração, de garantir nossos interesses nos oceanos, permitindo a plena exploração de todas as possibilidades de uso que eles nos oferecem. Só sendo fortes sobre os mares seremos capazes de defender esses interesses.

 

Com este pensamento, a nação hoje reverencia o elo mais importante na construção da sua maritimidade. Aquele que, ao exercer um dos mais desafiantes e nobres ofícios existentes, dedica-se inteiramente ao serviço da Pátria e não poupa sacrifícios para cumprir sua missão: O Marinheiro!

 

Hoje, reverenciar os marinheiros é render um preito de gratidão a todos os homens e mulheres que servem na Marinha! Brasileiros altivos do uniforme que envergam, que cultuam valores e princípios, que desenvolvem seu trabalho de maneira discreta e quase sempre anônima e que orgulham-se de sua opção profissional e de todo o simbolismo que ela encerra.

 

Hoje, reverenciar os marinheiros é exaltar o Marquês de Tamandaré! Não por acaso o dia 13 de Dezembro foi escolhido para distinguir aqueles que fazem do mar sua profissão, sendo uma justa homenagem ao natalício do Almirante Joaquim Marques Lisboa. Homem simples, justo, leal e honesto, que, após mais de 66 anos de serviço ativo na Marinha, grande parte deles efetivamente embarcado, se considerava, no fim da vida, como ele mesmo deixou gravado em seu testamento, apenas um “velho marinheiro”.

 

Tamanho desprendimento nos leva, irremediavelmente, à reflexão sobre a importância de seu legado. Tendo vivido um período importante na formação do País, com a ocorrência de movimentos separatistas que visavam fracionar nosso território, seu reconhecimento como Herói da Pátria foi construído não somente pela sua capacidade de suplantar o inimigo ou de debelar revoltas, mas também por sua habilidade em construir consenso e unidade, com rara visão de País.

 

Os sentimentos que nortearam os ideais e as ações de nosso Patrono seguem nos movendo nos desafios de formação e preparo de uma Marinha que atenda aos anseios da sociedade e compatível com as dimensões que o Brasil adquire no cenário internacional.

 

Hoje, reverenciar os marinheiros é exaltar o mar! A fronteira do século XXI é um incomensurável patrimônio cuja exploração exige cuidados, em especial com a preservação ambiental. Por outro lado, ao ser um espaço de difícil ordenamento, a defesa da soberania e as chamadas novas ameaças seguirão demandando forte presença da Marinha para seu controle, exigindo meios navais e sistemas de vigilância modernos e eficazes.

 

Hoje, reverenciar os marinheiros é também exaltar aqueles que constituem a comunidade marítima! Os aquaviários e todos os que em terra labutam nessa complexa e interligada teia de atividades e que têm intrínseco e diário relacionamento com o mar, materializam, com seu trabalho, parte importante do progresso nacional e da vocação marítima brasileira.

 

Hoje, reverenciar os marinheiros é reconhecer aqueles que fortalecem e cultuam as tradições da Marinha do Brasil! Ao conceder a Medalha Mérito Tamandaré a autoridades, instituições e personalidades civis e militares, expressamos o sincero agradecimento pelo relevante trabalho de conscientização quanto à importância da Força Naval e da “Amazônia Azul” como indutores do desenvolvimento nacional.

 

Por fim, hoje, reverenciar os marinheiros é exaltar a Marinha do Brasil! A esteira de nossa navegação reflete muito mais do que uma extensa lista de fatos heróicos, reflete o perene comprometimento institucional com os interesses nacionais.

 

Essa inspiração segue movendo marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis a, navegando ou guarnecendo longínquos pontos de nosso vasto território ou mesmo no exterior, não esmorecerem no dever constitucional de garantir nossa soberania, de trabalhar pela segurança da navegação, de salvaguardar a vida humana no mar, de contribuir com o desenvolvimento nacional e de apoiar a política externa.

 

“Sou marinheiro e outra coisa não quero ser!”. Sóbria, pura, profunda e apaixonada síntese do que hoje celebramos! Forjada na alma de um verdadeiro nauta, esse tão bem expresso sentimento deve seguir nos motivando a cultivar o desejo e destemor em singrar os mares, adestrando-nos para o emprego real ou garantindo a estabilidade necessária para que todas as atividades que neles se realizem possam desfrutar de plenas condições de prosperidade.

 

Parabéns aos Marinheiros de hoje, de ontem e de sempre!

 

EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA

Almirante-de-Esquadra

Comandante da Marinha

2 comentários


kasca comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

29 de Fev. de 2016 às 20:59

kasca
Boa Noite Amigo // Estou aproveitando esta postagem antiga de sua autoria para comunicar algo que há muito tempo desejo fazê-lo. Seguinte: - o tempo de exposição que as postagens ficam na página de últimas postagens é muito curto; no máximo 24 hs. Isto faz com que muitos leitores sequer cheguem a tomar conhecimento. Para assegurar a veracidade do que disse informo que em repeteco de postagem, informando o leitor ser "repeteco" para que os que já tivessem lido não lessem novamente, obtive um número quase maior de acessos do que por ocasião da postagem original. Já repeti a experiência e confirmei. Sugiro que as postagem não fossem "tiradas" da página, afinal o leitor é o alvo.

 

 
Coordenador comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

29 de Fev. de 2016 às 23:02

Coordenador
Prezado senhor. Agradeo sua colaborao. Vamos providenciar a mudana. Por favor confirme se na pgina http://www.militar.com.br/Blogs que as ltimas postagens devem permanecer por mais tempo. Obrigado. Mauro Lima - equipe de coordenao


kasca comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

14 de Mar de 2016 às 21:24

kasca
Desculpe-me a demora. Trata-se da página http://www.militar.com.br/index.php Para ilustrar bem minha primeira colocação informo que fiz uma postagem intitulada "Deixe de Ser Omisso, Seja Patriota" que teve uma visitação de 418 acessos. No dia seguinte repeti a publicação e tive 305 acessos. Repetida no dia seguinte tive 153 acessos. Repetida 2 dias depois tive 169 acessos. Mais 2 dias e tive 275 acessos. Isso o nobre amigo poderá conferir na minha página http://www.militar.com.br/blog-de-kasca-20686. Na somatória passa de mil acessos. Acredito que seria melhor que as postagens permanecessem na página, porque acredito que isso poderia ocorrer com todos os blogueiros, e seria muito bom pela quantidade de acessos ao portal levando ao conhecimento de um maior número de pessoas as colocações e posições de toos os blogueiros. Obrigado pela atenção dispensada e mais uma vez desculpa-me pela demora kasca Romão Alves Guimarães

 

 
Coordenador comentou. Clique aqui para ver seu perfil.

15 de Mar de 2016 às 0:21

Coordenador
Prezado senhor. Agradeo pela resposta. Sua sugesto muito benvinda. Vou levar para a administrao do portal militar que vai analisar seu pedido. Vou encaminha junto uma avaliao sobre os custos para alterar a pgina principal do portal - http://www.militar.com.br/index.php . So custos relacionados a desenvolvimento do portal. Espero que a administrao possa atender a seu pedido. Mais uma vez agradeo sua participao e informo que as ltimas postagens so carregadas automaticamente quando se rola a pgina para cima. Att Mauro Lima - equipe de coordenao do portal militar.


DEIXE SEU COMENTÁRIO


O blogueiro não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor. O blogueiro fará a moderação antes de publicar o comentário.

Aceito receber emails do Portal Militar. Emails de confirmação, avisos, notícias e lembretes. ( Obrigatório )