*** Blogs Descontinuados ***
Ainda não se cadastrou? Junte-se a nós É GRÁTIS E PARA TODOS! | Entrar Pesquisa | Anuncie Já | Fórum | Bate-Papo | Novo Blog
Portal Militar - Paixão pelo Brasil - Blogs hospedados - crie o seu - é grátis
CLIQUE AQUI PARA PESQUISAR NO PORTAL.
 Onde estou? Página Principal >> Blog >> Blog do teotonio2 >> Como é estudar no colégio militar.
JUNTE-SE A NÓS para hospedar e criar um blog gratuito no portal militar e começar a postar agora mesmo, ou ENTRE para POSTAR.

[ Principal | Dúvidas | Regras | PESQUISA | DENUNCIE | COLABORE ] - [ Blogueiros: Todos | Mais novos ] - [ Postagens: Novas | Últimas ]

Junte-se a nós para hospedar, criar seu blog e enviar mensagens aos demais blogueiros. Você decide se visitantes anônimos poderão comentar seus posts.
PORTAL MILITAR - Blog do teotonio2 - Como é estudar no colégio militar
Postada em 22-09-2009. Acessado 4186 vezes.
Título da Postagem:Como é estudar no colégio militar
Titular:Teotônio de Moura Bastos Picirino
Nome de usuário do blogueiro:teotonio2
Última alteração em 22-09-2009 @ 08:37 am
[ Avise alguém sobre esta postagem ]

Fonte: Diário do Nordeste

Adolescência e cumprimento de regras? A combinação parece não dar muito certo. Mas, nas escolas regidas pelo sistema militar de ensino, é um sucesso. As exigências dentro do colégio não incomodam e até vão deixar saudades para quem está cursando o último ano

INCORPORANDO-ME AO COLÉGIO MILITAR E PERANTE SEU NOBRE ESTANDARTE, ASSUMO O COMPROMISSO DE CUMPRIR COM HONESTIDADE MEUS DEVERES DE ESTUDANTE, DE SER BOM FILHO E LEAL COMPANHEIRO, DE RESPEITAR OS SUPERIORES, DE SER DISCIPLINADO E DE CULTIVAR AS VIRTUDES MORAIS, PARA TORNAR-ME DIGNO HERDEIRO DE SUAS GLORIOSAS TRADIÇÕES E HONRADO CIDADÃO DA MINHA PÁTRIA". SOB ESTE JURAMENTO, NOVOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR INICIAM O ANO LETIVO EM MOMENTO SOLENE E ATÉ EMOCIONANTE.

EMBORA A LIBERDADE, O DESEJO POR ´TRANSGREDIR´ ALGUMAS REGRAS SEJAM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA ADOLESCÊNCIA, TEM UMA GALERA QUE VAI NA CONTRAMÃO E ASSUME A PAIXÃO POR ESTUDAR NUMA ESCOLA, MARCADA POR REGRAS RÍGIDAS, SOLENIDADES SEMANAIS E ATÉ HIERARQUIA ENTRE OS ALUNOS.

PARA CONHECER MELHOR ESSA TURMA, O ZOEIRA BATEU UM PAPO NO SALÃO NOBRE DO COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA COM SEIS ESTUDANTES QUE ESTÃO NO ÚLTIMO ANO: AGDA BONFIM, 18, QUE VAI FAZER VESTIBULAR PARA SERVIÇO SOCIAL; ELINE SAHADE, 18, PUBLICIDADE E PROPAGANDA; ROBERTA MONALIZA, 17, QUE PRETENDE SEGUIR CARREIRA MILITAR E DEPOIS FAZER MEDICINA VETERINÁRIA; PIERO OLIVEIRA, 17, QUE DESEJAVA ENTRAR PARA A AERONÁUTICA, MAS POR QUESTÕES DE SAÚDE (DIABETES), FARÁ CONCURSO PARA DIPLOMACIA; RAFAEL ROCHA, 18, QUE FARÁ CIÊNCIAS CONTÁBEIS E EUGÊNIO VASCONCELOS, 16, PARA MEDICINA (DEPOIS PRETENDE UNIR A PROFISSÃO COM A CARREIRA MILITAR).

As regras

"No início, achava até divertido. Mas, com a rotina a gente vai ser acostumando e se apaixona pelos eventos, como a comemoração de 7 de Setembro, jogos interescolares, entre outros", diz Eline.

"Num colégio civil há mais liberdade. Aqui, temos que seguir um padrão diferente. O cabelo deve estar sempre preso e arrumado, os brincos devem ser discretos, as unhas não podem ser pintadas de cor escura, a maquiagem deve ser a mais básica", conta Agda, que sentiu dificuldade para seguir estas e outras regras, quando entrou na escola, na 7ª série.

Mas, nem por isso, as meninas reclamam de seguir este padrão distante das últimas tendências da moda. "Nós aprendemos a ser disciplinados e quando vamos em outras escolas participar de eventos, vemos muitas pessoas mal educadas", comenta Roberta. "A gente passa uma imagem de aluno padrão e sentimos a diferença", completa Agda.

Eugênio comenta que seguir regras não tira pedaço de ninguém, porém as pessoas chegam a ter uma imagem deturpada.

Roberta ressalta que, apesar da rigidez, é possível manter um relacionamento de amizade com os professores, monitores, sem perder o respeito pela autoridade.

A professora Tenente Margareth Corchs comenta que o respeito que os alunos têm pelo professor em sala de aula é muito grande. "Isso é muito bom para nós como profissionais, ficamos mais motivados", afirma.

Mas, nada melhor do que um fim de semana para relaxar. "A gente brinca que é uma ´libertação´", diz Rafael, que, como os outros alunos, deve estar sempre com a barba bem feita, cabelo cortado e nada de piercings ou brincos. E, nas férias, então! "A gente relaxa completamente", completa Piero.

Punições

E claro que se as regras não são cumpridas, alguma punição está por vir. Os estudantes entram na escola com nota 8 no grau de comportamento e a partir daí, podem receber pontos positivos ou negativos, de acordo com as atitudes. "Se chegar a ter menos que três, o aluno pode ser ´convidado´ a se desligar da instituição", diz Eugênio.

Piero, por exemplo, já recebeu punições por comer em sala. "Sou muito esfomeado e ele só me deu punição porque não era a primeira vez que estava pedindo", comenta. Rafael também já recebeu advertências por conversar, brincar durante a aula e também por chegar atrasado. Mas, nada que os colocassem em perigo.

Já Eugênio nunca recebeu uma punição, além de ter as melhores notas do colégio. Por isso recebeu o título de Coronel Aluno e, nos eventos especiais da escola, sempre apresenta os alunos aos superiores. "No último 7 de Setembro, comandei o batalhão militar e no final do ano, vou assinar o livro de ouro da escola", conta orgulhoso.

Além disso, os alunos destaques podem receber outras recompensas como integrar o Pantheon de ex-alunos, a Legião de Honra, ser "aluno-destaque", receber Diploma de Assiduidade, ser promovido no grupamento/batalhão escolar e receber prêmios e medalhas.

E não para por aí. Eugênio foi um dos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa 2008 na categoria de texto opinativo.

"Escrevi sobre o problema dos vendedores ambulantes na Praça da Sé quando estava no auge, ressaltando que a Prefeitura precisava oferecer uma oportunidade melhor para eles e não apenas expulsá-los".

Além dos muros

Lições de convivência e consciência de grupo são algumas das questões destacadas por essa turma quando se fala de ir além do aprendizado. "No 3º ano, onde estamos agora, não há aquele espírito de concorrência. A gente se ajuda muito e isso serve para nossa vida lá fora também", conta Rafael.

O mais interessante é que atitudes como esta vão além. "O nosso comportamento dentro e fora da escola é o mesmo", assegura Eugênio.

"A gente adquire um amor por tudo que tem aqui. Bailes, eventos internos, esportivos, viagens e acaba criando laços fortes com outros colégios militares e com os amigos daqui também", comenta Rafael, que aproveita os momentos fora da escola para poder ir ao cinema com a namorada, ir para boates, sair com amigos para barzinhos e restaurantes.

Além disso, participar de comunidades virtuais, acessar blogs, fotologs e alimentar sites de relacionamentos também estão entre as atividades dessa galera quando não estão na escola. "A gente sai muito com os amigos daqui mesmo", conta Eline.

E para sair com a turma, haja tempo para se arrumar. As meninas aproveitam para soltar os cabelos, arrasam na maquiagem, as roupas seguem as últimas tendências. Os meninos também não querem fazer feio quando trocam a farda pela roupa de civil e capricham no visual.

Fazer a diferença

Como todos os pré-vestibulandos, essa galera, no momento, só quer saber de passar no vestibular. Piero, que fará concurso para diplomacia, também sonha ser jogador de futebol e poder viajar pelo mundo defendendo o Brasil de duas formas bem peculiares.

Já Eugênio pretende fazer a diferença como médico. "Quero realmente me preocupar com meus pacientes, diferente de muitos médicos que estão por aí hoje", ressalta.

Agdaquer atuar também como voluntária em projetos sociais que atendem crianças carentes.

Izakeline Ribeiro
Repórter


COMENTÁRIOS

  • anonimo
  • em 24-05-2013 às 16:38

    eu me chamo narla rosiane moro na cidade de cascavel-ce,tenho 14 anos e sempre tive um sonho em ser marinheira pois neste ano de 2013,apareceu na unirvesidade estadual vale do araujo uma grande orpotunidade em eu fazer um curso preparatorio para as forças armadas, com 8 meses de duraçao no final do curso tenho direito a ganhar o certificado adoro estudar,e espero que eu passe, pois sera um grande sonho a ser realizar na minha vida e dos meus pais...obrigado


  • anonimo
  • em 08-04-2013 às 9:02

    BOM DIA TENHO 2 FILHOS UMA MENINA DE 6 ANOS E UM MENINO DE 7 ANOS, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UMA VAGA PARA ELES NO COLEGIO MILITAR. SOU FILHA DE MILITAR TENHO ALGUMA VANTAGEM POR ISSO? AGUARDO RETORNO GRATA, SILVIA


  • anonimo
  • em 05-01-2013 às 15:57

    minha sobrinha quer saber se paga para estudar no colégio militar de Fortaleza. Ela estuda 6º ano fundamental tem 11 anos. obrigado


  • Juvenal
  • em 22-07-2011 às 20:38

    Pessoal que está enviando perguntas neste espaço destinado a comentários, sugiro usar o forum do site. Percebam todos que este local não é apropriado para perguntas. Nenhuma foi ou será respondida pelo blogueiro. No fórum é mais fácil e mais apropriado fazer perguntas.


  • anonimo
  • em 22-07-2011 às 18:39

    Olá sou a dayana tenho 15 anos e queria estudar no esercito como faço?


  • anonimo
  • em 04-06-2011 às 9:07

    tenho uma filha de 10 anos como faço para que ela possa vir a estudar nessa escola,agradeço desde ja.obrigado


  • anonimo
  • em 02-06-2011 às 10:07

    Meu filho tem 09 anos e ele gostaria de estudar no colégio militar de Fortaleza, Como faço para conseguir escreve lho para essa prova?


  • anonimo
  • em 30-05-2011 às 21:06

    Olá meu nome é janete tenho uma filha de 7 anos e eu gostaria de saber como faço para ela entra no colégio militar, e como, e onde eu posso achar cursos preparatórios para ela e com que idade e série ela tem que estar no momento ela estar cursando o 2º ano obg.


  • anonimo
  • em 15-04-2011 às 11:04

    tenque se escrever e fazer uma prova de português e matemática no final do ano, tenque conseguir tirar uma boa nota, pra isso é preciso estudar mto, se possivel fazer um curso preparatório.


  • anonimo
  • em 05-04-2011 às 20:39

    oi meu nome e walace e queria tanto entra no cl militar e meu sonho e eu queria sabe como entro e conteudo da prova por favor add no msn:walace_loirinho@hotmail.com OBG


  • anonimo
  • em 14-03-2011 às 17:42

    oi meu nome é beatriz, tenho 12 anos e esudo no col militar do rio de janeiro. Para entrar eu fiz o concurso mas quem é filho de militar e o pai ou a mãe q é militar) estiver sendo transferido de outros estados para servir aqui pode entrar enm contato com o cm e resolver a vaga do filho mas fora isso, não existe arranjar uma vaga pro filho la. é uma escola mto boa e linda e acho q qualquer um poderia tentar entrar no melhor sistema de ensino do brasil!!!!!!!!!!


  • anonimo
  • em 09-03-2011 às 16:29

    bahh eu queria passar mas é muito dificil passar na prova e é bastante conteudo voutentar dar o meu maximo


  • anonimo
  • em 27-11-2010 às 14:30

    Olá me chamo Sandra tenho 3 filhos,2meninas e 1 menino. Ele eh muito rebelde e não respeita ninguém! Gostaria de saber se tem a possibilidade de arrumar uma vaga p/ ele pois ele só tem 12 anos. E tenho quase certeza que se eu correr atrás enquanto eh tempo ele vai ser um grande homem... Assim como muitos militares que eu vejo e admiro. Mesmo porque ele fala que quando crescer vai ser "BOMBEIRO OU POLICIA". OBS:Não tenho condicões financerias,vivo c/ a pensão que o pai dele paga todo mês. Obrigada desde já!27/11/2010.


  • anonimo
  • em 18-11-2010 às 10:06

    quando e as inscriçao de 2011


  • anonimo
  • em 14-11-2010 às 19:27

    ola meu nome é marcelo e eu queria saber se pessoas com diabetes podem entrar para esta escola?


  • anonimo
  • em 18-09-2010 às 22:17

    Oi, o meu nome é isabelli e tenho 11 anos, eu queria saber como é o sistema fazer arova para passar pro colégio militar?


  • anonimo
  • em 07-09-2010 às 21:46

    como faz para entrar nessa escola??? por favor estou pre cizando dessa informação !


  • anonimo
  • em 02-09-2010 às 13:00

    Eu queria saber com urgência onde eu consigo encontar alguma apostila ou conteudo q explique: relações de oposição, analogia, ordem, inclusão, exclusão, alternância e simetria. Lingua Portuguesa se puder me ajudar eu agradeço


  • anonimo
  • em 05-02-2010 às 02:47 pm

    como fas pra estuda nesa escola okkkkk


  • anonimo
  • em 05-02-2010 às 02:46 pm



  • anonimo
  • em 05-02-2010 às 02:45 pm

    eu queria ki como fas pra estuda nesa escola



    Comente


    Olá Visitante. Este blogueiro permite que você comente mas antes é necessário informar seu nome e email pessoal válido e ativo.
    Seus Nome e Email não serão divulgados no Portal nem para o Blogueiro.
    Nome:
    Digite seu Email:
    Redigite seu Email:
    Código de segurança:_YA_SECURITYCODE
    Digite o código de segurança:





    [ Voltar ]
    Outras postagens de anonimo
    Outras
    postagens
    Perfil de anonimo
    Perfil do Blogueiro
    JUNTE-SE A NÓS!
    JUNTE-SE A NÓS!