Ainda não se cadastrou? Junte-se a nós | Entrar Anuncie Já | Bate-Papo | Proposta
Portal Militar - Paixão pelo Brasil
Fórum de assuntos militares

Adicione ao Google Reader ou Página Principal | Adicione ao Yahoo Reader ou Página Principal |
Receba no email as atualizações no fórum: Parceria: FeedBurner
Portal Militar :: Exibir tópico - Vale a pena eu prestar servico militar?
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   LoginLogin 

Vale a pena eu prestar servico militar?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Serviço Militar
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
vologogo
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 28 Nov, 2013

PostEnviada: 28 11 2013, 15:03    Assunto: Vale a pena eu prestar servico militar? Responder com Citação

Oi pessoal, eu nasci no Brasil, mas morei a minha vida inteira fora do pais. Tenho 22 anos, e estudo engenharia de produção numa facu no exterior, por isso que eu ainda não me alistei. Vou me formar em Maio de 2014, e vou precisar me alistar (não tenho certeza qual seria a data).

Eu poderia ir direto ao trabalho, mas acho que seria interessante prestar serviço militar. Minha família já acha que seria uma perda de tempo. Claro que para servir, eu precisaria ser selecionado.

Se eu fosse selecionado e dissesse que quero mesmo servir, eu entraria como soldado ou eles me colocariam num cargo superior? Eu poderia escolher a forca armada que quisesse (e.g. marinha, aeronáutica,...)? Como seria a minha experiencia? Vale a pena?

Obrigado pelas respostas!
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
tropa
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 02 Feb, 2010

PostEnviada: 29 11 2013, 7:49    Assunto: Responder com Citação

Meu jovem , com 22 anos, cursando Engenharia de Produção, voce vai largar para ser soldado das FFAAs? Esse seu curso não vai adiantar muita coisa como soldado! Lá dentro não existe isso de alguém ter curso superior e ser colocado num cargo de patente mais alta!! Soldado é soldado, é homem para executar tarefas de soldado! Aproveite a sua juventude para estudar e conclua o seu curso!! Qualquer empresa paga melhor do que as FFAAs!!! Boa sorte!!!
ACA2
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 19 Jan, 2011

PostEnviada: 01 12 2013, 14:41    Assunto: Responder com Citação

Concordo com o amigo TROPA.... É assim mesmo que funciona.
vologogo
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 28 Nov, 2013

PostEnviada: 01 12 2013, 15:41    Assunto: Responder com Citação

Obrigado TROPA. Estou começando a pensar que realmente não vale a pena pra mim não.

O engraçado é que o meu pai foi escolhido para servir nos anos 70, e ele sempre me diz que foi muito bom para ele (para aprender a ser mais disciplinado, organizado, a liderar, etc). Ele acabou servindo como tenente, e também estava cursando engenharia. Acho que as coisas mudaram depois da ditadura...
engelt
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 26 Nov, 2012

PostEnviada: 01 12 2013, 20:02    Assunto: Responder com Citação

vologogo,

No meu entendimento, valeria a pena se você fosse do NPOR ou CPOR. Talvez tenha sido por essa via que seu pai serviu.

São estabelecimentos de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.

Os candidatos à matrícula nos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) ou nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) devem comparecer à seleção, conforme indicado pela Junta de Serviço Militar.

Condições para ingresso:

1) Só é possível durante o período de seleção para o Serviço Militar Obrigatório (alistamento);

2) Os candidatos, se considerados aptos na Seleção Geral a que forem submetidos, serão encaminhados à Seleção Especial para CPOR / NPOR.

3) Os candidatos para CPOR / NPOR devem ter grau de escolaridade igual ou superior à 3ª série do Ensino Médio.

http://dsm.dgp.eb.mil.br/svmil/obrigatorio_tabela.htm
Juvenal
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 01 Sep 2006
Estado: Acre

PostEnviada: 02 12 2013, 13:46    Assunto: Re: Vale a pena eu prestar servico militar? Responder com Citação

vologogo escreveu:
Oi pessoal, eu nasci no Brasil, mas morei a minha vida inteira fora do pais. Tenho 22 anos, e estudo engenharia de produção numa facu no exterior, por isso que eu ainda não me alistei. Vou me formar em Maio de 2014, e vou precisar me alistar (não tenho certeza qual seria a data).

Eu poderia ir direto ao trabalho, mas acho que seria interessante prestar serviço militar. Minha família já acha que seria uma perda de tempo. Claro que para servir, eu precisaria ser selecionado.

Se eu fosse selecionado e dissesse que quero mesmo servir, eu entraria como soldado ou eles me colocariam num cargo superior? Eu poderia escolher a forca armada que quisesse (e.g. marinha, aeronáutica,...)? Como seria a minha experiencia? Vale a pena?

Obrigado pelas respostas!

Se você tem 22 anos e ainda não cumpriu sua obrigação militar, é hora de começar a se mexer e regularizar logo sua situação militar para evitar problemas que virão com certeza, mais cedo ou mais tarde. Procure logo resolver essa pendência indo a junta militar na prefeitura da sua cidade para solicitar o certificado de reservista. O serviço militar é obrigatório para brasileiros do sexo masculino que devem se apresentar quando completam 18 anos.
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada Enviar Email
tinoco
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 10 Nov, 2008

PostEnviada: 08 12 2013, 7:24    Assunto: Resposta sobre ser ou não militar Responder com Citação

Depende se vc esta se formando ou já é formado NÃO, se vc não tem formação e que ingressar na vida do crime SIM, pois dentro das FFAA vc vai aprender usar armamento pesado e tática de guerrilha, que pode ser útil aqui fora nas FACÇÕES CRIMINOSA.
BAR8601
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 24 Nov 2007
Estado: Rio de Janeiro

PostEnviada: 09 12 2013, 20:58    Assunto: Vale a pena eu prestar servico militar? Responder com Citação

Prezado vologogo

Suas dúvidas provavelmente poderão ser sanadas consultando a lei do Serviço Militar. Sugiro atenção especificamente aos artigos 29 e 30, da Lei nº 4.375/64, que disponibilizei no link abaixo.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4375.htm

Um forte abraço.

BAR8601
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Serviço Militar
Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:   
Postar no fórum: Não permitido para visitantes anônimos.
Responder Tópicos Não permitido para visitantes anônimos.
Editar Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Excluir Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Votar nas Enquetes: Permitido.
Permitido anexar arquivos
Permitido fazer download