Ainda não se cadastrou? Junte-se a nós | Entrar Anuncie Já | Bate-Papo | Proposta
Portal Militar - Paixão pelo Brasil
Fórum de assuntos militares

Adicione ao Google Reader ou Página Principal | Adicione ao Yahoo Reader ou Página Principal |
Receba no email as atualizações no fórum: Parceria: FeedBurner
Portal Militar :: Exibir tópico - QC-CA
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   LoginLogin 

QC-CA

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Marinha
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
castortroy
Newbie
Newbie


Cadastrou-se em: 07 Sep, 2008
Mensagens: 4

PostEnviada: 11 09 2008, 14:45    Assunto: QC-CA Responder com Citação

Fui aprovado no resultado parcial do concurso do Quadro Complementar da Marinha QC-CA p/ engenharia. Gostaria que alguém me desse maiores informações sobre o psicoteste( já q é a minha maior preocupação) e qual é a diferença de um engenheiro do QC-CA e do Corpo de Engenheiro, eles fazem as mesmas atividades ?? ; além disso, gostaria de saber os possíveis locais de trabalho após o CFO do eng. QC-CA.

Desde já agradeço as pessoas que estejam dispostas a solucionar as minhas dúvidas.
Voltar ao Topo
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
bewbew
Newbie
Newbie


Cadastrou-se em: 22 Nov 2007
Mensagens: 5
Estado: Mato Grosso do Sul

PostEnviada: 13 09 2008, 21:24    Assunto: QC-CA Responder com Citação

Caro camarada.

a) O QC é o Quadro Complementar, no caso do Corpo da Armada (CA).

b) A Marinha é organizada em diversos corpos, quais sejam: Corpo da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (FN), Corpo de Intendêntes (IM), Corpo de Engenheiros (EN), Corpo de Saude e Corpo Auxiliar.

c) O CA é formado de oficiais oriundos da Escola Naval, que tem atribuições de guarnecer os diversos meios (navios, submarinos e aeronaves) da Marinha. Resumindo: Compor a oficialidade que irá trabalhar e operar os diversos meios navais.

d) No entanto, para suprir as deficiências formação de pessoal, não formadas pela Escola Naval, foi criado um Quadro Complementar (QC), oriundo de engenheiros já formados pelas faculdades do meio civil, que após um período de adptação à vida militar, são designados para servirem em qualquer Organização Militar (OM) da Marinha. Por isso, Quadro Complementar do Corpo da Armada.

e) Também existem QC para os Corpo de Fuzileiros Navais (QC-FN) e para o Corpo de Intendêntes (QC-IM). O Corpo de Engenheiros, o Corpo de Saúde e o Corpo Auxiliar não posssuem QC.

f) É pré-requisito para ingresso no QC-CA e o QC-FN a formação em engenharia, pois esta se assemelha à formação dada na Escola Naval aos seus Aspirantes. A cada ano são definidas pela Administração Naval as especialidades requeridas. Para o QC-IM é necessário a formação superior em administração, econômia ou contabilidade.

g) O corpo de engenheiros atualmente não possui um Quadro Complementar, mas é constituido em sua grande maioria por engenheiros formados pelas instituições civis. Os oficiais oriundos da Escola Naval também podem ingressar neste corpo após um concurso interno para mudança de corpo (Armada, Fuzileiro ou Intendente) e após um curso de 3 anos na USP (Escola Politécnica). Os engenheiros do Corpo de Engenheiros (EN) "teoricamente" exercem as atividades de engenharia nas diversas OM, particularmente nas bases navais, estações navais, arsenal de marinha, diretorias especializadas, centros e institutos de pesquisa.

RESUMÃO:

QC -Quadro Complementar - Exercem as mesmas atividades dos oficiais formados na Escola Naval - Trabalham nos meios operativos.

EN - Corpo de Engenheiros - Exercem as atividades técnicas de engenharia - Trabalham nas OM de apoio.

OBS:

1) Há muita discriminação entre um oficial QC por parte dos oficiais da Escola. Afinal eles são a nata da Marinha. No entanto, apesar disto, muito se destacam e seguem a carreira normalmente. Basicamente quase tudo permitido a um oficial da escola é permitido a um oficial QC, até mesmo comandar ou imediatar navios.

2) A carreira do QC é muito semelhante a carreira do oficial da Escola. Durante o curso de formação, no CIAW (Centro de Instrução Almirante Wandenkolk), o posto dado aos alunos é o de Guarda-Marinha (GM). Após o curso são nomeados a 2º tenente e, ainda no próprio CIAW, iniciam mais um curso o de Especialização (ESP). No ESP juntam-se os 2º Tenentes da Escola e todos cursam juntos. Após 2 anos retornam ao CIAW para o curso de Aperfeiçoamento (AP), logo após são promovidos a 1º Tenente. Após 4 anos são promovidos a Capitão-Tenente. Até o 3º ano de Capitão devem concluir o Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários (CEMOI), realizado em duas etapas, uma por correspondência, e outra, presencial, na Escola de Guerra Naval (EGN). Por volta do 5º ano de Capitão, caso haja vaga e seja da escolha do oficial ele pode optar por ingressar de vez no Corpo da Armada ou transferir-se para o Quadro-Técnico (Corpo Auxiliar) e continuar sua carreira até o posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra.

3) Deixei por último por ser frustrante: De engenharia nada.
Voltar ao Topo
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
creon
Newbie
Newbie


Cadastrou-se em: 20 Nov 2007
Mensagens: 1
Estado: Rio de Janeiro

PostEnviada: 14 09 2008, 14:17    Assunto: Responder com Citação

Os QC-CA não trabalharão como engenheiros, mas sim como oficiais embarcados em navios, exatamente como são os da Armada. Os Engenheiros são para apoio. São carreiras completamente diferentes.

A discriminação já existiu. Hoje em dia os QC-CA são bem tratados nas fileiras da Armada. Conheço vários oficiais QC que foram imediatos e que assumiram postos de direção, mas isso depois de migrarem para a Armada.
No início há uma certa distância, pois os QC são colocados junto a um grupo já unido e coeso de anos (os GM de escola) e ainda em uma situação um pouco incômoda, pois são mais antigos.
Mas se tiverem jogo de cintura, conseguem se entrosar bem e criar amizaes que perduram até o fim da carreira.

A segunda observação possui alguns erros:
São 2 anos de segundo-tenente
3 anos de primeiro-tenente (AP no primeiro ano)
6 anos de capitão-tenente (CEMOI por correspondencia nos 2 primeiros, presencial no terceiro)
No quinto ano migra para a Armada. Não há mais possibilidade de escolha; se tiver todos os pré-requisitos, a migração é automática.

E mais, prepare-se pois a turma de QC-CA será grande em 2009.
Voltar ao Topo
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM
castortroy
Newbie
Newbie


Cadastrou-se em: 07 Sep, 2008
Mensagens: 4

PostEnviada: 15 09 2008, 10:20    Assunto: QC-CA Responder com Citação

creon, bewbew

Valeu por ter me tirado essas dúvidas no quadro do QC-CA. Se vcs tiverem disposição em responder......rsrs, eu tenho também outras dúvidas nessa carreira militar.

1) creon, quando vc diz que os Oficiais do QC-CA vão embarcados no navios, é com que frequência ?? e quanto tempo passam embarcados nos navios ??

2) Como é q os oficiais vão embarcar nos navios, se atualmente ( se eu n me engano, vi numa reportagem de um blog) existe 1 navio em operação ?? se tiver mais em operação, são quantos ??

3) É verdade que há vagas nesse quadro p/ qualquer localidade q tenha distrito naval do país ??

4) Qual o motivo q a Marinha coloca a especialidade do curso de engenharia, se o oficial nunca vai trabalhar na área da especialidade q ele fez esse concurso
Voltar ao Topo
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
bewbew
Newbie
Newbie


Cadastrou-se em: 22 Nov 2007
Mensagens: 5
Estado: Mato Grosso do Sul

PostEnviada: 18 09 2008, 23:01    Assunto: Responder com Citação

Diz-se do "[color=blue]embarcado em navio[/color]" o militar que serve (trabalha) em um navio. Sua rotina administrativa e operativa é, portanto, literalmente à bordo do navio.

Os navios geralmente podem estar viajando ou atracados ao cais. Outras situações: Docados ou encalhados para reparos, fundeados, abarrancados, amarrados na boia, etc.

Os navios não viajam 100% do tempo. Quando ele desatraca para uma viagem ou apenas uma pequena voltinha diz-se que eles [color=blue]suspenderam[/color].

Caso o navio não suspenda para viajar sua tripulação vai para bordo, cumpre o expediente ([color=red]alerto que horário de expediente para o militar não tem o mesmo significado que para os civis[/color]) e sai de bordo (quando autorizado) e volta pra sua casa, recomeçando tudo no dia seguinte.

O que lhe interessa é que o oficial QC vai, com 99% de chance, no início da carreira (pelo menos a 1ª comissão), servir "embarcado em navio".

Não se preocupe, ao contrário do que se divulga na mídia, a Marinha tem mais de um navio para os futuros QC e até mesmo para os oficiais de escola. Aliás, se não houvessem vagas nos navios com certeza não haveriam concursos para o QC.

Após terminar o curso, no CIAW, o oficial é designado para servir em algum navio, de sua escolha ([color=darkblue] às vezes esta "escolha" não é bem àquela que a gente escolhe[/color]), em qualquer lugar do Brasil, do Oiapoque ao Chuí. As opções de escolha dependem de vários fatores (se você entrar conhecerá o termo "coxa") mas, oficialmente, são planejadas e definidas pela Diretoria do Pessoal Militar da Marinha. Atenção: Desde cedo aprenda que no meio militar as melhores chances de escolha e de opção são dados para os melhores colocados nos diversos cursos - os mais antigos.

Por fim, já havia falado nisso anteriormente. O motivo de ser engenheiro o requisito, é devido a similaridade da formação de engenheiro com as máquinas e equipamentos (mecânicas, elétricas e eletrônicas) de bordo, que serão operados e conduzidos pelos oficiais.
Voltar ao Topo
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
H3ML0CK
Newbie
Newbie


Cadastrou-se em: 31 Mar 2008
Mensagens: 8
Estado: Pernambuco

PostEnviada: 23 02 2009, 18:11    Assunto: Outra Dúvida Responder com Citação

Considerando essa duas alternativas:

1) Ser engenheiro e querer exercer a profissão.
2) Ser engenheiro e ser indiferente quanto a profissão.

O que é melhor?
Para alternativa '1' ir pro QC-CA ou CEN?
Para alternativa '2' ir pro QC-CA ou CEN?
Voltar ao Topo
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM
engelt
Newbie
Newbie


Cadastrou-se em: 26 Nov, 2012
Mensagens: 44

PostEnviada: 12 12 2012, 22:14    Assunto: Responder com Citação

1) Ser engenheiro e querer exercer a profissão.
Não seja militar!


2) Ser engenheiro e ser indiferente quanto a profissão.
CEN
Voltar ao Topo
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
le_barjonas
Newbie
Newbie


Cadastrou-se em: 12 Mar, 2013
Mensagens: 2

PostEnviada: 12 03 2013, 16:35    Assunto: QC-CA Responder com Citação

Alguém sabe dizer como é a avaliação psicológica no dia da apresentação no CIAW???

E o deslocamento de candidatos de fora do Rio de Janeiro é de ônibus ou avião??
Voltar ao Topo
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
pedrosantilhana
Newbie
Newbie


Cadastrou-se em: 13 Oct, 2016
Mensagens: 1

PostEnviada: 13 10 2016, 10:25    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde! Estou me preparando para as provas da Marinha QC-CA e FN e gostaria de saber como é o dia-a-dia do Corpo da Armada e dos Fuzileiros Navais (do Quadro Complementar). Como são e qual é a frequência das viagens? Desde já, obrigado.
Voltar ao Topo
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Marinha
Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 

Ir para:   
Postar no fórum: Não permitido para visitantes anônimos.
Responder Tópicos Não permitido para visitantes anônimos.
Editar Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Excluir Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Votar nas Enquetes: Permitido.
Permitido anexar arquivos
Permitido fazer download

Powered by phpBB © 2001-2008 phpBB Group