Ainda não se cadastrou? Junte-se a nós | Entrar Anuncie Já | Bate-Papo | Proposta
Portal Militar - Paixão pelo Brasil
Fórum de assuntos militares

Adicione ao Google Reader ou Página Principal | Adicione ao Yahoo Reader ou Página Principal |
Receba no email as atualizações no fórum: Parceria: FeedBurner
Portal Militar :: Exibir tópico - QC-CA/FN e o curso CAAVO
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   LoginLogin 

QC-CA/FN e o curso CAAVO
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Marinha
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rodrigo88
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 21 Sep, 2013

PostEnviada: 29 11 2013, 22:39    Assunto: Responder com Citação

Voltando ao assunto do QC-CA,você disse que se eu caisse em um NV Cisne Branco ou Navio Escola eu viajaria muito, qual a duração dessas viagens? A classificação obtida durante o curso no CIAW define qual tipo de navio eu vou embarcar?
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
engelt
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 26 Nov, 2012

PostEnviada: 29 11 2013, 23:43    Assunto: Responder com Citação

O máximo que já vi foi 30 dias em mar.
A classificação no CIAW define sua precedência hierárquica. Não só terá prioridade na escolha das localidades como também em muitas outras coisas, como cursos, por exemplo.
rodrigo88
Newbie
Newbie

PostEnviada: 08 12 2013, 23:04    Assunto: Responder com Citação

Obrigado engelt. Mudando novamente de assunto, você sabe o que um oficial engenheiro da aeronáutica faz após a formação no CIAAR? Ele desenvolve projetos e tem chance de fazer mestrado, doutorado ... ? Durante a sua formação no CIAAR eles aprendem disciplinas relacionadas a projetos ou alguma coisa do tipo?
Abraço
engdiegofreitas
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 12 Dec, 2013

PostEnviada: 12 12 2013, 10:12    Assunto: Responder com Citação

rodrigo88 escreveu:
Obrigado engelt. Mudando novamente de assunto, você sabe o que um oficial engenheiro da aeronáutica faz após a formação no CIAAR? Ele desenvolve projetos e tem chance de fazer mestrado, doutorado ... ? Durante a sua formação no CIAAR eles aprendem disciplinas relacionadas a projetos ou alguma coisa do tipo?
Abraço

Bom dia
Rodrigo88, sou sgt da FAB e conheço varios engenheiros la e no CIAAR basicamente durante os 4meses do curso do EAOEAR os engenheiros aprendem ordem unida, regulamentos e as peculiaridades da vida militar.

Engelt, tenho uma duvida tambem, fiz a prova pro QC CA engenharia elétrica esse ano, e pela minha nota e a media dos concursos anteriores acho que estou dentro, tambem fiz a do Corpo de Engenheiro, contudo nao saiu o resultado ainda, vi vc falando q o CA tem otimas oportunidades, alem das diárias recebidas nas missões, quais as outras vantagens em relação ao CE?
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
engciv
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 13 Dec, 2013

PostEnviada: 13 12 2013, 1:41    Assunto: Responder com Citação

engdiegofreitas escreveu:
rodrigo88 escreveu:
Abraço

Bom dia
Rodrigo88, sou sgt da FAB e conheço varios engenheiros la e no CIAAR basicamente durante os 4meses do curso do EAOEAR os engenheiros aprendem ordem unida, regulamentos e as peculiaridades da vida militar.

Engelt, tenho uma duvida tambem, fiz a prova pro QC CA engenharia elétrica esse ano, e pela minha nota e a media dos concursos anteriores acho que estou dentro, tambem fiz a do Corpo de Engenheiro, contudo nao saiu o resultado ainda, vi vc falando q o CA tem otimas oportunidades, alem das diárias recebidas nas missões, quais as outras vantagens em relação ao CE?

Pedindo permissão ao Engelt para responder, como QC-CA vc vai ser operativo e vai embarcar, enquanto que como Engenheiro vc vai ficar em terra trabalhando na sua área (quase 90% do tempo), então se vc quer atuar na sua área (Engenharia Elétrica), esqueça o QC e foque no concurso para o Corpo de Engenheiros, se vc gosta de ser operativo e não liga em deixar seu diploma de Engenheiro dentro de uma gaveta mofando abrace a carreira do QC, quanto as oportunidades isso é bastante relativo, os oficiais do QC estão sujeitos a movimentações, viagens, etc muito mais que os Engenheiros, se isso é bom ou ruim vai depender muito da fase que vc está passando na vida, para quem é casado / tem filho pequeno isso pode não ser uma boa, assim como no futuro, pois se vc ficar no QC depois de se aposentar vai ficar difícil voltar ao mercado de trabalho para atuar como Engenheiro depois de passar 20 ou 30 anos como "operativo" , o oposto que ocorre se vc for do Corpo de Engenheiros pois vai levar pra casa uma bagagem de 20/30 anos atuando como Engenheiro.

Boa Sorte na escolha
engdiegofreitas
Newbie
Newbie

PostEnviada: 16 12 2013, 18:56    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Pedindo permissão ao Engelt para responder, como QC-CA vc vai ser operativo e vai embarcar, enquanto que como Engenheiro vc vai ficar em terra trabalhando na sua área (quase 90% do tempo), então se vc quer atuar na sua área (Engenharia Elétrica), esqueça o QC e foque no concurso para o Corpo de Engenheiros, se vc gosta de ser operativo e não liga em deixar seu diploma de Engenheiro dentro de uma gaveta mofando abrace a carreira do QC, quanto as oportunidades isso é bastante relativo, os oficiais do QC estão sujeitos a movimentações, viagens, etc muito mais que os Engenheiros, se isso é bom ou ruim vai depender muito da fase que vc está passando na vida, para quem é casado / tem filho pequeno isso pode não ser uma boa, assim como no futuro, pois se vc ficar no QC depois de se aposentar vai ficar difícil voltar ao mercado de trabalho para atuar como Engenheiro depois de passar 20 ou 30 anos como "operativo" , o oposto que ocorre se vc for do Corpo de Engenheiros pois vai levar pra casa uma bagagem de 20/30 anos atuando como Engenheiro.

Boa Sorte na escolha

Muito obrigado pelos esclarecimentos Engciv. Acho q vou optar mesmo pelo Corpo de engenheiros mesmo.
rodrigo88
Newbie
Newbie

PostEnviada: 17 12 2013, 23:16    Assunto: Responder com Citação

Valeu engdiegofreitas. Você sabe o que os engenheiros fazem após o término do curso no CIAAR? Eles desenvolvem algum projeto?
engdiegofreitas
Newbie
Newbie

PostEnviada: 17 12 2013, 23:52    Assunto: Responder com Citação

Cara posso falar pela rotina que vejo aqui na minha unidade, os engenheiros dificilmente desenvolvem projetos,normalmente pegam a chefia de alguma seção relacionada com a sua formação e passam mais a atuar como fiscais de contratos, pregoes eletrônicos e tal. Acho q só nas unidades do DCTA q os engenheiros desenvolvem alguma coisa rs.
rodrigo88
Newbie
Newbie

PostEnviada: 18 12 2013, 22:55    Assunto: Responder com Citação

engdiegofreitas,desculpe pela pergunta mas você como engenheiro e já estando dentro da FAB, porque não optou pelo EAOEAR? O trabalho desenvolvido pelos engenheiros da FAB não lhe parecem motivadores?
Mais uma vez desculpe pela pergunta, é que eu estou tentando buscar mais informações a respeito desses concursos militares na área de engenharia antes de optar por um e no final não ser bem o que eu procuro.
engdiegofreitas
Newbie
Newbie

PostEnviada: 18 12 2013, 23:10    Assunto: Responder com Citação

Entao cara, o interstício entre os postos na fab eh muito grande, só pra vc ter ideia, entre 1o tenente e capitão são 7 anos... E só esse ano 3 tenentes oriundos do ITA saíram de la da minha unidade pra outros concursos, 2 eletrônicos e 1 mecânico, pelo menos no papel o plano de carreira da marinha parece ser um pouco melhor, eu passei em outros concursos pra superior e estou me formando agora, por isso estou vendo as possibilidades, fiz as duas provas da marinha e pelo q vi aqui no meu caso acho q só irei, se passar no corpo de engenheiros, isso se o outro q passei nao chamar antes... Por mais q a rotina de trabalho de oficial possa nao ser uma maravilha, sem duvidas eh melhor que a de graduado...
engelt
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 26 Nov, 2012

PostEnviada: 26 12 2013, 19:39    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, os colegas já responderam bem as perguntas. Irei apenas complementá-las.

rodrigo88, o que o engenheiro recém-formado irá fazer após a conclusão do estágio no CIAAR depende muito de onde ele irá ser lotado. Se for para SJC é provável que trabalhe mais em contato com tecnologias. Se for para uma unidade de manutenção, é mais provável que atue como administrador. Há oportunidade de fazer mestrado, inclusive é um pré-requisito para ascender ao cargo de oficial superior. Durante o CIAAR há algumas disciplinas sobre instalações elétricas, gestão de projetos, construções...vc pode verificar no próprio site do CIAAR, lá tem a grade.

engdiegofreitas, os alunos da mesma turma do CIAW do QC e do CEN, chegarão a Capitão-Tenente com o mesmo tempo. Os oficiais do CEN recebem 1 soldo e meio após o curso no CIAW, assim como os QC, mas como os QC são promovidos a 2o tenente, quando forem promovidos a 1o tenente receberão outra vez 1 soldo e meio. Já é um diferencial rsrs. A carreira do CEN é mais pra trabalhar em escritório, alguns chegam a trabalhar com tecnologia, mas a maioria desenvolve atividades de administração tb, pois o engenheiro possui essa capacidade gerencial. Já o QC é mais operacional...faz muitas viagens (comissões) e ganha mais. Tenho conhecidos que foram para o Haiti e recebem o soldo em dólar (!!!). Pra quem é jovem, é legal o QC, pois é chato ficar 30 anos trabalhando sentado numa mesa de escritório (CEN). No QC há os cursos de carreira (Mergulhador, Aviação, Submarinista). Mas é fato que provavelmente esquecerá engenharia...é como se vc tivesse sido aprovado em um concurso da Polícia Civil...Federal...Receita...é algo novo, além do que a carreira de engenheiro poderia oferecer. Eu não vejo muita diferença de benefícios entre QC e CEN, apenas uma e que pesa no meu entendimento: a escala. No QC a escala é mais apertada. No FN nem tanto, mas no CA é fogo. Mas lembrem, nas FFAA tudo é possível. E não esqueçam que a aposentadoria é integral (13k líquido atualmente). E se vc voltar a ativa (o que é bem provável), recebe isso e mais um acréscimo de 50% enquanto estiver trabalhando.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Um Feliz Natal a todos.
engdiegofreitas
Newbie
Newbie

PostEnviada: 27 12 2013, 9:23    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas informações Engelt, gostaria, se possivel, só de mais alguns esclarecimentos:

A cada promoção se recebe um soldo e meio, e o auxilio fardamento tb é a cada 3 anos?

Vc disse q demora o mesmo tempo pros 2 quadros chegarem a capitão-tenente, quantos anos após o CIAW leva pra isso acontecer e após esse posto de capitão-tenente os interstícios de ambos os quadros são iguais?

Após esses cursos (Mergulhador, Aviação, Submarinista) tem algum aumento na porcentagem do adicional de habilitação?

O cara indo pro QC em média quantas viagens ele faz no mes ou ano? uma semaninha viajando ja dá um bom $$$$ rs

E por ultimo, e mais importante rs, essa escala apertada do QC como é em média no pior caso possivel?
engciv
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 13 Dec, 2013

PostEnviada: 28 12 2013, 20:00    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas informações Engelt, gostaria, se possivel, só de mais alguns esclarecimentos:

A cada promoção se recebe um soldo e meio, e o auxilio fardamento tb é a cada 3 anos?

Vc disse q demora o mesmo tempo pros 2 quadros chegarem a capitão-tenente, quantos anos após o CIAW leva pra isso acontecer e após esse posto de capitão-tenente os interstícios de ambos os quadros são iguais?

Após esses cursos (Mergulhador, Aviação, Submarinista) tem algum aumento na porcentagem do adicional de habilitação?

O cara indo pro QC em média quantas viagens ele faz no mes ou ano? uma semaninha viajando ja dá um bom $$$$ rs

E por ultimo, e mais importante rs, essa escala apertada do QC como é em média no pior caso possivel?

Como sou da marinha me sinto mais a vontade para responder:

1. Auxilio fardamento é de 1 soldo a cada 3 anos, se vc for promovido antes de fechar os 3 anos vc recebe proporcional, resumindo.....ninguém "ganha" mais auxilio fardamento que outro por conta dos prazos de promoção.
2. Os Engenheiros na Marinha chegam 1 anos antes a Capitão que o pessoal QC, quem opta pelo QC sai 2. Tenente e são 2 anos para chegar a 1. Tenente e mais 3 para Capitão - 5 anos no total, já os Engenheiros saem do CIAW 1. Tenente (outra vantagem) e depois de 4 anos são promovidos a Capitão - total 4 anos para chegar a Capitão.
3. O QC tem outro detalhe que talvez vc não conheça, mas todo QC no 5. ano de Capitão passa por uma avaliação da CPO que vai definir se vai migar para o Corpo da Armada ou irá para o Quadro Técnico, se vc for competente, fizer todos os cursos de carreira previstos e cumprir o embarque necessário vc passará a ser do Corpo da Armada, do contrário irá para o Quadro Técnico que é um quadro cujo ultimo posto é de Capitão-de-mar-e-guerra (no corpo da Armada o ultimo posto é de Almirante de Esquadra).
4. Depois de Capitão-Tenente os interstícios são praticamente os mesmos do Corpo da Armada e Engenheiro, atualmente com 10 anos de serviço se chega ao Posto de Capitão-de-Corveta (o mesmo que Major) no corpo de Engenheiros, os QC que migraram para o Corpo da Armada estão levando 11 anos.
5. Adicional de habilitação todo mundo ganha o percentual varia de acordo com o posto e sua especialização, os Engenheiros já saem do CIAW especializados (20%) enquanto que o pessoal QC sai com 16% e passa a receber os 20% somente após cursar aperfeiçoamento, alguns cursos pagam adicionais maiores, como mergulho, mergulhador de combate, etc.
6. Com relação a quantidade de viagens é muito relativo, vc como QC pode muito bem embarcar no Nae São Paulo que há uns 5 anos não sai do porto, o mesmo acontece com a escala, um navio grande tem mais oficiais, já um rebocador tem muito menos, aí vai da sorte.
BrunoEngNav
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 12 Apr, 2011

PostEnviada: 03 01 2014, 23:47    Assunto: Promoçoes. Responder com Citação

Boa noite a todos do fórum!

Tenho uma dúvida:
eu tenho 25 anos e me formo em engenharia naval final de junho e pretendo fazer o concurso para EN, meu amigo de infancia é engenheiro cartógrafo e tem 33 anos...minha dúvida é: eu sendo formado em eng.naval terei uma melhor carreira do que ele que é engenheiro cartógrafo? e mais, ele sendo mais velho tem menos chances de, talvez, chegar ao posto de almirante do que eu que sou mais novo e engenheiro naval??
engdiegofreitas
Newbie
Newbie

PostEnviada: 04 01 2014, 0:04    Assunto: Responder com Citação

engciv escreveu:

Como sou da marinha me sinto mais a vontade para responder:

1. Auxilio fardamento é de 1 soldo a cada 3 anos, se vc for promovido antes de fechar os 3 anos vc recebe proporcional, resumindo.....ninguém "ganha" mais auxilio fardamento que outro por conta dos prazos de promoção.
2. Os Engenheiros na Marinha chegam 1 anos antes a Capitão que o pessoal QC, quem opta pelo QC sai 2. Tenente e são 2 anos para chegar a 1. Tenente e mais 3 para Capitão - 5 anos no total, já os Engenheiros saem do CIAW 1. Tenente (outra vantagem) e depois de 4 anos são promovidos a Capitão - total 4 anos para chegar a Capitão.
3. O QC tem outro detalhe que talvez vc não conheça, mas todo QC no 5. ano de Capitão passa por uma avaliação da CPO que vai definir se vai migar para o Corpo da Armada ou irá para o Quadro Técnico, se vc for competente, fizer todos os cursos de carreira previstos e cumprir o embarque necessário vc passará a ser do Corpo da Armada, do contrário irá para o Quadro Técnico que é um quadro cujo ultimo posto é de Capitão-de-mar-e-guerra (no corpo da Armada o ultimo posto é de Almirante de Esquadra).
4. Depois de Capitão-Tenente os interstícios são praticamente os mesmos do Corpo da Armada e Engenheiro, atualmente com 10 anos de serviço se chega ao Posto de Capitão-de-Corveta (o mesmo que Major) no corpo de Engenheiros, os QC que migraram para o Corpo da Armada estão levando 11 anos.
5. Adicional de habilitação todo mundo ganha o percentual varia de acordo com o posto e sua especialização, os Engenheiros já saem do CIAW especializados (20%) enquanto que o pessoal QC sai com 16% e passa a receber os 20% somente após cursar aperfeiçoamento, alguns cursos pagam adicionais maiores, como mergulho, mergulhador de combate, etc.
6. Com relação a quantidade de viagens é muito relativo, vc como QC pode muito bem embarcar no Nae São Paulo que há uns 5 anos não sai do porto, o mesmo acontece com a escala, um navio grande tem mais oficiais, já um rebocador tem muito menos, aí vai da sorte.

Muito obrigado pelas informaçoes engciv, tenho só mais uma duvida
se vc ou o engelt puderem me responder ficarei grato.
Quanto as vagas a serem preenchidas após o curso no CIAW, em media qual a porcentagem de vagas para fora do RJ no QC e no CEN? Sou carioca estou morando em SP há 5 anos e não quero voltar para o RJ, outro estado tipo ES ate vou numa boa, mas queria ver se conseguiria voltar para cá, costuma abrir vaga pra engenheiro elétrico no CTM SP?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Marinha
Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para:   
Postar no fórum: Não permitido para visitantes anônimos.
Responder Tópicos Não permitido para visitantes anônimos.
Editar Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Excluir Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Votar nas Enquetes: Permitido.
Permitido anexar arquivos
Permitido fazer download