Ainda não se cadastrou? Junte-se a nós | Entrar Anuncie Já | Bate-Papo | Proposta
Portal Militar - Paixão pelo Brasil
Fórum de assuntos militares

Adicione ao Google Reader ou Página Principal | Adicione ao Yahoo Reader ou Página Principal |
Receba no email as atualizações no fórum: Parceria: FeedBurner
Portal Militar :: Exibir tópico - Possibilidade de enganjamento de um Oficial Temporário do EB
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   LoginLogin 

Possibilidade de enganjamento de um Oficial Temporário do EB

Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Valor, reajuste e aumento
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
dan_daniel3000
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 02 Jan, 2015

PostEnviada: 02 01 2015, 21:42    Assunto: Possibilidade de enganjamento de um Oficial Temporário do EB Responder com Citação

Boa noite Prezados Senhores,

Estou participando do processo de seleção para Oficial Técnico Temporário do Exército Brasileiro (Nível Superior completo) faltando apenas o EAF a ser concluído, e gostaria que me tirassem as seguintes dúvidas:

1- Existe a possibilidade de um Oficial Temporário 'enganjar' e ser um Oficial de carreira nem que seja através de concurso interno (Se existir)?

2- Existe promoção para um Oficial Técnico Temporário de 2o Tenente para 1o Tenente de forma automática?

3- Qual a escala de trabalho (Horário de serviço normal) de um Oficial Técnico Temporário? Pois estou pensando em voltar para faculdade para concluir mais um ano e obter o diploma de Bacharel para que eu possa prestar o concurso para ESFCEX (Oficial de Carreira do EB) e gostaria de saber se é possível de uma forma que eu tenha tempo de administrar as 2 coisas e se isso não vai me atrapalhar.

4- Quanto ganha atualmente bruto / líquido um 2o Tenente Temporário?

5- É verdade que um Oficial Temporário dá aula?
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
renatop
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 12 Jan, 2014

PostEnviada: 04 01 2015, 13:18    Assunto: Responder com Citação

Olá amigo, vou "quebrar seu galho" e te responder tudo e mais um pouco, kk.

1. Não, somente via concurso mesmo (ESFCEX até 35 anos de idade), se for bem novo ainda pode tentar um IME, mas acho que não é seu caso. Pesquise nas outras forças também (FAB e Marinha).

2. Sim, mas no Exército é o interstício mais longo de todas forças, 3 anos e 6 meses (na Marinha é 2 anos incluindo período como Aspirante se não me engano).

3. Não existe "escala de trabalho" na vida Militar, Militar é Militar 24hs por dia, vc pode ser acionado a qualquer hora para qualquer missão, mas claro que isso se aplica à extremas necessidades, no geral é expediente das 8:00 às 16:00 e até 12:00 nas sexta-feiras, maioria é assim, mas algumas unidades (normalmente as de ensino) você trabalha de sábado também. Há a ESCALA DE SERVIÇO, que é diferente em cada unidade, podendo ser 15x1, 30x1, 5x1, enfim, é de acordo com o número de Tenentes que existem na unidade, pois precisa haver 1 de serviço por dia, a escala é dividida em "preta" e "vermelha", sendo a preta dias de semana e vermelha para finais de semana e feriados, tirar serviço é ficar 24 no quartel (e trabalhar normalmente no dia seguinte), no meu quartel que tem uma escala muito boa é geralmente 30x1, mas tem lugar que é 5x1. Também muda nas diferentes épocas do ano, quando muita gente sai de férias a escala aperta.
Quanto aos estudos, sim, é totalmente possível conciliar com os estudos, que, na maioria dos casos é muito incentivado nos quartéis, ninguém quer militar burro, kkk. É comum vc ver Sargento com MESTRADO e 3 idiomas trabalhando com você. Estudar faz parte da rotina militar.

4. Em torno de R$ 5.500,00

5. Oficial, temporário ou não, faz de tudo meu amigo, dá aula, palestras, eventualmente até assume funções de Oficial superior, sendo Oficial, você precisa estar em condições de enfrentar qualquer dificuldade, muitas vezes cumprindo missões totalmente fora de sua atribuição e capacitação, como comandar tropa, treinar soldados. O Oficial Militar precisa ter coragem e desenvoltura para assumir encrencas, ter muita capacidade de aprender rápido e improvisar com os recursos que tiver à mão. Não serão raras as vezes que te passarão uma missão complicada de algo que você não faz ideia de como resolver e mesmo assim você terá, deverá cumprir a missão com sucesso.

Minha sugestão, pense bem se quer essa vida, precisa antes de tudo, gostar muito, é bem diferente da vida civil, de empregos civis, mais importante que sua capacitação técnica, é preciso ter vocação e perfil para vida militar. Pessoalmente amo o que faço, adoro minha OM (quartel onde sirvo) e gostaria de não ter de sair nunca, mas já vi muita gente entrar e na primeira semana de formação se desiludir e já adiantar que não vai renovar.
dan_daniel3000
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 02 Jan, 2015

PostEnviada: 05 01 2015, 11:48    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado pelo esclarecimento renatotop, já me passou 'caminho das pedras'.

Milico é milico e sem papo! Consigo ter agora mais ou menos uma noção do que estou a enfrentar, e sei que vida de milico é totalmente diferente da vida de civil, e sei que estou prestando para aprendizado e sei que apesar de ser temporário, será para eterno aprendizado para toda vida.

Em paralelo, faço cursos e faço outros concursos também, principalmente a ESFCEX. Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Valor, reajuste e aumento
Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:   
Postar no fórum: Não permitido para visitantes anônimos.
Responder Tópicos Não permitido para visitantes anônimos.
Editar Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Excluir Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Votar nas Enquetes: Permitido.
Permitido anexar arquivos
Permitido fazer download