Ainda não se cadastrou? Junte-se a nós | Entrar Anuncie Já | Bate-Papo | Proposta
Portal Militar - Paixão pelo Brasil
Fórum de assuntos militares

Adicione ao Google Reader ou Página Principal | Adicione ao Yahoo Reader ou Página Principal |
Receba no email as atualizações no fórum: Parceria: FeedBurner
Portal Militar :: Exibir tópico - Aprovado Concurso Engenheiro Naval 2007
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   LoginLogin 

Aprovado Concurso Engenheiro Naval 2007
Ir à página 1, 2, 3 ... 17, 18, 19  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Marinha
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
BurninHell
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 15 Aug 2007
Estado: Rio de Janeiro

PostEnviada: 14 01 2008, 7:28    Assunto: Aprovado Concurso Engenheiro Naval 2007 Responder com Citação

[b][color=blue]Pessoal, tudo bom?

Prestei concurso p/ o Corpo de Engenheiros Navais da MB e fui aprovado em todas as etapas. Devo ser convocado agora em fevereiro e entrar como 1o-tenente (após curso de adaptação).

Gostaria de saber se alguem já trabalha como engenheiro da MB e pode me falar um pouco sobre o trabalho e ambiente de trabalho.
Qual a carga horária semanal de um engenheiro da marinha?
Onde será que posso "cair" para trabalhar?
Estando na MB há cursos que eu possa realizar? E, concluído esses cursos há gratificações/bonificações que o oficial recebe?

Desde já muito obrigado pela atenção de todos!
César Augusto[/color][/b]
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
engnav
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 14 Jan 2008

PostEnviada: 14 01 2008, 12:59    Assunto: Responder com Citação

Prezado Guarda-marinha César,

Para inferir onde vc poderá trabalhar é preciso saber sua especialidade.
O engenheiros fazem vários cursos ao longo da carreira, alguns de curta e até pós-graduação (mestrado e doutorado) com liberação integral do trabalho.
Os cursos de pos quando de interesse da ADM Naval adiantam uma gratificação ue vc receberia mais tarde com a conclusão de um curso de carreira.

Boa sorte.
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 14 01 2008, 16:08    Assunto: Responder com Citação

Caro "engnav", fico feliz com a sua resposta!

Sou formado em Engenharia Mecânica.
Fico contente em saber que existe essa possibilidade de se fazer pós-graduação! Será que uma pós no exterior também pode acontecer?
Você ocupa que cargo na Marinha atualmente? E qual a sua especialidade?
Quanto a salários, também gostaria de saber melhor como funcionam as coisas.
E o curso de adaptação? É pesado?
Desculpe-me o bombardeio de perguntas, mas eu ainda não estou totalmente certo se devo ou não ir para a Marinha, pois não conheço muito da vida de um Engenheiro Militar.

Grato pela atenção,
César
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 14 01 2008, 16:22    Assunto: Carga de Trabalho Responder com Citação

Esqueci de perguntar...
Qual a carga horária de trabalho?

Atenciosamente,
César Augusto
engenheiro
Newbie
Newbie

Estado: Acre

PostEnviada: 14 01 2008, 21:41    Assunto: Re: Carga de Trabalho Responder com Citação

Prezado colega,
Já estou na MB como Engenheiro a bastante tempo, posso afirmar o seguinte:
1 - Curso no exterior de Mestrado para Engenharia Mecânica já não são oferecidos a mais de 10 anos.
2 - Como Engenheiro Mecânico você poderá ser jogado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (localizado no centro), no Centro de Mísseis e Armas Submarinas (Localizado em São Gonçalo) ou será jogado em algumas das diversas bases navais espalhadas pelos Distritos Navais do Brasil, mais provavelmente Manaus, Belém ou Rio Grande.
3 - Você terá direito a apenas um curso de Mestrado na Marinha, no Quarto ou Quinto ano de Capitão.
4 - Sua principal função será remendar os Navios da Esquadra de forma que o Comandante da Belonave possa fazer dias de mar. Mas essa será sua função secundária, por que nos primeiros 15 anos da sua carreira você irá:
4.1 - Dar muito, mas muito serviço de quarto no AMRJ ou de estado no CMASM;
4.2- Contar muita lata de goiabada, pesar muita carne, contar muito envelope pardo, contar muita caneta BIC, nos balanços de paióis mensais
4.3 - e principalmente ser encarregado de muita sindicâncias e inquéritos.
4.4 - quase ia me esquecendo, se for "sorteado" você poderá ser Juiz Militar como capitão e definir se determinado militar merece ou não continuar na carreira.
5 - Com relação a sua especialidade como Engenheiro Mecânico, bem última vez que você usará seus conhecimentos (ou melhor usou) foi no concurso de admissão, a partir do momento que vc se transformar em 1º Tenente você será Oficial da Marinha, logo estará apto a realizar qualquer coisa que lhe for determinado, seja ser o Intendente da OM, seja ser zelador de edifício. Seus conhecimentos pouco importam.

Sem mais, Boa sorte na nova carreira que abraçaste, e sugiro começar desde já a estudar para um concurso público para a ANP, Petrobrás, Perito da PF e se bater o desespero, Fiscal do INSS, Polícia Federal entre outros...
6 - Finalmente a Carga Horária é a partir de 40 horas semanais, tudo depende de onde você cair, mas posso te dizer de cadeira que 40 horas é o mínimo e você, se for um bom cumpridor de ordens, nunca conseguirá cumprir menos de 50 horas, sem contar o serviço que é de 24 hrs.
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 14 01 2008, 21:52    Assunto: Responder com Citação

Prezado "engenheiro",

Fico grato pela atençao e tempo que gastou na resposta às minhas indagações.
Acho dificil isso acontecer a um concursado como engenheiro, mas... quem sou eu para falar com alguem que fala "de cadeira".
Mas de uma coisa pode ter certeza: isso não vai acontecer comigo NUNCA!
Graças a Deus não estou desesperado e não ficarei tão cedo! A Marinha é apenas uma das minhas opções. Por isso quero saber os prós e contras!
Sinto que, para você, a carreira que abraçou não te trouxe satisfação alguma (ao menos é o que parece), mas espero que tenha a oportunidade de mudar o seu destino ainda!

Abraços e sorte,
César Augusto
Juvenal
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 01 Sep 2006

PostEnviada: 14 01 2008, 22:30    Assunto: carreira de engenheiro Responder com Citação

Prezado amigo que está ingressando na carreira militar como engenheiro.
O que nosso amigo acima escreveu é parcialmente verdade.
Não se pode negar que tem seu fundo de realidade. Porém ele menciona apenas os aspectos ruins, inerentes a toda e qualquer profissão.

Não concordo com o que diz quando cita que você não usará seus conhecimentos. Não é verdade. Para "remendar" os velhos navios da marinha, vai precisar de muito conhecimento e imaginação. A marinha é uma boa escola. Para engenheiros iniciando a carreira profissional, terá oportunidade de aprender muita coisa com os mais experientes.
Você terá sempre a opção de procurar uma outra carreira. Passar pela marinha será uma boa experiência.
Claro existem lugares melhores e piores para servir. Os lugares melhores são aqueles em que a escala de serviço é mais leve (ou seja, você tira menos serviços num mês - há locais como o AMRJ que você pode tirar de 4 a 5 serviços num mês, sem direito a descanso no dia seguinte, sem direito a ir para casa naquele dia que está de serviço.)
Há lugares onde o ambiente de trabalho é melhor, com equipamentos mais modernos, salas refrigeradas e etc.
Há lugares onde é mais comum se viajar e assim ganhar uma diária, que auxilia no salário ao fim do mês.
Há lugares onde não têm que se conferir batata, arroz, feijão, ou seja, fazer o balanço mensal do paiol.
Há lugares onde as sindicâncias e ipm´s não acontencem com freqüencia. Em outros, é uma rotina, e naturalmente, os novos oficiais são sempre encarregados destas tarefas.
Entre para a marinha consciente que é uma boa escola. Normalmente você terá mais chances de aprender onde os ambientes de trabalho são mais severos. Depois decida se quer continuar a carreira ou não.
Lembre-se, você sempre será um engenheiro.
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada Enviar Email
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 15 01 2008, 7:16    Assunto: Responder com Citação

Caro Eliseu,

Agradeço a atenção que me deu ao responder este tópico!
Tenho certeza que, como em qualquer carreira, existem os prós e contras de se trabalhar na marinha!
Você por acaso é oficial da ativa, engenheiro da marinha?
Tem MSN e/ou e-mail onde possamos conversar melhor?
Tenho muitas dúvidas nessa minha escolha, acho que você poderia me ajudar bastante! Caso esteja disposto, é claro, hehehe!

Atenciosamente,
César Augusto
engenheiro
Newbie
Newbie

PostEnviada: 15 01 2008, 19:18    Assunto: Responder com Citação

Prezado GM (EN) César,
Tenho que admitir que peguei um pouco pesado, sou oficial da ativa, sou engenheiro. Como você prestei concurso para o CIAW, e entrei cheio de esperanças, inclusive para tentar um mestrado no estrangeiro.

Em função dos sucessivos cortes orçamentários o EMA determinou que os cursos de mestrado no estrangeiros se reduzissem somente ao essencial, desta forma hoje para os Engenheiros existe apenas o mestrado em Engenharia Nuclear no MIT, e para você conseguir entrar você tem que ser aprovado no processo de seleção do MIT que custa em torno de US$ 2.000,00 e a Marinha não irá te ajudar em nada, afinal ela parte do pressuposto que o interessado tem que correr atrás. Além disso existe a política que envolve a ida para o exterior, eu vi alguns engenheiros terem seus cursos cancelados quando eles já estavam até com a mudança embalada. Outras áreas como Eletrônica e Computação ainda são mais agraciadas com cursos desse tipo, mas só para você ter uma noção nos últimos 5 anos, foram aprovados apenas dois cursos no exterior um em 2002 e um em 2007.

A Marinha não valoriza o seu corpo técnico, prova disso é a enorme evasão de oficiais (EN). A minha turma, por exemplo, éramos 30 na formatura, hoje somos apenas 18, e a se continuar a política salarial atual a tendência é esse número diminuir ainda mais. Dos engenheiros mecânicos resta apenas um, a maioria deles foi para a Petrobrás, para ganhar menos e ter maiores perspectivas, outros voltaram para a iniciativa privada.

Sou uma pessoa extremamente preocupada com as etapas da carreira, vou resumir para você no que a Marinha transformou a carreira do Engenheiro:
1- Você vai se formar no CIAW entre os dias 10 e 20 de dezembro, deverá ser designado para sua futura OM na véspera do Natal, com isso neste Natal você não estará de serviço. Atualmente, em função da enorme evasão de oficiais (EN) e com o grande número de aposentadorias previstas para os Civis, você será certamente movimentado para o AMRJ, talvez com sorte e se você for bem colocado no curso você fique na DEN (Diretoria de Engenharia Naval) ou no CPN (Centro de Projetos de Navios), estas duas últimas OM são o nirvana para os mecânicos, pouco trabalho, pouco serviço e nenhum paiol de mantimentos. Nesta OM você irá ficar pelos próximos entre oito e nove anos ( 5 de 1º Tenente + 3 ou 4 de Capitão), Na Marinha você "pode" pedir para ser movimentado com dois anos de OM, mas isso não é usual com oficiais, o oficial que pede isso fica mal visto (queimado) e pode motivar uma retaliação por parte do comando (que ocorreu com colegas meus de turma) e aí você pode ser movimentado para o Inferno. Antes do mestrado você é obrigado a cursar o CEMOI (Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários), o nome é bonito e existem algumas cadeiras interessantes, este curso irá possibilitar você a ser promovido a Capitão de Corveta e eventualmente a cursar o mestrado.
2 - Terminado o Mestrado você irá servir na Organização que solicitou o curso, na sua área só duas organizações pedem curso o próprio AMRJ e o CPESP (em São Paulo) para o resto da sua vida e deverá fazer o CEMOS (Curso de Estado Maior para Oficiais Superiores) que irá possibilitar o seu ingresso no posto de Capitão de Mar e Guerra.
Os tempos em cada posto são(atualmente):

1º Tenente - 5 anos ;
Capitão tenente - 6anos e 9 meses (A MB está planejando aumentar este tempo para 10 anos)
Capitão de Corveta - 7 anos
Capitão de Fragata - 7 anos
Capitão de Mar e Guerra até 9 anos
Contra Almirante - até 8 anos (promoção por escolha)
Vice Almirante - 4 anos

Se você chegou até este ponto é por que realmente você se interessou, agora vem o mais importante, tudo isso pode mudar.
Quando entrei na Marinha eu tinha uma perspectiva, na medida que que os anos foram passando essas perspectivas foram mudando, para pior.

Mas é o que eu digo, você irá começar o processo de "esquecimento" do seu conhecimento, se você resistir ao CIAW então bem vindo a Marinha.
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 15 01 2008, 19:49    Assunto: Caro "engenheiro", Responder com Citação

Caro futuro colega de profissão,

Fiquei realmente surpreso com a mudança no tom de sua resposta. Antes indignado agora parece até que gosta da MB! Rs...
Bom, quanto a sua resposta gostaria de dizer que eu realmente gostaria de fazer um curso no exterior, porém não é um objetivo muito fortemente traçado nas minhas metas profissionais.
Fazer um mestrado sim, pretendo fazer e fico feliz em saber que isso pode se tornar realidade na MB.
Infelizmente já ouvi em diversos lugares que a Marinha nao valoriza seus profissionais engenheiros e acho que isso deve ser verdade, apesar de burrice por parte dela! Tenho esperança que isso possa mudar enquanto eu estiver lá. Caso nao ocorra, infelizmente serei mais um que prestará outros concursos públicos e pedirá baixa, como seus 12 colegas..
Visto que agora você parece mais disposto a me ajudar nessa difícil decisão eu te pergunto:
1- Essa questão de serviço é muito comum ocorrer, mesmo com oficiais? Achava que isso era mais para patentes mais baixas.
2- O que voce comentou de fazer o balanço mensal do paiol também achei que seria tarefa de patentes inferiores. É muito provável disso acontecer?
3- Já ouvi gente falando que a colocação no curso não influencia na escolha de onde se quer servir. Desanimei com isso, pois pretendia "meter a cara" durante o curso para ser um dos primeiros e poder escolher ir pra DEN, pois dizem que é o melhor local para se trabalhar como engenheiro na MB. Já o CPN eu nunca ouvi falar. Poderia me falar mais sobre ele? Onde fica? É responsável por que atividades? Etc...
4- Qual seria a carga horária diária de um engenheiro 1o tenente?
5- Será que tendo um conhecido de alta patente na MB pode ajudar na hora da escolha do local a ser lotado ao final do curso?
6- Ocorre de você ser mandado para outro local, temporariamente por 2 anos, e depois voltar à OM original?
7- O que voce quis dizer com "Terminado o Mestrado você irá servir na Organização que solicitou o curso para o resto da sua vida"?
8- A respeito do curso no CIAW, o que você pode me dizer a respeito? Como é? Quanto tempo dura? É obrigatório ficar interno lá ou pode-se voltar para casa todo dia à noite?
9- Você é engenheiro mecânico, certo? Está há quanto tempo na marinha? Que patente é e onde trabalha? O que faz atualmente? O que já fez na sua vida de oficial até hoje?
Agora uma última coisa que me veio à mente: por que não resolveu mudar de vida se encontra-se tão insatisfeito com a Marinha?

Agradeço a atenção desde já!
Abraços,
César Augusto
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 15 01 2008, 23:49    Assunto: Mais algumas perguntas!! Responder com Citação

1- Relativamente à indenização em caso de solicitação de baixa. Qual a regra para isso? Qual o tempo mínimo para que isso deixe de ocorrer?
2- É verdade que no dia de pgto os militares nao trabalham?

Abraços a todos mais uma vez,
César
Juvenal
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 01 Sep 2006

PostEnviada: 16 01 2008, 8:30    Assunto: Engenheiro da Marinha Responder com Citação

Prezado engenheiro.
Sou oficial da marinha, já na reserva. Pertencia ao CEM e servi em mais de 4 OM (organizações militares) da Marinha.

Vou tentar ajudá-lo nos seus questionamentos.
1- Essa questão de serviço é muito comum ocorrer, mesmo com oficiais? Achava que isso era mais para patentes mais baixas.
Resp.: é sim. A marinha é a única força armada onde o oficial dá serviço além do posto de 1tenente. Ou seja, capitão-tenente também da serviço na marinha, o que não ocorre no EB (exército) ou FAB.
2- O que voce comentou de fazer o balanço mensal do paiol também achei que seria tarefa de patentes inferiores. É muito provável disso acontecer?
Resp.: isto é 100% certo de acontecer. Além de outras "fainas" diárias, como recebimento diário de mantimentos para a confecção das refeições daquele dia.
3- Já ouvi gente falando que a colocação no curso não influencia na escolha de onde se quer servir. Desanimei com isso, pois pretendia "meter a cara" durante o curso para ser um dos primeiros e poder escolher ir pra DEN, pois dizem que é o melhor local para se trabalhar como engenheiro na MB. Já o CPN eu nunca ouvi falar. Poderia me falar mais sobre ele? Onde fica? É responsável por que atividades? Etc...
Resp.: Influencia sim. Continue com a intenção de se classificar bem, pois definirá sua antiguidade dentro da turma, o que é muito importante na carreira militar ser o mais antigo.
Resp.: Militares não tem carga de trabalho semanal. Podem e ficam, quando estão de serviço, até 36 horas no trabalho. Mas podem ficar mais, se embarcarem num navio, por exemplo. Trabalhar no fim de semana também é comum, em determinadas épocas e dependendo da sua função.
5- Será que tendo um conhecido de alta patente na MB pode ajudar na hora da escolha do local a ser lotado ao final do curso?
Resp.: Infelizmente sim. Não deveria, mas nem todas as pessoas têm o caráter para negar este tipo de pedido e cedem às solicitações de autoridades para beneficar este ou aquele militar.
6- Ocorre de você ser mandado para outro local, temporariamente por 2 anos, e depois voltar à OM original?
Resp.: Sim, isto é comum. Desde que não tenha saído "chutado" do local onde servia antes. "Seu quadro pode virar para a parede".
7- O que voce quis dizer com "Terminado o Mestrado você irá servir na Organização que solicitou o curso para o resto da sua vida"?
Resp.: Apenas faço uma ligeira correção nesta frase: Você irá servir na OM que solicitou o curso. Só isto. Há sempre uma possibilidade de movimentação, por necessidade do serviço. Sempre "por necessidade do serviço" tudo pode acontecer. Basta a marinha (autoridades) querer.
8- A respeito do curso no CIAW, o que você pode me dizer a respeito? Como é? Quanto tempo dura? É obrigatório ficar interno lá ou pode-se voltar para casa todo dia à noite?
Resp.: Eu era oriundo da EN, não posso te ajudar nesta dúvida.
9- Você é engenheiro mecânico, certo? Está há quanto tempo na marinha? Que patente é e onde trabalha? O que faz atualmente? O que já fez na sua vida de oficial até hoje?
Resp.: Sou engenheiro mecânico. Na minha época (me formei no final da década de 70) as coisas eram diferentes. Tinham muitos cursos de mestrado, praticamente para todos, no exterior. Tinham muitas viagens para o exterior, com comissões de até 6 meses, um ano. Agora os tempos são outros, pois não há mais recursos para a marinha enviar oficiais para o exterior, além da perda de prestígio do Corpo de engenheiros dentro da marinha.
Agora uma última coisa que me veio à mente: por que não resolveu mudar de vida se encontra-se tão insatisfeito com a Marinha?
No meu caso, não posso reclamar da marinha. Vivi numa outra época, quando não faltavam recursos financeiros para trabalharmos em prol da nossa gloriosa marinha.
Um abraço e boa sorte.
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada Enviar Email
engenheiro
Newbie
Newbie

PostEnviada: 16 01 2008, 9:08    Assunto: Re: Caro "engenheiro", Responder com Citação

Não tenho do que reclamar, sofri no dois anos iniciais mas consegui com muita ajuda ir para um lugar um pouco mais light. Vou responder aos seus questionamentos:

1- Essa questão de serviço é muito comum ocorrer, mesmo com oficiais?

R: Sim, os oficiais intermediários e subalternos (2º Tenentes, 1ºTenentes e Capitães Tenentes) concorrem a escala de serviços nas OM da MB, em algumas poucas OM (DAbM, Edificio Barão de ladário (DEN)) em algumas OM nem há serviço é o caso do CPN, em outras há o serviço de quarto onde você e mais três oficiais se revezam em quartos de 04 horas. O serviço para oficiais superiores também existe mas nesse caso não há obrigatoriedade de se dormir a bordo, o único posto em que não tem serviço é o de Capitão de Mar e Guerra.

2- O que você comentou de fazer o balanço mensal do paiol também achei que seria tarefa de patentes inferiores. É muito provável disso acontecer?

R: Você irá fazer o balanço mensal justamente para ver se está havendo roubo de material comum (de escritório) ou de mantimentos (fato bastante comum), além desses balanços existem outras relatorias que você irá realizar enquanto você for oficial subalterno ou intermediário, em algumas OM até oficiais superiores fazem esta relatoria. Elas também servem para encontrar roubos ou desvios. E quando você assinar que está tudo bem, você, como relator, responderá na justiça comum, caso alguma irregularidade venha aparecer nos próximos cinco anos. Nesses balanços os praças não participam ativamente, apenas como auxiliares.

R: É verdade, a colocação no curso pouco importa, porém ajuda, quando quem analisa as pessoas não conhece ninguém, normalmente, os melhores classificados ficam nos melhores lugares, mas não há regras, o QI impera plenamente, portanto se você tiver conhecimento estrelados (Almirantes) peça que eles te ajudem isso pode ser decisivo para sua carreira.
O CPN é o Centro de Projetos de Navios, é o local da MB criado para projetar os novos meios da Marinha, seu corpo técnico é formado por engenheiros mecânicos e navais de máquinas e estruturas. Toda a parte estrutural dos navios e máquinas são projetados nesta OM. Atualmente em funçaõ dos cortes orçamentários esta OM apenas refaz os projetos que são sucessivamente engavetados.

R: Como disse anteriormente carga horária é irrelevante, a partir do momento que você se torna oficial da marinha, você estará 24hrs a disposição, podendo, como já aconteceu comigo, ser acordado à 00:00hrs para regressar para OM em função de uma tentativa de invasão. Porém o expediente normal é de segunda à sexta de 7:45hrs até 16:30hrs, com uma hora de almoço. No AMRJ é de 07:00hrs até 16:30hrs ou até que a faina termine, caso você seja responsável por alguma docagem. Colegas de turma chegaram a sair às 03:00hrs da madrugada e regressar às 07:00hrs, algumas vezes trabalharam sábado e domingo, então como disse o horário não é fixo, depende de onde você cair e a função que irá exercer.

R: Sim ajuda muito, as definições de lugares para onde serão enviados os EN se iniciam em agosto ou setembro e normalmente em outubro tudo já está definido.

R: Sim, mas é muito dificil, dependendo de para onde você for designado, algumas OM (Comando do Primeiro Distrito, Arsenal de Marinha, Centro de Mísseis) são verdadeiras teias de aranha e você fica de tal forma preso nelas que você só consegue sair quando vai realizar o mestrado, Tenho vários exemplos na minha turma. Isso ocorre quando o lugar é muito ruim e não existem voluntários para servir lá. Todos da minha turma, após formados, foram designados para um local e lá permaneceram até o mestrado, eu consegui me safar com ajuda, outros utilizaram os serviços sociais (Inventaram problemas sociais) para sair de onde estavam. Outros foram movimentados para lugares piores em represália.

R: Como disse antes, existe a papeleta de movimentação de oficiais, onde depois de determinado período de tempo( 2 anos) você pode pedir para ser movimentado, acontece que quando um oficial preenche esta papeleta e entrega ao comandante, para conhecimento, ele se sente traído aí ele faz de tudo para te mandar para um lugar pior.
Com relação ao mestrado, você fica amarrado a uma portaria onde após o mestrado você deverá ficar de 03 anos (mestrado no país) a 06 anos (mestrado no exterior) na OM solicitante para "aplicação" do conhecimento obtido. Nesse período de tempo você acaba se envolvendo com vários projetos e se torna o famoso "Essencial" aí só com muita ajuda e reza forte para ser movimentado. Pois sempre que tentarem te movimentar o Comandante ou Diretor irá dizer que você é essencial e insubstituível ou pior só deixam você sair se mandarem alguem com as mesmas competências tuas.

R: O curso dura nove meses de março à dezembro, é composto de 10 ou 11 módulos e a reprovação em um deles implica em demissão sumária, os módulos duram de 01 semana a três semanas e após cada módulo são realizadas provas (pura decoreba), Nesse curso você irá aprender a estrutura organizacional da Marinha, As leis que regem os militares, como fazer sindicâncias e inquéritos, como escrever mensagens, oficios e outros documentos, combate a incendio, ordem unida, primeiros socorros e um básico de maquinas e equipamentos de comunicação da marinha e finalmente tiro.

R: Infelizmente esta pergunta não posso te responder, como você pode ver meu "nick" esconde minha identidade, meus dados também são fictícios, nas FFAA participar de blogs ou comunidades é contravenção disciplinar, e esse blog é utilizado pelo pessoal da inteligência. Se um dia nos conhecermos pessoalmente eu posso te responder, só posso dizer que não sou Mecânico e que já estou a bastante tempo na Marinha. O que faço no momento irá denunciar quem eu sou.

R: Eu sempre tive a esperança de dias melhores, na minha idade a única saída é empreendimento próprio ou concurso público, este ano comecei a segunda opção.
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 16 01 2008, 11:37    Assunto: Responder com Citação

Pessoal! Fico muitíssimo agradecido pelas respostas e, caso não seja muito inconveniente, continuarei tirando todas as dúvidas possíveis e imaginárias com vocês, ok? Hehehehe!!!

Então, aqui vão mais outras:
1- Relativamente à indenização em caso de solicitação de baixa. Qual a regra para isso? Qual o tempo mínimo para que isso não ocorra?

Agradecido, mais uma vez,
César Augusto
engenheiro
Newbie
Newbie

PostEnviada: 16 01 2008, 17:40    Assunto: Responder com Citação

Respondendo seus outros questionamentos:

R:Apesar de existir a lenda de que uma vez formado pelo CIAW, você paga indenização, isso não existe. Quando você, já como oficial, realizar um curso através de portaria do EMA ou do DGPM com duração superior a um ano, existe sim uma indenização, esta é amortizada na medida em que você fica na Marinha. A portaria determina o tempo que você deverá ficar na Marinha, após a conclusão bem sucedida do curso, para não indenizar. Tipicamente como coloquei antes, no caso de curso no exterior são cinco anos e no caso de curso no país são três anos.
Porém, essa cobrança é discutível juridicamente, e já existem casos com parecer da justiça pela não indenização, isto é, já existe jurisprudência para o não pagamento da indenização.

R: Só no caso da Marinha. Isso é tradição, ocorre que no passado distante não existiam caixas eletrônicos, bancos pela internet e outras facilidades, além disso a bonança fazia com que os meios operativos fizessem muito mais dias de mar do que fazem hoje em dia, então para que o militar pudesse resolver todos os seus problemas, financeiros e bancários antes de suspender ele tinha um dia de licença. E assim permanece até os dias atuais. Óbviamente que se você estiver de serviço no dia da LicPag, você ficará a bordo, e poderá tirar a licença em outro dia que seu vice diretor ou imediato concordar.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Marinha
Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3 ... 17, 18, 19  Próximo
Página 1 de 19

Ir para:   
Postar no fórum: Não permitido para visitantes anônimos.
Responder Tópicos Não permitido para visitantes anônimos.
Editar Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Excluir Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Votar nas Enquetes: Permitido.
Permitido anexar arquivos
Permitido fazer download