Ainda não se cadastrou? Junte-se a nós | Entrar Anuncie Já | Bate-Papo | Proposta
Portal Militar - Paixão pelo Brasil
Fórum de assuntos militares

Adicione ao Google Reader ou Página Principal | Adicione ao Yahoo Reader ou Página Principal |
Receba no email as atualizações no fórum: Parceria: FeedBurner
Portal Militar :: Exibir tópico - Aprovado Concurso Engenheiro Naval 2007
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   LoginLogin 

Aprovado Concurso Engenheiro Naval 2007
Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 17, 18, 19  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Marinha
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
BurninHell
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 15 Aug 2007
Estado: Rio de Janeiro

PostEnviada: 16 01 2008, 22:08    Assunto: Responder com Citação

Bom saber disso engenheiro! =o)

Aqui vai mais uma perguntinha! Hehehe! Na verdade dessa vez é um pedido de sugestão:

Atualmente estou trabalhando em uma empresa privada e tenho que pedir demissão para iniciar o curso de formação na MB.
Porém gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar a decidir quando devo fazer isso, pois tenho que cumprir o aviso prévio de 30 dias. Para não correr o risco de ficar desempregado à toa! Após que etapa seria mais apropriado o pedido de demissão?
Estou classificado em 2o na minha carreira, que possui 4 vagas, e fui aprovado no EP.

Abraço forte,
César
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada
engenheiro
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 14 Jan 2008
Estado: Acre

PostEnviada: 17 01 2008, 10:09    Assunto: Responder com Citação

Eu sugiro 35 dias antes da apresentação, 30 em função da necessidade ou não de se cumprir o aviso prévio (No meu caso a a empresa (CERJ-Atual Ampla) abriu mão do aviso prévio. E cinco dias para você preparar o material que deverá levar para a Marinha, você irá ficar interno um período de 15 dias, mas no fim de semana você irá voltar para casa.

Normalmente vocês se apresentam segunda 0800hrs, são recebidos com bandinha de música no cais principal do CIAW, serão levados ao auditório onde você será apresentado ao diretor do CIAW e aos oficiais da administração. Depois vocês serão separados em turmas (Dentistas, Médicos e Farmaceuticos "CSM1" e "CSM2"; Engenheiros (EN), Auxiliares da Armada e Fuzileiros Navais (AA e AFN); e finalmente o Quadro Técnico (T)); Serão levados a uma sala de aulas onde serão apresentados aos encarregados de turma. Neste dia vocês irão apenas resolver uns problemas burocráticos.

Como sempre haverá na turma algumas pessoas que não levam todo o material para bordo, como roupas, toalhas ou até mesmo o cadeado para o armário, então vocês serão licenciados e deverão regressar no dia seguinte às 06:20hrs, isso mesmo, 06:20hrs, quem chegar atrasado já corre o risco de ser punido. Para o período de internação, ficarão a bordo até Sexta às 17:00hrs quando serão licenciados devendo regressar para bordo na segunda às 06:20hrs para mais uma semana de internação.

A partir da terceira semana vocês serão licenciados todos os dias, mesmo por que a Marinha não tem dinheiro para pagar etapa completa de alimentação(Café da manhã, almoço, jantar e ceia) para 200 Guarda Marinha durante o ano todo. O horário será de 06:20hrs (horário de saída do aviso) até as 17:00hrs horário de licenciamento dos Guarda Marinha.

Seu dia será o seguinte no período de adaptação (primeiras duas semanas)

06:00 hrs - Alvorada;
06:45 - 07:30hrs - Café da Manhã;
07:30 - Concentração para formatura de cerimonial a bandeira;
08:00 - Cerimonial a bandeira;
08:20 - Concentração na sala de aula
08:20 - 11:30 - Aulas/Ordem Unida/Educação Fisica (Atividades em geral)
11:30 - 13:00 - Almoço
13:20 - 16:00 - Aulas/Ordem Unida/Ed. Fis
16:00 - 17:45 - Auditório
17:45 - 18:30 - Jantar;
Horário a ser definido - Cerimonial a bandeira;
21:00hrs - Ceia;
22:00hrs - Desligar as luzes dos alojamentos - dormir;

Nos dias normais após a adaptação:
0620hrs - regresso
0645 - 0730 - café da manhã
0800 - Cerimonial a bandeira
0820 - 1145 - aulas
1145 - 1300 almoço/ TFM (Ed. Fisica)
1310 - 1630 - Aulas
1645 - trocar o uniforme
1700 - Licença;

Durante o curso os Guarda marinha irão concorrer a escala de serviço de auxiliar do oficial de serviço.

Sugestões de material importante que não constará da lista:
- Protetor Solar fator 30 ou maior;
- Repelente de mosquito; (apesar de haver ar condicionado no alojamento, que na minha época não tinha) o repelente ajuda por que os mosquitos do CIAW são mosquitos militares e portanto acostumados aos intemperes do tempo.

Outra coisa:
As aves espalhadas pela ilha, pavões, gansos, aratacas e etc... são catalogadas pelo IBAMA, portanto não as chute, e caso elas partam para cima de voce saia correndo, por que se você reagir você irá ser punido severamente.
Só mais um detalhe:
Se você for solteiro leve camisinha, pode ser útil, apesar de não existir mulher bonita na Marinha.
Perfil do Usuário Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 17 01 2008, 20:39    Assunto: Responder com Citação

O problema é q o resultado oficial do concurso so sai dia 21/02.
Se eu pedir demissao esse dia nao haverá tempo para entrar na MB dia 17.
Queria saber tb qdo devemos comprar as fardas?
Já na apresentaçao para o PA deve-se ter fardas?
O que pode acontecer caso perca-se a barca que leva para a ilha durante o curso?

Abs,
César
engenheiro
Newbie
Newbie

PostEnviada: 17 01 2008, 21:37    Assunto: Responder com Citação

Muito importante, você deverá ficar entre dois e três meses sem salário, até que seu bilhete de pagamento seja implantado, então se prepare para vacas magérrimas.

Queria saber tb qdo devemos comprar as fardas?

Resp: Não se preocupe você terá seis meses para comprar as fardas, não é necessário comprar as fardas antes. Compre as fardas com tecido Panamá. O pessoal do AA (Auxiliar da Armada) são praças antigos na MB, pergunte a eles onde conseguir a andaina com melhor preço, e não se preocupe você receberá um auxilio uniforme equivalente a um soldo.

Já na apresentaçao para o PA deve-se ter fardas?

Resp: Não e vocês não serão autorizados a usar a farda antes de 2 meses de curso, lá no CIAW existe um posto de uniformes, tenha calma e paciência, faça sua encomenda e espere as fardas chegarem, eles avisam quando você terá autorização para utilizá-las.

O que pode acontecer caso perca-se a barca que leva para a ilha durante o curso?

Resp: Você pega a próxima e chegará atrasado, depois de 06:20 só as 07:15 hrs com o pessoal da administração, com relação aos GM uma chamada básica pelo encarregado, se repetir o evento a coisa pode gerar uma punição. Que eu saiba ninguém nunca foi punido.

Com relação a demissão, sugiro esperar o resultado e pedir demissão no dia seguinte, a maioria das empresas, em função da segurança, não exigem o aviso prévio.

O Uniforme que vocês irão utilizar será calça Jeans azul(Não pode ser desbotada), camisa branca (Hering tradicional), tênis e meias brancas.
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 18 01 2008, 10:26    Assunto: Responder com Citação

Dois/Três meses recebendo ZERO????
Xiiii. ferrou.... É sério mesmo isso???

E quanto aos outros uniformes? Como devemos ir ao dia de apresentação para o PA e que roupas devemos levar para esse PA?

Para o curso o pessoal deve informar com que roupa ir, certo?

Att,
César
engenheiro
Newbie
Newbie

PostEnviada: 18 01 2008, 17:44    Assunto: Responder com Citação

[quote="BurninHell"]Dois/Três meses recebendo ZERO????

Resp: É sério, fiquei na M..., É por que demora para a papelada de todos os alunos serem processadas, e como é serviço público e militar, eles só processam quando todos os 200 alunos tiverem entregado toda a documentação, e você sabe como é, tem sempre um lesado que insiste em esquecer os documentos necessários.

E quanto aos outros uniformes? Como devemos ir ao dia de apresentação para o PA e que roupas devemos levar para esse PA?

Resp: Você deverá receber uma correspondência em casa ou via e-mail mas vou adiantar algumas coisas

TRAJE PARA APRESENTAÇÃO: na ocasião, usar traje civil discreto o que, evidentemente, exclui roupas desbotadas, estampadas ou em cores berrantes, com dizeres, propagandas ou escudos, sem colarinho, sem cinto, camiseta de qualquer espécie, bermudas, tênis, chinelos, tamancos, sapatos sem meia, boné e gorros, trajes típicos regionais, mochilas às costas e bolsas à tiracolo. Em suma, mostre-se conservador, como convém aos alunos de um órgão de formação de Oficiais.
Deve ser observado o uso de camisa de gola (Serve camisa Polo), para dentro da calça, assim como o corte de cabelo dentro dos padrões da Marinha do Brasil. O CIAW possui uma barbearia(A HIGIENE NÃO É GARANTIDA).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
• Certidão (nascimento/casamento);
• Identidade;
• CPF;
• Título de eleitor;
• PIS/PASEP;
• Comprovante de residência;
• Tipagem sangüínea;
• 2 (duas) fotos 3x4 (coloridas) e
• Trazer numeração de NIP(SE TIVER PARENTE(PAI OU MÂE) NA MARINHA), para aquelas que possuírem.

MATERIAL NECESSÁRIO: a experiência dos anos anteriores tem indicado a necessidade de trazer consigo, no mínimo, o seguinte material (suficiente para 5 dias):
• de higiene pessoal;
• toalhas brancas;
• 1(um) cadeado médio;
• camisetas de algodão brancas (mangas curtas);
• calça "Jeans" azul-marinho (não desbotada);
• tênis branco;
• meias soquetes brancas;
• cinto preto;
• pijama;
• sandália (tipo "Havaianas") preta;
• jogo de costura de emergência, alfinete de gancho, etc.;
• protetor solar;
• material para apontamento (caneta, bloco de anotações, caderno etc.); e
• caneta para tecidos ( marcação de uniformes, roupas, toalhas e etc.).
• Calção azul para oficiais/guardas-marinha Código: MAR 71000/233; Tecido 100% poliamida confeccionado em dois panos, feitio usual para ginástica, sem acolchoados. Guarnecido internamente por elástico, e cadarço branco em toda sua extensão. Ilhargas com abertura e acabamento em viés. Característica - Faixa lateral na cor branca.
• Calção de natação (sunga) para oficiais Código:MAR 71000/199. Cor: preta (sem detalhes); Tecido misto poliamida e elastano, forrado no dianteiro e no fundo. Cadarço chato na cor branca, inserido internamente na cintura em compartimento próprio, na cor branca, inserido internamente na cintura ura em compartimento próprio, com casa de saída no centro do dianteiro do calção.
• Camiseta para ginástica Código: MAR 71000/047A. Cor: branca; Tecido 100 % algodão, sem mangas, em meia-malha lisa, de corte reto. Bainhas, cavas e decote com pesponto duplo.
Existem casas especializadas em uniformes militares em frente ao 1º Distrito Naval, com as quais a Marinha não possui vínculo de nenhuma espécie. Dentro da Ilha do CIAW há um Posto de Encomendas de Uniforme (PEU), onde os militares podem adquirir seus uniformes de acordo com o padrão estabelecido no Rumb.

Na frente do Distrito Naval existem várias lojas de uniformes, compre seu material lá, qualquer uma serve.

Resp: Sim. Mas você já ouviu falar de Murphy ou brooke, pois é, Vai ter uma meia dúzia de pastéis que irão chegar com camisa de malha, sem bagagem para ficar ou pior sem os documentos.
engenheiro
Newbie
Newbie

PostEnviada: 18 01 2008, 17:47    Assunto: Responder com Citação

Resp: É sério, fiquei na M..., É por que demora para a papelada de todos os alunos serem processadas, e como é serviço público e militar, eles só processam quando todos os 200 alunos tiverem entregado toda a documentação, e você sabe como é, tem sempre um lesado que insiste em esquecer os documentos necessários.

Resp: Você deverá receber uma correspondência em casa ou via e-mail mas vou adiantar algumas coisas

TRAJE PARA APRESENTAÇÃO: na ocasião, usar traje civil discreto o que, evidentemente, exclui roupas desbotadas, estampadas ou em cores berrantes, com dizeres, propagandas ou escudos, sem colarinho, sem cinto, camiseta de qualquer espécie, bermudas, tênis, chinelos, tamancos, sapatos sem meia, boné e gorros, trajes típicos regionais, mochilas às costas e bolsas à tiracolo. Em suma, mostre-se conservador, como convém aos alunos de um órgão de formação de Oficiais.
Deve ser observado o uso de camisa de gola (Serve camisa Polo), para dentro da calça, assim como o corte de cabelo dentro dos padrões da Marinha do Brasil. O CIAW possui uma barbearia(A HIGIENE NÃO É GARANTIDA).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
• Certidão (nascimento/casamento);
• Identidade;
• CPF;
• Título de eleitor;
• PIS/PASEP;
• Comprovante de residência;
• Tipagem sangüínea;
• 2 (duas) fotos 3x4 (coloridas) e
• Trazer numeração de NIP(SE TIVER PARENTE(PAI OU MÂE) NA MARINHA), para aquelas que possuírem.

MATERIAL NECESSÁRIO: a experiência dos anos anteriores tem indicado a necessidade de trazer consigo, no mínimo, o seguinte material (suficiente para 5 dias):
• de higiene pessoal;
• toalhas brancas;
• 1(um) cadeado médio;
• camisetas de algodão brancas (mangas curtas);
• calça "Jeans" azul-marinho (não desbotada);
• tênis branco;
• meias soquetes brancas;
• cinto preto;
• pijama;
• sandália (tipo "Havaianas") preta;
• jogo de costura de emergência, alfinete de gancho, etc.;
• protetor solar;
• material para apontamento (caneta, bloco de anotações, caderno etc.); e
• caneta para tecidos ( marcação de uniformes, roupas, toalhas e etc.).
• Calção azul para oficiais/guardas-marinha Código: MAR 71000/233; Tecido 100% poliamida confeccionado em dois panos, feitio usual para ginástica, sem acolchoados. Guarnecido internamente por elástico, e cadarço branco em toda sua extensão. Ilhargas com abertura e acabamento em viés. Característica - Faixa lateral na cor branca.
• Calção de natação (sunga) para oficiais Código:MAR 71000/199. Cor: preta (sem detalhes); Tecido misto poliamida e elastano, forrado no dianteiro e no fundo. Cadarço chato na cor branca, inserido internamente na cintura em compartimento próprio, na cor branca, inserido internamente na cintura ura em compartimento próprio, com casa de saída no centro do dianteiro do calção.
• Camiseta para ginástica Código: MAR 71000/047A. Cor: branca; Tecido 100 % algodão, sem mangas, em meia-malha lisa, de corte reto. Bainhas, cavas e decote com pesponto duplo.
Existem casas especializadas em uniformes militares em frente ao 1º Distrito Naval, com as quais a Marinha não possui vínculo de nenhuma espécie. Dentro da Ilha do CIAW há um Posto de Encomendas de Uniforme (PEU), onde os militares podem adquirir seus uniformes de acordo com o padrão estabelecido no Rumb.

Na frente do Distrito Naval existem várias lojas de uniformes, compre seu material lá, qualquer uma serve.

Resp: Sim. Mas você já ouviu falar de Murphy ou brooke, pois é, Vai ter uma meia dúzia de pastéis que irão chegar com camisa de malha, sem bagagem para ficar ou pior sem os documentos.
engnav
Newbie
Newbie

PostEnviada: 19 01 2008, 12:06    Assunto: Estava ausente... Responder com Citação

Prezado César,
Desculpe a demora na resposta pois estava viajando...
sou engenheiro mecânico e posso te ajudar em algumas dúvidas...
A Marinha é uma boa casa, porém alguns colegas que enfrentaram alguns contratempos ( não ter ido para o exterior... certamente se mostraram chateados).
Tenho vários colegas que trabalham na petrobrás e pelo que dizem, a nossa diferença não é tão absurda...
Acredito que para a área de engenharia mecânica, a Marinha ainda é um dos melhhores empregos
Mestrados na UFRJ e USP são bastante comuns, pode ter certeza que irá conseguir.
Cursos de pequena duração (1 mês) na alemanha ou inglaterra tb são comuns..
Se for engenheiro do AMRJ poderá ir para a antartida ( ganhando um bom dinheiro e vivenciando uma experiência única...
O dia de pagamento (Licença ) é algo que não tem precedentes fora daqui.
Ultimamente ( últimos três anos) temos um recesso de quinze dias além das férias.

O CIAW é um curso extremamennte fácil, é praticamente considerado férias , principalmente para quem vem da iniciativa privada.

A Marinha, assim como petrobrás e outros empregos, tem bons e maus lugares para trabalhar, e uma questão de sorte e informação.
Existe sim a possibilidade de cursos de pós no exterior, esse ano abriram duas vagas.

Boa sorte, e tenha certeza, é bem melhor que iniciativa privada , caso não fosse todos estam colocando currículo na praça e não apenas fazendo concursos.

Abraço.

Att,
César[/quote]
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 19 01 2008, 23:52    Assunto: Responder com Citação

Caro amigo "engnav",

Acho que essas são as melhores notícias que já recebi desde que comecei a pesquisar sobre a carreira na Marinha!
Que bom que tere oportunidade de fazer mestrado e doutorado e, quem sabe, até no exterior!
Voce trabalhar no AMRJ? Me disseram que os melhores lugares p/ se trabalhar como engenheiro eh no DEN e no CPN. O que acha disso?
Voce tem MSN pra conversarmos melhor??

Abraços,
César
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 19 01 2008, 23:56    Assunto: Responder com Citação

"engenheiro",

Nao tenho pai nem mae na marinha, mas tenho um tio.
Mas pra que levar o NIP dos pais (caso tivesse)?

Abraços,
César
engenheiro
Newbie
Newbie

PostEnviada: 20 01 2008, 22:34    Assunto: Responder com Citação

Nao tenho pai nem mae na marinha, mas tenho um tio.
Mas pra que levar o NIP dos pais (caso tivesse)?

Resp: Isso iria agilizar a criação do seu cadastro na Marinha, só isso.
rsantocampo
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 21 Jan 2008

PostEnviada: 20 01 2008, 23:27    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal, eu também sou outro aprovado no concurso 2007 para engenheiros navais.

Tenho uma pergunta, como é definido os conceitos durante o curso de formação, já vi gente dizendo que seguia critérios subjetivos, ou será apenas pelas notas obtidas durante as prova?

alguém postou em alguns topicos acima o tempo em cada patente, eu achei esse tempo muito grande, por exemplo para chegar ao posto maximo, levaria 47 anos (seria isso tudo mesmo)?

Obrigado pela atenção.
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 21 01 2008, 0:38    Assunto: Bem vindo rsantocampo Responder com Citação

Voce passou pra que especialidade?

Abraços,
César
BurninHell
Newbie
Newbie

PostEnviada: 21 01 2008, 7:17    Assunto: Responder com Citação

Gostaria de voltar a uma questão que ainda fiquei em dúvida.
O resultado oficial do concurso para EN só sai dia 21/02.
Se eu pedir demissao esse dia (21/02) não haverá tempo hábil para entrar na MB dia 17, caso seja preciso cumprir aviso prévio.

Eu fui aprovado em 2o lugar para a minha área, que possuía 4 vagas. Passei em todas as etapas do concurso, sendo aprovado sem restrições, inclusive no exame psicológico (última etapa, cujo resultado saiu agora em janeiro).

Seria seguro pedir demissão no 1o dia de fevereiro, mesmo sem que o resultado oficial do concurso tenha saído?

Obrigado e abraços,
César
rsantocampo
Newbie
Newbie

Cadastrou-se em: 21 Jan 2008

PostEnviada: 21 01 2008, 15:28    Assunto: Responder com Citação

Sou de elétrica César, da mesma faculdade que a tua, tu só me reconhece pelo apelido mesmo kkk.

Mas, tudo bem.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Portal Militar - Fórum -> Marinha
Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 17, 18, 19  Próximo
Página 2 de 19

Ir para:   
Postar no fórum: Não permitido para visitantes anônimos.
Responder Tópicos Não permitido para visitantes anônimos.
Editar Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Excluir Mensagens: Não permitido para visitantes anônimos.
Votar nas Enquetes: Permitido.
Permitido anexar arquivos
Permitido fazer download