Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
21 de fevereiro de 1945
Inserido por: Piero
Em: 07-24-2006 @ 08:58 pm
 

 
Curriculum 
Vitae

 

 

 

Autor: * Dr.Dal Piero 

Fevereiro não é só o mês do carnaval, é também o mês da vitória brasileira na Segunda Guerra Mundial. 

Por isso devemos comemorar lembrando mais uma vez os feitos dos heróis brasileiros e de seus esforços para implantar a Ordem em terras tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas de nós. Todos sabem que brasileiro que se considera brasileiro tem um pouco de sangue italiano nas veias, gosta de uma boa massa, de música alta, festa e um bom vinho. O vínculo tão forte que o Brasil tem com a Itália não se afrouxou no momento mais sinistro do século XX. A Grande Guerra veio e nossos soldados logo de prontidão ficaram para lutar lado a lado com a Itália para banir o fascismo e o terror e implantar novamente a liberdade e a paz. 

O Brasil se enche de orgulho e valor ao lembrar de tanta bravura, heroísmo, glória e força que nossos soldados levaram para o campo de batalha na Europa. A contribuição da FEB foi enorme no triunfo dos Aliados e apresentou para o mundo o valor do soldado do Brasil.

Foi exatamente há 57 anos atrás que o Brasil, com sua Força Expedicionária Brasileira, tomou de assalto à posição fortificada alemã na linha defensiva dos Apeninos mais conhecida como Monte Castelo.

Tudo começou em 30 de outubro de 1944, quando o General Clark, comandante do V Exército, realizou a Conferência do Passo de Futa, na qual o General Mascarenhas de Moraes acertou o emprego de sua 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária - a 1ª DIE.

A campanha da FEB na Itália dourou exatamente sete meses e 19 dias. De 16 de setembro de 1944, quando um batalhão do 6° Regimento de Infantaria iniciou a marcha que redundaria nas conquistas de Camaiore e Monte Prano, até 2 de maio de 1945, dia em que a ordem de cessar fogo foi expedida pelo comando do 4° Corpo do V Exército americano, ao qual a FEB era subordinada.

Conquistar Monte Castelo era um desafio, pois a posição estratégica da elevação era o que impedia o 4° Corpo de Exército de prosseguir a marcha até Bolonha, objetivo maior do comando das Forças Aliadas na Itália. Por isso a missão incluía os insucessos de antigas investidas, o rigoroso inverno, casa-matas, a temperatura de dezoito graus abaixo de zero, a chuva, a neve, a artilharia dos morteiros inimigos e a preparação de um inimigo tido como superior nesse tipo de campo de batalha até o momento.

Esses eram os desafios enfrentados pelos nossos pracinhas, que estimulados pelo mais puro sentimento de honra, dignidade e amor à pátria o enfrentaram com coragem e bravura. O resultado foi o reconhecimento mundial da FEB acompanhado de vários elogios dos comandantes aliados. Na verdade, a vitória  mostrou ao mundo e ao Brasil à formação de uma tropa dura, coesa e digna de tamanha vitória contra os alemães.

Em 8 de maio a Alemanha rendeu-se. A guerra na Europa tinha acabado. Quando o 1° Escalão regressou ao Brasil, em 18 de julho de 1945, 454 mortos, ficaram enterrados no cemitério brasileiro localizado na cidade de Pistóia, perto de Florença.

O Brasil de hoje lembra a data de 21 de Fevereiro de 1945 com orgulho e agradece o patriotismo, heroísmo e valor de justiça que todos soldados brasileiros levaram para o campo de batalha na Segunda Guerra Mundial.

Parabéns e obrigado por tudo a todos os ex-combatentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial.

 


Última alteração em 07-24-2006 @ 08:58 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada