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Messerschmitt ME 323
Inserido por: Piero
Em: 08-29-2006 @ 04:48 pm
 

 
Curriculum 
Vitae

 

 

 

Autor: * Dr.Dal Piero

 

Para resolver o problema do transporte de tropas e material através do Mediterrâneo, em virtude das grandes baixas que a Marinha e a Aviação britânicas inflingiam aos comboios do Eixo, os alemães recorreram ao emprego do gigantesco avião de transporte Messerschmitt Me 323. Este aparelho, um dos maiores que foi construído na Segunda Guerra Mundial, derivou do planador gigante Me 321. O Me 321 foi desenhado em fins de 1940 e realizou os seus primeiros vôos em março de 1941. Era rebocado pelos quadrimotores Junkers Ju 90 e depois por grupos de três Me 110. Para fazer levantar vôo essa imensa massa era necessário esse número de aparelhos e, além disso, o auxilio de foguetes instalados na fuselagem do planador. Eventualmente, o problema do reboque foi solucionado mediante o emprego de um "estranho" aparelho. Tratava-se de dois bombardeiros Heinkel 111, acoplados pelas asas e providos de um quinto motor: os famosos He 111 Z (chamado Zwilling, gêmeos). Os germânicos se dedicaram a pesquisar as possibilidades de dotar o gigantesco planador de sua própria fonte propulsora. Assim, chegou-se à construção do Me 323, provido de seis motores Gnome-Rhone, que, em conjunto, desenvolviam uma potência de 5400 HP. Este aeroplano, apesar de sua dimensão colossal, constituiu-se em um dos transportes mais eficazes da guerra e superava, largamente, no refente à capacidade de carga, os aparelhos de transporte que os Aliados possuíam. O primeiro modelo voou em fins de 1941 e, no transcurso da guerra, chegaram-se a construir 200 unidades. A estrutura era, em sua quase totalidade, metálica, de tubos de aço soldados e toda a coberta externa do aparelho era feita de tela. Foi construído de forma a resistir, apesar do seu tamanho, à aterrissagem em terrenos não preparados previamente. Precisamente por essa razão, seu trem de aterrissagem era integrado por dez rodas. O aparelho tinha excelente estabilidade e docilidade ao comando. Podia transportar 130 soldados com todo o equipamento ou 20 000 libras de carga geral. A carga e a descarga se efetuavam comodamente pela proa, onde possuía uma grande porta que se abria em duas folhas, lateralmente. Sua baixa velocidade, porém, e o seu escasso armamento, unido ao seu grande tamanho, o convertiam em um alvo muito vulnerável, quando não era fortemente escoltado. No dia 22 de abril de 1943, uma esquadrilha de 21 Me 323 foi abatida em sua totalidade, juntamente com 10 caças germânicos, pelas esquadrilhas britânicas e norte-americanas, sobre o golfo de Túnis, quando tentava conduzir tropas e abastecimentos para as forças alemãs na África do Norte. As características técnicas deste avião de transporte eram as seguintes: envergadura, 54 m; comprimento, 27,50 m. Possuía seis motores Gnome-Rhone, radiais, de 900 HP cada um. Seu peso era de 30 000 kg, desenvolvendo uma velocidade máxima de 200 km/h. Tinha um raio de ação de 1 200 km, e era armada com 5 metralhadoras de 13 mm. Tripulantes: 5.

 


Última alteração em 08-29-2006 @ 04:48 pm

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