Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
Operação de agradecimento dos Homenageados pela Câmara de Resende set 06 AMAN
Inserido por: ClaudioBento
Em: 10-02-2006 @ 09:34 pm
 

 
Curriculum 
Vitae

 

 

 

Autor: * Cel Cláudio Moreira Bento

Homenageado com cidadão resendense

Prezado Presidente da Câmara de Resende Sr Alcides de Carli e demais autoridades que compõem a Mesa Diretora e já nominadas

É com muita alegria e honrado que hoje recebi, em nome dos homenageados pelo povo de Resende ,através de seu representantes na Câmara Municipal , a missão , como historiador e também homenageado, de agradecer as distinções por ele conferidas, no 205º( ducentésimo quinto) aniversário de instalação do município e vila de Resende. Ato que teve lugar na hoje praça do Centenário , presente o seu donatário de Honra, o Coronel de Auxiliares Fernando Dias Pais Leme , bisneto do bandeirante Fernão Dias Pais Leme , o descobridor de Minas Gerais e, neto do bandeirante Garcia Rodrigues Pais que abriu o Caminha Novo Rio de Janeiro - Minas Gerais e fundador de Paraíba do Sul .

Donatário de Honra que concorreu com todas as despesas da instalação de Resende , nome este escolhido por 100 moradores de Resende, segundo o Dr João Maia , o primeiro historiador de Resende.

Agradeço em meu nome e no de mais 10 resendenses de coração , ao povo de Resende, através de seu representantes na Câmara Municipal, haver nos distinguido com o nobre titulo de cidadãos resendenses "por nos considerar’ prestadores de relevantes serviços públicos a Resende, ou como portadores de nomes altamente credenciados."

E entre nós, agraciados como cidadãos resendenses se encontram personalidades provenientes de diversos locais, uma singularidade de Resende que sempre atraiu migrantes de diversos locais, especialmente a partir do Ciclo do Café no Brasil que teve inicio em suas terras ,com plantações iniciadas pelo padre Couto para os lados da Fumaça. Vargem Grande e Fazenda Monte Alegre . E nesta foi plantado o Café Bourbon pelo maior resendense do século 19 o Dr Luiz Pereira Barreto e que levado pela Caravana Pereira Barreto e para o Oeste Paulista e por ele liderada contribuiu para a grande riqueza acumulada por São Paulo. E entre os novos cidadãos resendenses se encontram dois cariocas , o Cesar Augusto e o José Luis: dois fluninienses , o Luiz Rômulo e o Ailton: dois espirito santenses, Dona Neusa Maria e o Haroldo, 2 paulistas Luiz Carlos e o Nelson ; uma mineira .Dona Alair, um gaúcho , este que vos fala filho de Canguçu e um filho do Japão, nascido na província de Hyogo o sr Seigo. Novos cidadão resendenses cujas sínteses de sua participações comunitárias constam de publicação alusiva da Câmara Municipal a esta cerimônia.

Agradeço ao povo de Resende em nome dos seus homenageados como professores eméritos " e assim reconhecidos por haverem prestado mais de 20 anos de relevantes serviços à comunidade resendense ou de trabalhos relacionados com o Magistério." Mestras que honraram o Magistério como a grande e consagrada mestra resendense Professora Mariucha.

A primeira Ana Maria Almeida, consagrada mestra de Filosofia e Sociologia do Colégio Dr João Maia .Este notável historiador e jurista que vereador de Resende projetou nacionalmente os seus trabalhos na Câmara de Resende, em seu famoso livro O Município, um clássico, até hoje da Administração Pública. Agradecimento também em nome da experiente e consagrada mestra Elisa Maria dos Santos que coordena turno e é diretora adjunta do Colégio Estadual Marechal Souza Dantas. Este , o primeiro general a comandar a nossa AMAN e ao qual o povo de Resende esta a dever a iniciativa da fundação do primeiro ginásio público, o que tornou possível a resendenses pobres avançarem em seus estudos gratuitamente, sem serem obrigados a estudar fora.

.Agradeço em nome dos dois consagrados hoje como profissionais eméritos pelo povo de Resende ," como prestadores de relevantes serviços a Resende, no caso em tela, por suas habilidades manuais . O resendense Raul de Souza Filho, trabalhando há 40 anos na Clariant como especialista em Manutenção Elétrica e o Dr Raulisson Almeida Dias, mineiro de Bocaina de Minas , cirurgião dentista em nossa AMAM por 19 anos e que continua a prestar seus competentes serviços à comunidade resendense.,

Agradeço em nome dos hoje agraciados com a Comenda Conde de Resende , por terem sido considerados, "cidadãos dignos de admiração e aplauso do povo de Resende por suas atuações nos mais variados campos de atuação humana."

E hoje mereceram esta distinção da qual também já fui alvo como historiador de Resende , as seguintes personalidades.

- Joaquim Pereira Correia, gaúcho de Santana do Livramento por seu trabalho por cerca de 30 anos na Hidroelétrica do Funil e que hoje preside o Asilo Nicolino Gulhot , obra social notável de amparo a 3ª idade desvalida.

- Jorge da Rocha Brito, paulista de Caçapava, advogado desde 1982 que preside a OAB Resende/Itatiaia/PortoReal e que como comerciante trabalhou 30 anos na TV Lar Brito Lar.

José Leon Zylberstain , filho de Niterói, formado em Direito, com notáveis realizações no desenvolvimento cultural de Resende , como secretário de Cultura em duas administrações e, atualmente, Presidente da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, e que foi coordenador do notável e bem sucedido 1º Forum Social Regional do Vale do Paraíba e hoje é mais novo acadêmico da Academia Resendense de História, por nós fundada em 1992, e onde ele ocupa a cadeira que tem por patrono o maior resendense do século 20 Eng Tácito Viana Rodrigues.

A Comenda Conde de Resende fez justiça , na voz da História, ao criador de Resende, em 24 de junho de 1799, o Tenente General D. José Luiz de Castro , 2º Conde de Resende e o 13 º Vice Rei e Capitão General do Brasil de 1790/1801 , consagrado na história do Brasil como o fundador do ensino militar acadêmico nas Américas e do ensino superior civil no Brasil , ao criar no Rio de Janeiro , na Casa do Trem, em 19 de dezembro de 1792, sob a égide do Príncipe Regente D. João, a Real Academia de Artilharia Fortificação e Desenho, destinada a formar no Brasil oficiais de Infantaria, Cavalaria ,Artilharia e Engenheiros militares e civis. E desta sua Real Academia, por transformações, fusões, paradas e denominações sucessivas, resultou historicamente a nossa Academia Militar das Agulhas Negras, a primeira academia militar instalada nas Américas e que em Resende foi inaugurada, em 1944, no bicentenário do nascimento do Conde de Resende e do descobrimento de Resende. por bandeira ao comando do Ten Cel de Infantaria de Ordenanças Simão da Cunha Gago, subcomandante do Regimento de Infantaria de Ordenanças de Mogi das Cruzes/ Jacarei , região de onde ele trouxe a denominação Paraíba Nova, com a qual a sua descoberta foi batizada como N.S. da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova , a combinando como nome de N.S da Conceição, a padroeira do Exército de Portugal e que o seria do Exército Imperial do Brasil.Em resumo, as duas criações do Conde de Resende, a AMAN e cidade de Resende, há 62 estão ligadas por fortes laços , do que é prova eloqüente a presente e histórica sessão solene da Câmara de Resende, mais uma vez realizada em dependências da AMAN e tendo como seu orador convidado o seu ilustre comandante e cidadão resendense, General de Brigada Marco Antônio Farias, nascido em Belo Horizonte,

Agradeço ao povo de Resende, através de seus representantes na Câmara Municipal, e em nome do repórter filho de Resende, Clayton Conservani, ex aluno dos colégios D.Bosco e Salesiano, o fato de ser agraciado com a honrosa medalha Eng Tácito Viana Rodrigues, repetimos , o maior resendense do século 20 , com expressiva projeção regional, estadual e nacional . Medalha instituída para agraciar resendenses com destaque regional , nacional e internacional.

Ao Eng Tácito o Brasil esta a dever a construção da rodovia Resende Riachuelo , que foi inaugurada pelo Presidente Whashington Luis que cunhou a frase "Governar e construir estradas", inaugurando nos anos 20, o surto rodoviário brasileiro. Para se dar uma idéia do acendrado patriotismo e civismo da Dr Tácito, vale lembrar que no dia7 de setembro de 1931, a pé e sob chuva, acompanhou o Coronel José Pessoa, o idealizador da nossa AMAN, em excursão até o maciço do Itatiaia, para de lá trazerem uma pedra para servir de pedra fundamental da AMAN

Agradeço aos meus colegas e colegas, hoje aqui homenageados, a honra de agradecer em seus nomes, ao povo de Resende, através de seus representantes . na Câmara de Resende as distinção que nos conferiram E aqui como historiador continuamos atentos a preservação e fortalecimento , através da História local , da identidade e perspectivas históricas da terra e gente resendense.e auxiliando os governos municipais a bem cumprirem fato relevante de sua responsabilidade moral, a preservação, culto e divulgação de sua rica e bela Memória Histórica. Muito obrigado a todos que prestigiaram os homenageados nesta noite, .histórica e inesquecível!

(x) O autor preside a Academia de História Militar Terrestre do Brasil com sede em Resende

 


Última alteração em 10-02-2006 @ 09:34 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada