Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
O Guararapes 2006 Out a Dez No 50 (2 de 2)
Inserido por: ClaudioBento
Em: 10-02-2006 @ 09:45 pm
 

 
leia a parte 1/2
Curriculum 
Vitae

 

 

 

Autor: * Cel Cláudio Moreira Bento

 

Continuação...

DIVERSOS

Atividades projetadas pela AHIMTB ainda em 2006 comemorativas de seu 10º aniversário.

Em 19 de setembro, em Santa Maria-RS, criação da Delegacia Cel PMRS José Luiz Silveira, e posse como seu Delegado e acadêmico, o Capitão Andrei Claus, com o lançamento do O Gaúcho n.º 31, homenagem a Mário Quintana e sobre o Combate de Porongos - hoje deformado historicamente - e entrega de Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre da AHIMTB.

Em 21 de setembro, no Colégio Militar de Porto Alegre, homenagem em palestras ao seu ex-aluno 1919/23, no centenário poeta Mário Quintana, abordando o seu espírito militar; condecoração dos agraciados com a Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre da AHIMTB, e lançamento de O Gaúcho n.º 31.

O restante do ano será utilizado para revitalizar a Delegacia do Rio de Janeiro Marechal João Batista de Matos, com posse de acadêmicos no Clube Militar, CPOR/RJ, Academia Militar da Policia Militar D.João VI, Academia de Bombeiros D.Pedro II e Escola de Instrução Especializada e na AMAN.

1-A AHIMTB e sua presença na Academia do Barro Branco d aPMSP

Delegacia Cel Pedro Dias de Campos, junto à Polícia Militar de São Paulo,em promovido mensalmente reuniões noturnas nas dependências da Academia dePolícia Militar do Barro Branco, já há quase dois anos. Nas reuniões sãodiscutidos assuntos da história militar, buscando despertar o interesse dos
jovens cadetes daquela escola, através de debates e estudos críticos doseventos. Todos os acadêmicos ligados àquela Delegacia participam dasreuniões, sendo que os méritos da organização têm sido do 1º Ten PMSérgioCepeda de Aguiar e da 1o Ten Fem PM Sandra Linhares, esta última instrutorade história da APMBB. Os seguintes alunos-oficiais têm comparecido àsreuniões com frequência: Amilcar, Andreia Vitor, Augusto, Balsamo, Braga,Brancalhão, Calestini, Custódio, Daniel, Diego Moraes, Elias, Felipe Leme,Félix, Gavazzi, Gomes Ribeiro, Johnny Silva, Kirley, Kohlroser, MárcioLopes, Mariana Jenile, Maxuel, Pani, Pereira Lima, Rafael Ramos, SanMartino, Sérgio Ricardo, Surjus, Takami, Tiago Martinez, Valino, Vanilce eViana. elegacia Cel Pedro Dias de Campos, junto à Polícia Militar de São Paulo,tem promovido mensalmente reuniões noturnas nas dependências da Academia dePolícia Militar do Barro Branco, já há quase dois anos. Nas reuniões sãodiscutidos assuntos da história militar, buscando despertar o interesse dosjovens cadetes daquela escola, através de debates e estudos críticos doseventos. Todos os acadêmicos ligados àquela Delegacia participam dasreuniões, sendo que os méritos da organização têm sido do 1º Ten PMSérgioCepeda de Aguiar e da 1o Ten Fem PM Sandra Linhares, esta última instrutorade história da APMBB. Os seguintes alunos-oficiais têm comparecido àsreuniões com frequência: Amilcar, Andreia Vitor, Augusto, Balsamo, Braga,Brancalhão, Calestini, Custódio, Daniel, Diego Moraes, Elias, Felipe Leme,Félix, Gavazzi, Gomes Ribeiro, Johnny Silva, Kirley, Kohlroser, MárcioLopes, Mariana Jenile, Maxuel, Pani, Pereira Lima, Rafael Ramos, SanMartino, Sérgio Ricardo, Surjus, Takami, Tiago Martinez, Valino, Vanilce eViana.

2 - Comemorações do Dia do Soldado em Campinas

Realizou-se na Guarnição de Campinas, no Cmdo da 11ª Bda Inf L (GLO), no bojo das comemorações do 203º aniversário do Duque de Caxias, uma formatura na noite de 24 Ago com a presença de inúmeras autoridades civis e militares, familiares de soldados incorporados no corrente ano e amigos do Exército. No dia seguinte pela manhã, ocorreu um culto ecumênico nas instalações da EsPCEx, com a participação, entre outros, de nosso acadêmico, Ten Cel Alberto Cláudio de Oliveira Weirich, Cmt do 2º B Log L, proferindo palavras, de cunho espírita, que enalteceram a ação pacificadora de Caxias (breve histórico) e seu exemplo de perdão e compreensão (com ligações para nossa vida familiar e no quartel). As atividades encerraram-se com um almoço para quatrocentas pessoas, onde o Gen Bda R1 Nialdo, delegado de nossa Academia naquela cidade, discorreu, de improviso, sobre a vida de Caxias, demonstrando possuir uma memória invejável.

3- Relatório da reunião da AHIMTB /IHTRGS no Colégio Militar de Porto Alegre em 21 set 2006

Em 21 de setembro de 2006, a partir das 0930 h, no Salão Brasil do Colégio Militar de Porto Alegre, foi realizada mais uma Sessão da Academia de História Militar terrestre do Brasil (AHIMTB) e do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS).

A agenda da Sessão compreendeu os seguintes eventos:

a) condecoração de acadêmicos, membros e colaboradores da AHIMTB/IHTRGS;

b) posse de novos membros-efetivos na AHIMTB/IHTRGS;

c) alocução sobre Mário Quintana;

d) lançamento do último número (nº 32) do jornal O Gaúcho, que tem como temas o poeta Mário Quintana e a Controvérsia de Porongos;

e) Confraternização e Coquetel.

Estiveram presentes a esta reunião o Coronel Cláudio Moreira Bento, Presidente da AHIMTB/IHTRGS, o Delegado da AHIMTB/IHTRGS/RS, Coronel Luiz Ernani Caminha Giorgis, bem como diversos acadêmicos e membros-efetivos da AHIMTB/IHTRGS.

Fizeram-se presentes também diversos convidados, entre os quais, fazendo parte da mesa, o General de Brigada Grimário Nobre de Oliveira, Assessor de Saúde do Comando Militar do Sul, o General de Brigada Reformado Egeo Corrêa de Oliveira Freitas, o Coronel Thiovanne Piaggio Cardoso, Comandante do CMPA, o Coronel Ernani Medaglia Muniz Tavares, Presidente do Conselho Consultivo da Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (AACV), o Dr. Professor Earle Diniz Maccarthy Moreira, representando o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) e o Sr. Marcos Antônio Tronca, Chefe da Agência da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) em Caxias do Sul. Presentes, ainda, outras personalidades, pessoalmente, ou representadas.

Abriu os trabalhos o Cel Bento, discorrendo sobre a finalidade e objetivos da Sessão e destacando a oportunidade da mesma.Ato contínuo, foi realizada a Oração da AHIMTB, lida pelo Cel Caminha. Em seguida, foram chamados à frente os condecorados, ao mesmo tempo em foram lidas as justificativas para a concessão de medalhas. Foram condecorados com a medalha da Ordem do Mérito da AHIMTB:

- no grau de Comendador: o Acadêmico Emérito veterano da FEB José Conrado de Souza e o acadêmico (Cadeira Especial) Cel Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia;

- no grau de oficial: o Sub-tenente Reformado do EB Alvino Melquides Brugalli, representado pelo Sr. Marcos Tronca; e no grau de Cavaleiro: os coronéis Thiovanne Piaggio Cardoso, Cmt do CMPA e Leonardo Roberto Carvalho de Araújo, também pertencente ao CMPA.

As condecorações, bem como os correspondentes diplomas, barretas e rosetas, foram entregues pelos formadores da mesa, rwepresentando a AHIMTB a pedido do presidente Cel Bento.

Em seguida, foi feita a chamada dos novos membros-efetivos a serem empossados, ao mesmo tempo em foram lidas as sínteses curriculares de cada um. Foram empossados os seguintes novos membros-efetivos:

- Cel Reformado Mauro da Costa Rodrigues;- Cel Hiram Reis e Silva;- Dr. Frederico Euclides Aranha; e - Dr. Agamenon Vladimir Silva.

Os diplomas e Termos de Posse foram entregues por formadores da mesa,representando a AHIMTB e IHTRGS a pedido do presidente Cel Bento.Ato contínuo, foi realizada a alocução sobre o poeta Mário Quintana, da lavra do Cel Bento pelo Cel Araújo, do CMPA, a qual foi aplaudida pelos presentes, dado que no ano de 2006 está sendo comemorado o centenário de nascimento do poeta.

Finalmente, foi feito o lançamento do livreto-jornal O Gaúcho nº 32,apresentado pelo Cel Caminha e que traz, como assuntos de autoria do Cel Bento , Mário Quintana e a Controvérsia de Porongos. Para este lançamento, o Cel Bento discorreu sobre a importância de Quintana e sobre a eterna discussão sobre Porongos, esclarecendo que a mídia não permite aos historiadores contrários à tese de traição o mesmo espaço que concede aos detratores de Caxias e Canabarro. Encerrada a Sessão, passou-se então à distribuição do Gaúcho 32 jornal, ao mesmo tempo em que houve a confraternização e o coquetel, no mesmo Salão Brasil. Toda a Sessão foi coberta fotograficamente.Conforme a opinião de diversas pessoas presentes, a Sessão foi coroada de êxito e bem organizada, cumprindo perfeitamente sua finalidade e objetivos.Porto Alegre, RS, 22 de seo de 2006. Luiz Ernani Caminha Giorgis.Cel, Delegado da AHIMTB/RS

4- Instalação da Delegacia da AHIMTB Ten Cel Brigada Militar Ten Cel José Luiz Silveira e posse como seu delegado e acadêmico do Capitão Andrei Clauhs, comandante da Cia Com Blindada.

As 10 horas, do dia 19 de setembro no Auditório da 6ª Bda Inf Blindada -Brigada Niederauer, teve lugar, com a presença do Comandante da 3ª DE Divisão Encouraçada ,Gen Div Fernando Sérgio Galvão, seção solene da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, na qual foi instalada a Delegacia Ten Cel PMRS José Luis Silveira e empossado com seu Delegado de Honra o Gen Div Fernando Sérgio Galvão ,o qual foi recebido em oração pelo presidente da AHIMTB Cel Bento . Foi empossado o Capitão Andrei Clauhs , como Delegado e acadêmico na cadeira Gen Riograndino Costa e Silva, sucedendo o falecido acadêmico Cel Mario José de Meneses, o historiador da 6º Divisão de Exército .O novo acadêmico foi recebido em nome da AHIMTB pelo acadêmico emérito Cel Luis Ernani Caminha Giorgis, Delegado da Delegacia Gen Rinaldo Pereira Câmara. Foram entregues e comentados pelo Cel Bento seu artigo na Revista a Defesa Nacional O Exército e a Revolução Farroupilha -uma releitura, e exemplares do jornal Inconfidência comemorativos da Contra revolução de 1964 e do 203 º aniversário do Duque de Caxias e finalmente, o Gaúcho 32 com apresentação do cel Caminha e os seguintes artigos do Cel Bento -O Espírito Militar do poeta Mario Quintana no transcurso do ano do seu centenário e Combate de Porongos um assunto que transitou em julgado no Tribunal de História do Rio Grande do Sul .O último para responder deformação e manipulação ideológica da História . dominante na opinião pública de que houve traição do soldados negros em Porongos de Canabarro em combinação com Caxias. Falsa tese divulgada com apoio da Mídia sem direito de resposta e contraditório aos que tentaram rebater esta falsa versão.

Cap Andrei Clauhs Delegado da AHIMTB em Santa Maria-RS 19 set 2006.

Acesse o site da AHIMTB www.resenet.com.br/users/ahimtb.

 

 


Última alteração em 10-02-2006 @ 09:48 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada