Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
Mauser 7,63 MM
Inserido por: Piero
Em: 11-01-2006 @ 10:33 pm
 

 
Curriculum 
Vitae

 

 

 

Autor: * Dr.Dal Piero

Um total de vinte e sete diferentes tipos de pistolas foram projetados e fabricados (sem contar, evidentemente, os modelos de calibre 22) para uso das tropas alemãs, no período compreendido entre 1914 e 1945. Naturalmente, somente alguns desses modelos foram fabricados em grandes quantidades; foram os modelos 6,35 mm (25 ACP), 7,65 mm (32 ACP), 9 mm "curta" (380 ACP), 9 mm "Parabellum", 7,65 mm (calibre 30 "Luger") e 7,63 mm "Mauser".

A fabricante de armas pistola 7,6.3 "Mauser" foi idealizada pelo inventor do fuzil do mesmo nome, em Obendorff, junto ao Neckar. Aproveitava a força do retrocesso para conseguir a repetição, alojando os cartuchos diretamente no cano. Em 1897 foram construídos nas oficinas Mauser três modelos de 6, 10 e 20 tiros respectivamente. Cada modelo constava de 40 peças, interligadas sem parafusos, de grande solidez e de fácil manejo; possuía mecanismos de percussão e de disparo; caixa para o mecanismo em 100 metros de repetição; tinha uma alça graduada de 100 até 1.000. Um dos modelos possuía uma bainha de madeira que podia servir de culatra para garantir a firmeza do tiro.

Uma das características fundamentais da "Mauser" era sua resistência à ação dos elementos naturais. O doutor alemão Iraas conta que levou uma pistola "Mauser" numa expedição à África (por volta de 1903) que durou vários meses; nunca limpou a pistola, apesar das tempestades de areia que teve de suportar entre o Nilo e o Mar Vermelho; atirou com ela 320 vezes e a arma sempre correspondeu. Depois da viagem, fez experiências com a arma, com séries de 25 tiros a 100 metros contra um disco de 32 cm de diâmetro, obtendo excelentes resultados. Mais tarde esta pistola sofreu modificações de modernização. Na Primeira Guerra Mundial foi muito utilizada como arma regulamentar para as tropas. Com algumas variantes foi utilizada pelo exército russo. Durante a Segunda Guerra Mundial foi usada pelas unidades de segurança das SS. Tratava-se do modelo 712, ou seja, o 7,63, modelo 1932, adaptado para disparar 10 ou 20 projéteis. Sem apresentar as qualidades da "Luger" ou as vantagens do "Colt" Browning, a pistola "Mauser" 7;63 foi um arma nobre, precisa e resistente, que representou uma etapa fundamental no aperfeiçoamento das armas modernas. Quase ao fim da Segunda Guerra Mundial, os fabricantes Mauser e Walther começaram a trabalhar no projeto de uma pistola "Parabellum" de 9 mm, feita de materiais leves, para armar as "Volkssturm", isto é uma espécie de milícia popular formada por velhos e jovens: os últimos recursos humanos com que a Alemanha contava. A "Mauser" 7,63 constituiu uma das bases desse projeto que, finalmente, o Departamento de Armamentos teve que abandonar.

 


Última alteração em 11-01-2006 @ 10:33 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada