Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
Castelo Branco e o Ministério da Defesa
Inserido por: LuizErnani
Em: 03-08-2007 @ 02:04 pm
 

 
Curriculum 
Vitae

 

Autor: Cel Luiz Ernani Caminha Giorgis

Castelo Branco considerava a criação do Ministério da Defesa (MD) importante passo em direção ao futuro. Sabia ele que a Marinha era contrária, a Aeronáutica indiferente e o Exército favorável, mas sem entusiasmo. Castelo acriciava a idéia desde 1958, quando era instrutor da ESG. Em discurso na EsGN disse: "A Revolução deve atingir profundamente todas as Forças Armadas, em sua doutrina, estrutura e mentalidade. Modernamente nenhum país mais pode possuir forças armadas isoladas ou dispersas. O Governo não pode deixar de continuar a promover reformas, devendo então, no começo de 1966, formular a necessária e indispensável remodelação da alta Administração Militar e dos Altos Comandos".

   O precursor do MD foi o Gen Canrobert Costa e, no Congresso, o projeto foi encaminhado pelo Deputado Franco Montoro, em 1960.
   Castelo preconizava um MD com ministro civil, neutralizando o argumento de que o órgão centralizador se transformaria em um feudo do Exército.
 
(Do livro O governo castelo Branco, vol 1, Bibliex, págs. 205 e 206). Abraços. Caminha.  
 


Última alteração em 03-08-2007 @ 02:05 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada