Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
Breve Histórico da Polícia Militar do Pará
Inserido por: Coordenador
Em: 03-14-2007 @ 07:10 pm
 

 

Fonte: site da PMPA

BREVE  HISTÓRICO DA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ
(1818 – 2005)


        É uma Instituição Militar de Segurança Pública, criada em 1818 no Governo do Conde VILLA FLOR, com a denominação de CORPO de POLÍCIA, sob o comando de JOSÉ VICTORINO DE AMARANTE, do corpo de Artilharia da Capitania do Grão-Pará e Rio Negro. Recebeu outras denominações, como: Guarda Militar de Polícia (1820 - 1831); Corpo de Municipais Permanente (1831 - 1836); Corpo de Polícia do Pará (1836 - 1847); Corpo Principal de Caçadores de Polícia (1847 - 1865); Corpo Paraense de Voluntários da Pátria (1865 - 1870); Corpo Militar de Polícia do Pará (1885 - 1894); Regimento Militar do Estado (1894 - 1905); Brigada Militar do Estado (1905 - 1930); Força Pública do Estado Pará (1935) e, por força do Decreto 1.516, de 09 de Fevereiro de 1935, POLÍCIA MILITAR DO PARÁ.

        Participou de conquistas gloriosas em defesa da Pátria, nas batalhas da Guerra do Paraguai e da Campanha de Canudos, nos sertões da Bahia. Nesse episódio, no dia 25 de Setembro de 1897, o CORONEL PM ANTÔNIO SÉRGIO DIAS VIEIRA DA FONTOURA consagrou-se no comando do 2º Corpo de Regimento Militar do Estado, ao abrir caminho para vitória das forças expedicionárias contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. O herói de Canudos é o Patrono da Corporação.

        Tendo como alicerce a hierarquia e a disciplina militar, a Polícia Militar do Pará é componente da Defesa Social e do Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado, executando essencialmente ações de Polícia Ostensiva, Comunitária e Assistencial.

 


Última alteração em 03-14-2007 @ 07:10 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada