Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
O ingresso das mulheres na Marinha
Inserido por: verdade
Em: 03-18-2008 @ 12:04 am
 

 

Em 7 de julho de 1980, por iniciativa do então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, era criado o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, com atuação na área técnica e administrativa. 
Empreendimento pioneiro nas Forças Armadas brasileiras, o ingresso da mulher na carreira militar-naval abriu novas pespectivas profissionais para esse segmento e mostrou-se, ao longo do tempo, de grande valor para a instituição.
Em 1º de janeiro de 1998 foi efetivada a integração das militares femininas aos Corpos e Quadros da Marinha, decorrente da reestruturação feita à luz da Lei nº 9519, de 26 de novembro de 1997.

As mulheres poderão, agora, ingressar no Corpo de Engenheiros da Marinha, Corpo de Intendentes da Marinha, Quadros de Médicos, de Cirurgiões-Dentistas, de Apoio à Saúde e Técnico. A mudança, entre outras inovações, permite, à mulher, igualdade de condições aos homens no acesso a promoções e cursos.

O pioneiro Corpo Auxiliar Feminino foi extinto; a mulher não faz mais parte de um grupo isolado na Marinha, ficando, assim, mais integrada, mais participante, inclusive, das decisões de alto nível da MB, já que, agora, pode ascender a postos de até Vice-Almirante.
Hoje, há mulheres que embarcam para cumprir determinadas comissões em navios hidrográficos e oceanográficos e até mesmo em navios de guerra. Outras ainda, fazem parte de tripulações de helicópteros.

 


Última alteração em 03-18-2008 @ 12:04 am

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada