Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
História do Comando Militar do Sul
Inserido por: Neder
Em: 04-09-2008 @ 10:47 am
 

 
O 1º órgão que dirigiu os rumos do Exército na região sul do país, foi a Inspetoria de Regiões, criada em 1921 com jurisdição  sobre os estados do Rio grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso, teve a sua sede em Porto Alegre por apenas quatro anos sendo logo em seguida transferida para o Rio de Janeiro. Em 1944, as Inspetorias de Regiões foram substituídas pelos Grupos de Regiões Militares, ainda com sede na capital federal.


       Em 1946, o 1º Grupo de Regiões Militares transformou-se em Zona Militar Sul, a partir de 1952, com a reorganização do Exército Brasileiro, recebeu novas atribuições e responsabilidades e no ano seguinte passou a ter a sua sede em Porto Alegre, no prédio do Quartel General da 3ª Região Militar. De órgão de planejamento  transformou-se em comando operacional com responsabilidades administrativas, de disciplina e justiça sobre a área de sua jurisdição.


       A Zona Militar Sul compreendia os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, subordinando todos os comandos de Grandes Unidades nas áreas das 3ª e 5ª Regiões Militares, com sede em Porto Alegre e Curitiba respectivamente.
Esta divisão será mantida até 1956 quando ocorre a reestruturação do Exército Brasileiro. As antigas Zonas Militares transformam-se em 4 exércitos. Porto Alegre era  a sede do III Exército.


         Mais tarde, o Ministro do Exército General Leônidas Pires Gonçalves, definiu através do Decreto Nº 91 778, assinado pelo Presidente da República José Sarney a nova a  divisão da Força Terrestre.  Os Exércitos e seus Comandos foram extintos em 1985, passando a serem Comandos Militares de Área diretamente subordinados ao Ministério do Exército.
O Comando Militar Sul tem como missão manter a soberania na região sul do Brasil, para tanto mantêm 50.000 militares, ou seja, um quarto do efetivo do Exército Brasileiro, 75% dos meios mecanizados existentes na força terrestre, 18 oficiais generais, 162 Organizações Militares e 20 Tiros de Guerra.

          O Comando Militar do Sul, desta forma, é o legítimo herdeiro das honrosas tradições castrenses de bravura, sacrifício e desprendimento empenhadas na conquista e consolidação das fronteiras deste torrão meridional  do Brasil.

 


Última alteração em 04-09-2008 @ 10:49 am

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada