Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
A Marinha do Brasil e o telégrafo sem fio
Inserido por: Juvenal
Em: 06-04-2008 @ 06:19 pm
 

 
  • Texto publicado em 03 de Junho de 2008 -

  • por Laire José Giraud *
     
     

    Poucos sabem que Marinha do Brasil foi a pioneira na transmissão de telégrafo sem fio no País. O legendário cruzador “Barroso” fez essa comunicação inédita nos dias 26 e 28 de setembro de 1905. Ele deixou a barra do Rio de Janeiro e transmitiu os sinais telegráficos para a famosa Ilha Fiscal, local onde aconteceu o último baile do Império, cinco dias antes da proclamação da República.

    O Barroso foi a belonave escolhida pela Marinha para receber a primeira estação de telégrafo sem fio do Brasil. O navio foi construído na Grã-Bretanha pelo estaleiro Armstrong Mitchell, media 100 metros de comprimento, deslocava 3.446 toneladas, e uma tripulação composta 307 homens. Foi comissionado em 1895.

     

    O aparelho transmissor era da marca Telefunken, de fabricação alemã, e era considerado um dos melhores do mundo. Mas nem tudo isso foi suficiente para satisfazer os incrédulos. Eles diziam que era impossível enviar e receber mensagens sem fio.

     Parabéns à Marinha do Brasil por ter sido a percussora na utilização do telégrafo sem fio, naquele longínquo setembro de 1905.

     


    Última alteração em 06-04-2008 @ 06:19 pm

    [ Envie esta História para um amigo! ]

     
    Comentar
    Comentar
    Veja mais
    Veja mais
    Perfil do usuário colaborador
    Perfil do usuário colaborador
    Envie uma Mensagem Privada
    Envie uma Mensagem Privada