Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
Cool.gif
Ricardo Franco de Almeida Serra - Patrono do Quadro de Engenheiros Militares
Inserido por: Coordenador
Em: 08-03-2009 @ 10:34 am
 

 

(03 de agosto - Dia do Quadro de Engenheiros Militares)

     Filho de um funcionário subalterno das Cortes portuguesas,  nasceu no ano de 1748, em Portugal. Em 1762, ingressou na Academia Militar, concluindo, em 1766, os cursos de Engenharia e Infantaria. Em 1795, após 15 anos de Brasil, sempre trabalhando em regiões inóspitas, sem um único período de repouso ou de férias, já Tenente-Coronel, apresentava como trabalhos principais: conclusão das obras do Forte Príncipe da Beira, conclusão do Quartel dos Dragões em Vila Bela e a  construção do Forte de Coimbra.

No campo da cartografia, foi o maior responsável pela quase totalidade dos documentos da época, relativos às nossas regiões Norte e Oeste. Durante muitos anos permaneceu no comando de fronteiras do Sul, no Forte de Coimbra, onde, em 1801, empreendeu  a heróica e vitoriosa defesa daquela fortificação contra o ataque de poderosa força espanhola. No dia 21 de Janeiro de 1809, faleceu no comando do mesmo Forte de Coimbra, que havia construído e ajudara a defender.

(http://www.cdocex.eb.mil.br/homepatronos.htm)

 


Última alteração em 08-03-2009 @ 10:34 am

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada