Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
A AHIMTB no simpósio 50 anos da morte do Gen Miguel Costa
Inserido por: ClaudioBento
Em: 09-20-2009 @ 09:20 pm
 

 

General Miguel Costa

Cel Cláudio Moreira Bento Presidente da AHIMTB
O presidente da AHIMTB esteve presente no Simpósio 50 anos da morte do Gen Miguel Costa, em 18 set 2009, no complexo Arquivo Histórico, Museu e Biblioteca do Museu da Policia Militar que preserva de maneira simples, objetiva e exemplar a memória histórica desta corporação, em que pese os poucos recursos de que dispõe.
O General  Miguel Costa foi em realidade o comandante da célebre Coluna Miguel Costa/ Prestes que percorreu o Brasil em 1924/26 e por preconceitos e manipulações  consagrada injustamente como Coluna Prestes. Circunstância reafirmada por Luiz Carlos Prestes em programa de TV, presente Miguel Costa que ai faleceu tomado de forte emoção por este reconhecimento histórico  público.
Miguel Costa foi além o comandante da Vanguarda da Revolução de 1930 e comandante da Policia Militar de São Paulo
Foram palestrantes o historiador  Cap PM Hélio Tenório dos Santos, ocupante da cadeira especial da AHIMTB Gen Miguel Costa que inaugurada foi pelo historiador da PMSP Cel Eldiberto de Oliveira Mello, atual Patrono, em vida,   de Cadeira da AHIMTB e seu Delegado na PMSP.  Falaram sobre o personagem o jornalista Domingos Meireles e mais o Dr Paulo Cunha e a Dra Ilka Stein Cohen professora da  USP.
O Simpósio foi aberto de maneira brilhante e de improviso pelo Cel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda, Diretor do Centro de Aperfeiçoamento de Estudos Superiores da PMSP, representando o Comandante Geral da Força em missão no interior do Estado.
O dinâmico diretor do Museu Ten Cel Res PMSP Álvaro Guimarães dos Santos agraciou autoridades que contribuíram com o evento com a Medalha General Miguel Costa e  inclusive o Presidente da AHIMTB.
Esta presidência recebeu do historiador Ten Cel PMSP Paulo Adriano L.L Telhada , comandante da ROTA,  livro de sua autoria intitulado A PMSP nos campos da Itália, sobre a saga escrita por 80 policias da PMSP que constituíram a Policia Militar da FEB, uma contribuição original do Ten Cel Telhada sobre assunto pouco conhecido e em detalhes, abordados  em 631 paginas enriquecedoras da história da FEB.
Foi levantado  pelo Diretor do Museu Ten Cel Álvaro assunto quase que esquecido no Exército, a criação pelo Marechal João Baptista Mascarenhas de Morais de 3 batalhões femininos, como comandante da 2ª RM, e que um deles foi integrado por Ligia Fagundes Telles. O Ten Cel Álvaro conserva o uniforme da comandante geral dos batalhões e regulamentos assinados pelo Marechal . E começa o seu esforço para tentar resgatar dos arquivos da 2ª RM esta esquecida iniciativa. Que ele tenha sucesso!
Notável contribuição ao museu tem sido dado por oficiais voluntários que lá trabalham ajudando o seu Diretor o historiador e jornalista Cel Geraldo de Meneses Gomes, antigo Diretor do Museu e do Ten Cel José Paulo Ferreira Teixeira o Moderador dos Debates do Simpósio e inventor do Fiel Retrátil , o cordão que prende o revolver ou pistola ao ombro do seu portador que veio a prevenir acidentes fatais que ocorriam com o sistema anterior.

 


Última alteração em 09-20-2009 @ 11:40 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada