Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
17 Dez - Fundação da Biblioteca do Exército (1881)
Inserido por: Coordenador
Em: 12-17-2009 @ 11:35 am
 

 

A Biblioteca do Exército foi criada pelo Conselheiro Franklin Américo de Menezes Dória, Barão de Loreto, então Secretário de Estado e Negócios da Guerra, em 17 de dezembro de 1881.

Sua instalação solene ocorreu a 4 de janeiro de 1882, no então Quartel do Campo da Aclamação, hoje Palácio Duque de Caxias, Rio de Janeiro, na presença do Imperador D. Pedro II.

Suas origens remotam às bibliotecas preconizadas pelo Marechal-General Friedrich Wilhelm Ernest, Conde de Schaumbourg-Lippe, em uma "Memória" de 1773, como parte da reorganização militar portuguesa.

Em 1937, na gestão do Ministro da Guerra, General Eurico Gaspar Dutra, a Biblioteca do Exército foi reorganizada pelo General-de-Divisão Valentim Benício da Silva, recebendo, na oportunidade, encargos de editoração, que mantém até hoje.

 

Subordinação

A Biblioteca do Exército está diretamente subordinada à Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, órgão técnico-normativo responsável pelo planejamento, coordenação e fiscalização das atividades culturais do Exército Brasileiro, pela preservação do patrimônio histórico e divulgação da história militar, além do estímulo ao estudo e à pesquisa das tradições nacionais.

 

Localização

A BIBLIEX encontra-se instalada em um histórico prédio no centro da cidade do Rio de Janeiro, denominado Palácio Duque de Caxias (PDC), antigo Ministério da Guerra, possuindo ainda outras sucursais.

 

(http://www.bibliex.com.br/job/)

 

 


Última alteração em 12-17-2009 @ 11:35 am

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada