Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
2001-Resendo 200 anos
Inserido por: ClaudioBento
Em: 07-03-2006 @ 09:50 pm
 

 

CENTENÁRIO DO RESENDENSE DO SÉCULO XX

Em 22 abril completaria 100 anos ,se vivo fosse, o Engenheiro Civil Tácito Viana Rodrigues, que consideramos o maior resendense do século XX, pela projeção de sua obra, como construtor de 12 bairros em Resende, num total de 422 lotes e ,107 pontes pelo Brasil afora, onde em todas colocava gravada a expressão - TVR-Resende/RJ, lembrança de seu berço natal. Cidadão prestante ,como se vê, que não enriqueceu e terminou seus dias em 29 jun 1994 ,aos 93 anos, como pensionista do INSS.Tácito Viana Rodrigues formou-se engenheiro civil ,em 1926 ,pela Escola Politécnica do Rio. Sua primeira grande obra foi a construção da Rodovia Resende-Riachuelo, inaugurada no aniversário de Resende ,em 29 setembro 1928 ,pelo Presidente Washington Luiz ,que iniciou o advento  do rodoviarismo no Brasil sob o lema:” Governar é construir estradas.”

 

         Tácito Viana tinha por lema “Tudo o que deve ser feito merece ser bem feito”, um                 pioneirismo da Qualidade total.

 

            Patriota verdadeiro, não esquecia de nos feriados mandar hastear o pavilhão Nacional na     sua firma  e residência.

 

               Como empresário revelava grande preocupação pelos seus funcionários, financiando 

        moradia aos mesmos, com prestações a preços fixos e sem reajuste, talvez um pioneiro do SFH.

        Era bisneto do português Sebastião José Rodrigues, casado ,em 1777 ,na ilha do Faial ,dos Açores ,com uma natural do local e que se transferiram para o Brasil, com a Família Real ,em 1807, fixando residência em Bananal. Era neto de Francisco Pereira o doador da área onde se ergue e em torno do GE Oliveira Botelho para Campo de  Manejo ( Campo de Manobras )dos 250 Voluntários da Pátria de Resende que lutaram na Guerra do Paraguai ,daí a origem do nome do bairro Manejo ,que um dia foi Campo de Manejo de Tropas .

Eis em largos traços o perfil do resendense do século que tanto fez por  Resende e tanto a honrou e que um resendense o classificou , “como o melhor prefeito que Resende teve sem ter sido seu prefeito  .”

(x) Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e emérito das academias Resendense e Itatiaiense de História e      irmão  da Confraria dos Cidadãos de Resende.

 


Última alteração em 07-03-2006 @ 09:50 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada