Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
Construções dos fortes
Inserido por: GrupoGuararapes
Em: 06-07-2010 @ 01:29 pm
 

 

 

 

O primeiro forte do Rio foi construído em 1532 e não existe mais. A fortaleza, conhecida como Casa de Pedra, ocupava a região onde atualmente é o bairro do Flamengo, mais precisamente a Rua Barão do Flamengo. O nome da construção se devia ao fato de que ela se destacava entre as casas de madeira da área. De acordo com Adler Homero de Castro, historiador do Iphan, a fortaleza foi desativada três meses após ser concluída.

- A cidade foi abandonada e, com a chegada dos franceses, em 1555, foi construído o Forte de Villegaignon. Ele precisou ser reerguido após ser destruído pelos portugueses quando ocuparam a cidade - contou.

De acordo com o historiador, quando os franceses foram expulsos da cidade, em 1567, os portugueses construíram também o Forte do Castelo, no Centro, que desapareceu com o tempo. Segundo Adler Homero, a partir daí, vários outros foram sendo erguidos ao longo dos anos. Na atual Avenida Lúcio Costa, na Barra, por exemplo, três fortalezas defendiam a costa da cidade. Não há nem mesmo vestígios delas atualmente.

- O Rio era o ponto principal de defesa da parte sul do Brasil. Por isso, teve tantos fortes. A maior parte desapareceu. Atualmente, em todo o estado, há 30 fortes, incluindo os que estão em ruínas - diz Homero.

O último forte construído, em 1943, foi o Paiol da Tambayba, no complexo do Imbuí, em Niterói.

 


Última alteração em 06-07-2010 @ 01:29 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada