Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
O Herdeiro da invicta espada do patrono do Exército
Inserido por: claudiobento
Em: 08-27-2012 @ 12:24 pm
 

 

Na oportunidade de mais uma entrega de espadins na AMAN o resgate do amigo do Duque de Caxias a quem ele doou a sua invicta espada da qual
o espadim dos cadetes é cópia fiel em escala.
Cel Bento
Presidente da FAHIMTB e AHIMTB
Resende Marechal Mário Travassos

Marechal João de Souza Fonseca Costa (1823-1902)

O Herdeiro da espada de campanha do Duque de Caxias
Cel Claudio Moreira Bento(x)
O Marquês de Caxias assim se referiu a este esquecido personagem como registro em nosso livro Caxias e a unidade Nacional (Porto Alegre:AHIMTB,2003), ao tratarmos do Espadim de Caxias ,arma privativa dos cadetes do Exército, e cópia fiel em escala da invicta espada de 6 campanhas do Patrono do Exército e da Federação de Academias de História Militar Terrestre do Brasil(FAHIMTB) e academias federadas . Herói esquecido que como tenente fora o seu Ajudante de Ordens de Caxias na Guerra contra Oribe e Rosas 1851-1852 e mais tarde, como coronel, o seu chefe de Estado-Maior na Guerra do Paraguai 1866-1868.

 

Leia o texto na íntegra baixando o arquivo para seu computador aqui.

 


Última alteração em 08-27-2012 @ 12:24 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada