Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
COLEÇÃO GRANDES LÍDERES - A Vida de Carlos Salvador - Agradecimentos
Inserido por: Itauna
Em: 05-06-2014 @ 04:48 am
 

 

 

Agradecimentos

            Em primeiro lugar, quero registrar minha gratidão para a CAPES (coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior) por ter financiado esta pesquisa durante os dois anos e meio que passei como mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional/UFRJ.

            Ao meu orientador, professor Gilberto Velho, agradeço pelo apoio, pelas sugestões atentas, pela generosidade intelectual e, principalmente, pela compreensão que demonstrou durante o período de trabalho.

            Muitos foram os professores que, no decorrer dos meus anos tanto de mestrado quanto de graduação, procuraram me incentivar na trajetória acadêmica. Por isso, posso estar correndo o risco de não citar alguns nomes, pelo que peço, antecipadamente, mil desculpas. Mas eu gostaria imensamente de agradecer a alguns professores em especial, por terem contribuído de maneira mais decisiva a produção deste trabalho.

            Os professores Everaldo Rocha, Rosane Manhães Prado e Gladys Sabina Ribeiro foram os avalistas da minha entrada no PPGAS e eu não canso de ter palavras para agradecer as cartas gentis com que me recomendaram e o interesse demonstrado posteriormente. Aos professores Humberto Machado e Raquel Soihet, agradeço a preocupação constante e os bons conselhos. Gostaria de registrar também o meu sincero agradecimento ao professor Antônio Carlos Souza Lima pelo que aprendi em seu curso sobre métodos e técnicas de pesquisa em antropologia e por suas palavras de incentivo. E também aos professores Luiz Fernando Duarte e Giralda Seyferth, que se dispuseram, gentilmente, a participar da avaliação do meu projeto de mestrado, contribuindo com sugestões e críticas de extrema importância.

            Durante o percurso desta pesquisa, contei com a paciência da professora Ângela Marta, chefe do departamento de Comunicação da Universo, e de Sérgio Carrara, coordenador da pesquisa "Violência contra a Mulher", no Iser, nos meus constantes pedidos de "licença", além do incentivo constante. Agradeço também, pelo mesmo motivo e pelas boas horas de convívio , aos meus alunos.

            Meus pais, Antônio José e Maria Lucia, bem como minha tia Lena, sempre estiveram por perto, apoiando moral e logisticamente esta pesquisa e contribuindo com o carinho de sempre. Meu irmão Luiz e minha cunhada Ana Beatriz procuraram sempre ajudar com boa vontade e atenção.

            Carlos Salvador, Dona Maria e todo o pessoal da Sobenco foram sempre receptivos e gentis, e é muito bom saber que se é bem-vindo em algum lugar. O convívio durante a pesquisa de campo na Sobenco foi agradável e motivante, principalmente pela seriedade do trabalho empreendido na instituição.

            No PPGAS, Tânia, Jaqueline e os demais funcionários da Secretaria sempre foram muito atenciosos e preocupados em ajudar. Da mesma forma, foi um prazer conviver com Cristina, Izabel e todo pessoal da biblioteca do Programa, e com Adilson, responsável pela xerox.

            Não poderei aqui agradecer nominalmente a todos os meus amigos que, felizmente, são muitos e bons. Todos tiveram uma enorme paciência comigo, dando descontos pelos meus "sumiços" e pelos rompantes "ariânicos" que me são peculiar quando meio tensa. A todos, meu super, hiper obrigado.

            Tentando ao máximo não ser injusta, citarei somente aqueles amigos que, de alguma forma, tiveram uma participação mais direta na construção deste trabalho. Assim, meus sinceros agradecimentos a : Vânia Laranjeiras, autora das fotografias que acompanham essa dissertação; Roberto Mauro, Ursula Hartallan, José Maurício Arrutti, Luciana Heymann, Sônia Travassos e Patrícia Aquino, pelas boas conversas e as muitas sugestões; Angélica Brum e seu Valter, apesar da distância toda, porque essa dissertação faz parte da nossa história; Ana Amélia, por nossa correspondência alentadora: Zezé Vargas, pela disposição profissional de revisar esta dissertação.

            Por fim, gostaria de agradecer àqueles que, querendo ou não, foram, em épocas e contextos distintos, co-responsáveis pelo que se segue nas próximas páginas. Para esses, meus beijos mais doces: Bernardete Braga, Adriana Vianna, Adriana Facina e Gustavo Carvalho (com a pequena Giulia)

"Enquanto isso

anoitece em certas regiões

e se pudéssemos ter a velocidade

para ver tudo

assistiríamos tudo".

(Marisa Monte e Nando Reis)

 


Última alteração em 06-02-2014 @ 01:01 am

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada