Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
INFANTARIA PURA CEL Luiz Abner de Souza Moreira
Inserido por: Itauna
Em: 05-15-2014 @ 12:33 am
 

 

 

MINISTÉRIO DA DEFESA

57º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO (Es)

(GRAREI)Grêmio Recreativo Amigos do REI

 

"INFANTARIA PURA" 

 

TC LUIZ ABNER DE SOUZA MOREIRA 

 

PAVILHÃO: SALA DE LUTA

Assumiu em 04 de dezembro de 1961 à 03 de abril de 1964, em 28 de novembro de   1961, vindo do  23º BC.

Ref. Elogiosa – em 22 de dezembro de 1961, foi publicado ter sido louvado pelo Exmo Sr General Comandante do GUEs, nos seguintes termos: “A apresentação de todo material ao GUEs, pertencente ao acordo militar, Brasil - EUA, feita durante a honrosa visita de um grupo de Congressista dos Estados Unidos da América do Norte deu a este Comando plena satisfação, não só pelo bom aspecto da manutenção, mas, também, pela dedicação e esforço empreendidos pelos Oficiais do Estado Maior do GUEs, dos Senhores Comandantes de Unidades e seus oficiais e praças. Foi sem dúvida, uma apresentação a altura da tradição deste grupamento e de repercussão altamente benéfica para o nosso Exército. É, pois, com maior prazer que consigno o meu caloroso elogio ao Coronel LUIZ ABNER DE SOUZA MOREIRA, comandante do RESI . (individual)

Em  14  de  março de 1962, foi publicado ter sido elogiado pelo Exmo Sr. Gen.    Comandante do GUEs, nos seguintes termos : Coronel Luís Abner de Souza Moreira,        Comandante do REsI, pelo louvável esforço em apresentar sua unidade, constituída de um contingente recentemente incorporado e não obstante o faz em muito boas          condições, por ocasião da visita a Guarnição da Vila Militar, realizada pelo Excelentíssimo          Sr. Presidente da República, pelo Presidente do Conselho de Ministros e Ministro da Guerra, como parte da solenidade comemorativa do Décimo Sétimo ( 17º ) Aniversário          da tomada de Monte Castelo.

Em 15 de  Março  de  1962, foi publicado por ter sido elogiado pelo Exmo Sr. Gen. Cmt.         do GUEs, nos seguintes termos : por ocasião do Aniversário do Regimento Escola de       Infantaria, no dia primeiro do corrente, este Comando teve a grata satisfação de estar        presente a comemoração programada, com a informação dada pelo Cel. Abner de Souza        Moreira comandante do REsI, diante de toda a assistência as comemorações e de sua         Unidade formada, de que havia realizado, por todo o REsI, os tiros número 01 de combate.

Em 18 de Junho de 1962,  foi publicado a seguinte referência elogiosa Estado do Ceará,         Polícia Militar do Ceará - Estado Maior - Primeira Seção - Relação das alterações ocorridas com o oficial abaixo, durante o período de 14 de Agosto de 1941 a 27 de Fevereiro de 1942. Posto Coronel comissionado. Nome: Luiz Abner de Souza Moreira. Em         1941, foi público por haver sido por ato da Intentona Federal neste Estado,      comissionado no posto de Coronel desta corporação e consequentemente designado para assumir o respectivo Comando. Na mesma data, assumiu o Comando da força pública do Ceará em substituição do Tenente Coronel José Honorato dos Santos Carneiro. Em 28,          ficou declarado que o Cap Luís Abner de Souza Moreira passa a disposição do Governo do         Ceará, para Comandar a Força Policial deste Estado.

Em 24 de julho de 1962 foi elogiado pelo Sr Cmt do GUEs, nos seguintes termos: “Louvo O Cel Luiz Abner de Souza Moreira pela excelente apresentação de sua Unidade, na    revista e pelo garbo do desfile mensal realizado no dia 06 último e relativo ao mês de        junho com todo material orgânico. Esta apresentação, mais uma vez demonstrou o          cuidado com o material e o carinho com que o Comandante da Unidade trata da questão          relativa ao treinamento dos seus homens.

 - A 09 Ago, foi público ter sido louvado pelo Exmo Sr Cmt do GUEs, tendo em vista a   recente crise política que abalou a Nação, por ocasião da substituição do Primeiro          Ministro, nos seguintes termos: “Coronel Luiz Abner de Souza Moreira, Cmt do REsI,          manteve sua Unidade sempre pronta para ser empregada de acordo com as     determinações deste Comando. Colaborador valioso de todas as horas, constituiu uma        garantia de segurança e tranqüilidade para o GUEs. Ao Coronel Luiz Abner de Souza   Moreira, Cmt do REsI, os agradecimentos do Cmt do GUEs. (individual).

Em 30 de Outubro de 1962, elogiado nos seguintes termos:  Tendo sido desligado do 23º      BC o Cap Luiz Abner de Souza Moreira, para servir na Força Pública do Ceará , cumpre-      me reconhecer o quanto foi útil , para a administração , inovação e disciplina de sua          companhia a ação de comando desse zeloso e digno Oficial , nas inspeções que realizei   no 23ª BC , o Cap. Moreira , apresentava sua companhia em bom estado de correção ,     disciplina e eficiência , obtendo , pelo seu exemplo pessoal , o  prestígio de sua        autoridade. Ao distinto camarada apresento os meus votos de felicidade na espinhosa      missão que vai desempenhar, ajuntando os agradecimentos e louvores que com prazer   lhe faço.

A 12 Nov, foi público ter se deslocado no dia 11 do corrente, às 06:15h pela Rodovia Rio-      São Paulo, com destino a região  de Rezende, comandando o Regimento, para fins de        Manobra.

Em 06 abr 64, elogiado pelo Cmdo do GUEs pela completa dedicação e entusiasmo que                        demonstrou a frente do REI. Elogiado também pelo trabalho social prestado ao       Lions Clube RJ.

 

FONTES DE CONSULTA:         

A)          Arquivo do Regimento Escola de Infantaria.         

B)          Grêmio Recreativo Amigos do REI (GRAREI).

 

Em 16 mar 62, elogiado pelo cmdo da 1ª RM pelo excepcional montagem realizada para                        atender a mecânica da mobilização da tropa, conseguindo que a Unidade em 3       horas recebesse 1600 reservistas em seu plano de chamada.

Em 03 abr 64, passou o comando do REI ao CEL AUGUSTO JOSÉ PRESGRAVE.

 

"O EXÉRCITO BRASILEIRO SÓ PODERÁ SER DESTRUIDO POR ELE MESMO"

 

 

 


Última alteração em 05-16-2014 @ 06:39 am

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada