Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
INFANTARIA PURA - Cel João Baptista de Mattos
Inserido por: Itauna
Em: 05-15-2014 @ 11:21 pm
 

 

 

MINISTÉRIO DA DEFESA

G U Es

57º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO (Es)

(GRAREI)

Grêmio Recreativo Amigos do REI

"INFANTARIA PURA"

 

RESGATE HISTÓRICO DO REI

 

 

CEL JOÃO BATISTA DE MATTOS

 

PAVILHÃO : CFST/ALOJAMENTO DA ANTIGA BASE ADM  

TC JOÃO BATISTA DE MATOS 28 Abr 53 A 06 AGO 1954

 

Em  18  de  Abril  de  1953, passou o comando do GUEs ao Sr. Coronel  João Carlos Graes.

Em  28  de  Abril  de  1953, assumiu o comando  do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado  (Es) REI.

Em  26  de  Maio  de  1953, recebeu Referência Elogiosa por ocasião das visitas dos Adidos Militares das  Embaixadas da  Argentina – Bolívia -  Chile -  EUA  - Equador  -  França – Grã-Bretanha – Itália e  Paraguai ao Regimento Escola de Infantaria, onde o                          coroamento desta visita foi realizado com brilho e galhardia, causando magnífica impressão  aos visitantes.

 - A 12 Jul, foi público ter assumido o comando do GUEs, nesta data, em virtude de ter que seguir para os Estados Unidos da América do Norte em viagem de instrução o Exmo Sr Gen Cmt daquele Grupamento.

A 06 Ago, foi público conforme Portaria nr 490 de 26 Jul 54 publicada no DO 171 de 28 Jul 54, ter o Exmo Ministro de Estado e Negócios da Guerra resolvido nomeá-lo Oficial do seu Gabinete, sendo em conseqüência excluído do estado efetivo do Regimento. A 15 de julho, foi público ter sido louvado nos seguintes termos: “o Exmo Sr Mar Chefe do  Estado Maior das Forças Armadas e as demais autoridades que assistiram à revista e ao desfile do GT 1, realizados na manhã do dia 18 Jun último, fizeram referências elogiosas a respeito da maneira como se apresentaram os elementos do GUEs que constituem o GT 1. É pois com satisfação e justamente orgulhoso que cumpro o dever de elogiar o seguinte Comandante de Unidade Cel João Batista de Matos Cmt do REsI, por ter demonstrado suas qualidades de comando, se esforçar com eficiente entusiasmo e grande interesse, para que sua unidade se apresentasse na revista e no desfile, pela forma perfeita que o fizeram testemunhando assim, adiantada instrução de sua tropa e o cuidado com que procura manter em bom estado, variado e precioso material  de guerra  que a nação lhe confiou. (individual) (BI nr 133, de 12 Jul 04, do GUEs).

 

Em  06  de  Agosto  de  1954 , Foi condecorado com a medalha “MARIA QUITÉRIA”, de acordo com a Port Nr 503 de 30 jul 54, e publicado no DOU Nr 176, de 03 Jul 54, sendo agraciado pelo Exmo  Sr Ministro dos Negócios da Guerra.

Em  06  de  Agosto  de  1954 , foi nomeado Oficial de Gabinete do Exmo Sr.

Ministro de Estado a Negócio da Guerra.

Em  06  de  Agosto  de  1954,  passou o comando do Regimento Escola de infantaria ao Sr.

Coronel Pedro Paulo de Moura. 

A 06 Ago, foi público conforme portaria nr 503 de 30 Jul 54, publicada no DO nr 176 de 03 Jul 54, ter sido agraciado pelo Exmo Sr Ministro de Estado dos Negócios da Guerra, de acordo com a Portaria nr 342, de 21 Ago 53, com a Medalha Maria Quitéria.         06 ago, foi público conforme BI do GUEs nr 153 de 05 do corrente mês, ter sido autorizado a passar o comando de REsI ao seu substituto eventual, tendo conseqüentemente passado nesta data o comando desta Unidade ao substituto legal, Ten Cel Pedro Paulo de Moura.     

 

"O EXÉRCITO SÓ PODERÁ SER DESTRUIDO POR ELE MESMO"

 


Última alteração em 05-15-2014 @ 11:26 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada