Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
INFANTARIA PURA - Cel Henrique Gomes
Inserido por: Itauna
Em: 05-15-2014 @ 11:45 pm
 

 

 

MINISTÉRIO DA DEFESA

G U Es

57º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO (Es)

(GRAREI)

Grêmio Recreativo Amigos do REI

"INFANTARIA PURA"

 

RESGATE HISTÓRICO DO REI

 

CEL MANOEL HENRIQUE GOMES

 

 

TC MANOEL HENRIQUE GOMES empresta seu nome ao pavilhão onde está instalada a 1ª Cia Fuz

Foi designado para comandar o Batalhão em 05/01/37, oriundo do 2º BC, apresentou-se em 11/01/37,   foi   promovido   ao  posto   de   coronel, por merecimento, de acordo com o decreto de 24 maio, publicado no DO nº 119 de 28 maio de 1937.

Durante seu Comando recebeu vários missões para o Batalhão objetivando manter a ordem pública e a paz no seio da família brasileira, dentre elas podemos destacar o deslocamento do Batalhão na noite de 08 junho, com destino a capital de São Paulo. Prosseguiu viajem para Quitaúna-SP, Curitiba-PR, São Francisco-SC, no porto de Imbituba, passou a fazer parte do grupamento “D” comandado pelo Sr Gen Div MANOEL DE CERQUEIRA DALTRO FILHO, segue para cidade de Tubarão-SC, onde o Cmt do Btl assumiu  o Comando da Guarnição. Passou o Comando do REI ao TC ALEXANDRE ZACARIAS DE ASSUNÇÃO, este oriundo do 5º RI.

O cheiro de pólvora que impregnava a Europa nesta época , começou a exalar no Brasil, fazendo com que o Sr. Ministro da Guerra se preocupasse em ter os melhores militares no comando das O.M.

Sabendo que o Batalhão Escola era uma de suas melhores OM, o Ministro escolheu para o seu comando o até então Tenente Coronel Manoel Henrique Gomes.

No dia 08/01/1937 ao ficar sabendo da sua designação, Manoel Henrique Gomes se orgulha do seu trabalho recompensado e se alimenta de fé para o cumprimento da sua nova missão.

Em sua apresentação aos seus novos comandados, em 11/01/1937  ele é saudado e reconhecido como possuidor de garra, liderança e amigo dos que lutavam pela nação.

Durante o seu comando, foi reconhecido como herói, no dia 28/04/1937, pelo valor do sacrifício de não gozar férias no ano de 1936, por emergências dos seus excelentes serviços.

Devido aos seus grandiosos feitos no comando do Batalhão Escola , foi-lhe imposto o comando da Guarnição da Cidade de Tubarão na data de 28/05/1937.

O dia da sua glória chegou através da sua promoção a Coronel, fato ocorrido pelo seu majestoso vigor em comandar o Batalhão Escola em tempos tão difíceis. Este importante fato foi decretado em 24/05/1937.

Na noite de 08/05/1937, por ordem do Sr. Chefe do (E.M.E), foi-lhe confiado o deslocamento do Batalhão para a capital de São Paulo em composição da (E.F.C.B.), onde chegou na noite do dia 09/05/1937, prosseguindo viagem para Quitaúna onde pôde alojar-se, afim de se recuperar da viajem anterior, no Quartel do (4º R.I.).

Na noite de 11/05/1937, sob ordem superior, deslocou-se com o Batalhão para Curitiba, no Paraná., em composição da (E.F.) Sorocabana, onde chegou na manhã do dia 14, alojando-se nas dependências da fábrica “Matte Leão”, na Estação de Portão. Em 17/05/1937 seguindo na sua missão com o Batalhão, rumou em composição da (E.F.) São Paulo- Rio Grande, para São Francisco, no estado de Santa Catarina, onde chegou na manhã de 19/05/1937 e alojou-se para repouso.

Em 23/05/1937 seguiu a bordo do “Comandante Ripper”, com destino ao porto de Imbituba, onde chegou na manhã de 24/05/1937. Nesta data o Batalhão passou a fazer parte do agrupamento “D”, comandado pelo Sr. General de Divisão Manoel de Cerqueira Daltro Filho. No dia 25/05/1937 o Batalhão deslocou-se em composição da (E.F.D.) Thereza Christina com destino a Tubarão, onde chegou no mesmo dia.

No dia 04/06/1937, regressou ao Rio de Janeiro, de ordem do Sr. Ministro da Guerra, por ter sido promovido a Coronel por merecimento.

 

 

"O EXÉRCITO SÓ PODERÁ SER DESTRUIDO POR ELE MESMO"

 

 

 


Última alteração em 05-15-2014 @ 11:45 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada