Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
INFANTARIA PURA - Cel Ney de Aragão Costa
Inserido por: Itauna
Em: 05-16-2014 @ 12:03 am
 

 

 

MINISTÉRIO DA DEFESA

G U Es

57º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO (Es)

(GRAREI)

Grêmio Recreativo Amigos do REI

 

"INFANTARIA PURA"

 

RESGATE HISTÓRICO DO REI

 

TC NEI ARAGÃO COSTA

 

PAVILHÃO : GARAGEM DO PEL MNT TRNP

Comandou o 57º Batalhão de Infantaria Motorizado(Es),  de 26 jan 79 a 30 jan 1981

Nomeado Comandante do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado(Es), de acordo com a portaria ministerial 2812, de 29 nov 1979, apresentou-se pronto para  serviço em 26 de janeiro de 1979, sendo incluído no Estado Efetivo do Batalhão.

Apresentou-se ao Comandante do  9ª Bda Inf Mtz, em 01 de fevereiro de 1979, por ter assumido o comando do Btl.

Foi elogiado pelo Comandante da 9ª Bda Inf Mtz em 14 de março, de 1979, quando do seu afastamento do comando daquela grande Unidade, nos seguintes termos:

 “ Ao afastar-me do convívio com os camaradas da 9ª Bda Inf Mtz, cumpro o indeclinável dever de agradecer àqueles que nas esferas de suas atribuições, muito fizeram pelo bom cumprimento das missões recebidas, o Ten Cel Inf QEMA NEI ARAGAO COSTA, COMANDANTE DO 57º Batalhão de Infantaria Motorizado, como experiente oficial do Estado Maior e munido de experiência profissional que muito o credenciam, a pouco tempo no comando da sua Unidade, já demonstrou todo o seu interesse para o melhor desempenho de sua importante atividade. Agradeço ao Coronel ARAGÃO sua colaboração e auguro pleno êxito nas funções.(Individual)”    Foi também elogiado pelo Excelentíssimo Sr Gen Muniz, Cmt da 9ª Bda Inf Mtz, em 27 Set 1979, pelo excelente desfile apresentado por sua Unidade, no desfile de 07 de setembro, causando magnífica impressão aos espectadores e ao Cmt da Bda, refletindo o elevado espírito de corpo, civismo e dedicação ao serviço, dos integrantes do Btl.

Deslocou-se para a cidade de Araxá- MG, em 12 de novembro de 1979 com o objetivo de participar do exercício tático do 1º Exército, regressando em 16 Nov 79.

Foi elogiado pelo Comandante da 9ª Bda Inf Mtz em 16 Nov de 1979, pelo afastamento daquele Comandante de grande Unidade, por ter dado os melhores esforços para manter o consagrado nível de instrução do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado(Es),        unidade modelar do Exército Brasileiro, por ter realizado infinitas cooperações de instrução e outros encargos de natureza variados. Demonstrou dedicação e acerto. Sua OM demonstrou alto grau de adestramento desenvolvendo com excepcional desenvoltura a operação de Ofensiva Planejada, no exercício realizado, cumprindo com exatidão todos prazos previstos e dentro das prescrições doutrinárias.

Implementou a partir de 01 Out 1980, ampla reforma das instalações físicas do Btl, melhorando em muito a apresentação da Unidade. Entre as dependências contempladas, consta a manutenção da casa de força, transformação do Salão de Honra, o museu histórico, sala de RP, construção da sala de meios, reforma geral das cozinhas dos Oficiais, St/Sgt e Cb e Sd e a construção da Pista de Treinamento em Circuitos.

 

NOMES HISTÓRICOS DO  57º BI Mtz (Es)

 

1º Denominação : Batalhão Escola

- Decreto N. 20.986 – de 21 de janeiro de 1932

2º Denominação: Regimento Escola de Infantaria

-Decreto –Lei N. 8.282 – de 04 de dezembro de 1945

3º Denominação: Batalhão Escola de Infantaria

-Port Min  nº 046, de 22 de dezembro de 1971

4º Denominação: 57º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola)

-Port Min Res nº 038, de 07 Nov 72 em complemento à  Port Min  nº 046, de 22 Dez 71 – Reservada.

 

PAVILHÃO  TC  NEY  DE ARAGÃO  ( 1979  -  1981 )

 

  Em  26  de  Janeiro  de  1979, foi nomeado Comandante do 57º Batalhão de Infantaria       Motorizado (Es) – REI.

 

Ao se afastar do convívio com os camaradas da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada Escola. Cumpre indestinável dever de agradecer aqueles que na esfera de suas atribuições , muito fizeram pelo bom cumprimento das missões recebidas : Ten. Cel.  Ney  de Aragão  Costa, Comandante do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado (Es) - REI, como experiente Oficial de Estado Maior e munido das experiências profissionais que muito credenciam , no pouco tempo no Comando de sua Unidade já demonstrou todo  o interesse que foi dedicado ao melhor desempenho de sua importante atividade agradeceu  ao Cel. Ney de Aragão pela sua colaboração pela altura e pleno êxito nas funções .

 

Cumprimentou esse Comando pela excelente apresentação da Unidade no desfile de 07 de Setembro , magnífica impressão causada reflete elevado espírito de corpo , civismo consciente e inteira dedicação ao Exército e seus integrantes .

 

Em  21  de  Julho  de  1980 , o Ministro do Exército no uso de suas atribuições resolveu conceder nos termos , a Medalha Militar de Ouro , com o passador de Ouro , por contar com mais de 30 (trinta) anos de efetivo serviço.

 

Em  03  de  Outubro  de  1980 , o  Ten.  Cel.   Ney de Aragão Costa, participou do Brado Militar do dia da Independência do Brasil. Neste ano de 1980, participou as altas autoridades e grande massa popular que presenciou um espetáculo raro e brilhante, elevado sentido patriótico, causou  viva e positiva intercessão entre a Unidade que tornou parte do desfile

 

"O EXÉRCITO SÓ PODERÁ SER DESTRUIDO POR ELE MESMO"

 

 

 


Última alteração em 05-16-2014 @ 12:03 am

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada