Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
INFANTARIA PURA - Cel SUCUPIRA
Inserido por: Itauna
Em: 05-20-2014 @ 05:02 am
 

 

 

MINISTÉRIO DA DEFESA

57º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO (Es)

(GRAREI)Grêmio Recreativo Amigos do REI

 

"INFANTARIA PURA"

 

NILO SUCUPIRA

 

TC NILO HORÁCIO DE OLIVEIRA SUCUPIRA

 

Assumiu o comando do Batalhão em 04 de fevereiro de 1941, por designação do         Decreto de 30/12/40, publicado no DO de 13/01/41, oriundo da Escola de Estado   Maior, onde destacou-se como Instrutor do Curso de Estado Maior, foi sempre   elogiado pelos superiores e reconhecido pela maneira abnegada como sempre     cumpriu suas missões e comissões apesar das dificuldades, limitação de tempo e    material.

Em todas referências elogiosas que recebeu mostra-se a qualidade de método e          clareza com que atua em busca do êxito. Tendo por diversas vezes à frente  de          Comissões Desportivas e Presidência da então CDR (Comissão desportiva Regional) e           dos Destacamentos Escolas soube como bem preparar suas equipes para as competições despertando e cultivando a raça, a disciplina estreitando os laços de          camaradagem, invocando nos mesmos o espírito dos futuros “CARA DE TIGRE”.

Todos esses fatos e figuras apresentadas, marcam sobremaneira a vida de todo           aquele que serve ou serviu no REI, sempre trazendo a lembrança do prosseguir na    missão, buscando cumprí-la da melhor forma, mantendo viva as tradições dos “CARA     DE TIGRE”.

 

Tenente Coronel Nilo Horácio de Oliveira Sucupira

Nos tempos de guerra, era de suma importância que a Inspeção Geral do Ensino do     Exército fosse comandada por Oficiais competentes e assim aconteceu em 07/02/1941           quando o Exmo. Sr. General Pedro de Alcântara Cavalcante de Albuquerque que se          referiu a este oficial:

“o Tenente Coronel Nilo Horácio de Oliveira Sucupira, acaba de assumir o comando do Batalhão Escola. Pelas afirmações anteriores de sua carreira, feita de trabalho,      cultura, inteligência e devotamento é de esperar um digno sucessor do Coronel     Henrique Baptista Duffles Teixeira Lott”.

Em 30/04/1941, de acordo com a última parte de louvor publicado. Foi publicado o         agradecimento do Sr. Coronel Tristão de Alencar Araripe ao deixar a presidência da      comissão encarregada de rever (R.E.C.I):

“Tenente Coronel Nilo Horácio de Oliveira Sucupira, cuja cooperação eficiente muito     auxiliou aos trabalhos da Comissão de Revisão do (R.E.C.I.), demonstrando grande    capacidade de trabalho, inteligência e cultura. Ao Tenente Coronel Sucupira sob a     revisão da Ordem Unida e Maneabilidade”.

No dia 08/05/1941 o Sr. Coronel Arthur Joaquim Pamphiro, Comandante da Escola      das Armas em visita de inspeção, elogiou o esforço do Comandante para melhorar as        condições do edifício. Um vasto plano de medidas, tendentes não só a melhorar a instrução, como remodelar o edifício, adaptando aos seus fins.

Constatou também capacidade de ação, espírito de iniciativa e capacidade de     comando e administração.

Assumiu o comando do Batalhão Escola no ano de 1940. Foi designado como     Presidente da Comissão encarregada de rever e atualizar o R.E.C.I., em substituição     ao Sr. Cel. Tristão de Alencar Araripe.

Foi elogiado pelo Sr. Gen. Pedro de Alcântara Cavalcante de Albuquerque, ao deixar a função de Inspetor Geral de Ensino do Exército nos seguintes termos: “O Tenente –         Coronel Nilo Horácio de Oliveira Sucupira acaba de assumir o comando do Batalhão   Escola. Pelas afirmações anteriores da sua carreira, feita de trabalho, cultura,   inteligência e devotamento é de esperar que seja um digno sucessor do Coronel     Henrique Baptista Duffles Teixeira Lott”.

Militar que sempre demonstrou grande capacidade de trabalho, senso de responsabilidade e oportunidade. Recebeu vários elogios durante a sua longa carreira,         galgando o posto de Marechal, o mais alto posto de nosso Exército.

Por todas as suas qualidades, como forma de reconhecimento, foi homenageado ao     ter o seu nome eternizado em um dos pavilhões pertencentes ao 57º BIMTz  (Es).

 

 "O EXÉRCITO SÓ PODERÁ SER DESTRUIDO POR ELE MESMO" 

 

 


Última alteração em 05-20-2014 @ 05:02 am

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada