Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
COPA-21 - ECOVILA
Inserido por: Itauna
Em: 05-27-2014 @ 10:49 pm
 

 

 

MINISTÉRIO POPULAR

S  O  B  E  N  C  O

SOCIEDADE BENEFICENTE NUCLEAR COMUNITÁRIA

Alvará nº 000.940, de 24. 03. 2008. Utilidade Pública Lei 4012/83

Fundação: 1º de maio de 1976

 

- BENEF - CULTURAL - DESPORTIVA - EDUCATIVA - FILANTRÓPICA - GUARDIÃ - RECREATIVA -

 

COPA - 21

COMITÊ DE CONSCIENTIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E PROTEÇÃO AMBIENTAL



Ecobairro: o planeta é a nossa casa

O projeto Ecobairro, em São Paulo, surgiu da necessidade de levar para o ambiente urbano alguns dos princípios praticados em ecovilas - movimento presente em mais de 15 mil localidades em todo o mundo. A inspiração do programa vai ao encontro do pensamento de Thich Nhat Hanh, monge vietnamita que diz "se os seus passos forem pacíficos, o mundo terá paz. Se você é capaz de dar um passo em direção à paz, então, a paz é possível no mundo".

Segundo Paullo Santos, coordenador do programa e nucleador de Política Sustentável, uns dos objetivos principais é fazer parcerias com iniciativas existentes de modo a fortalecê-las. Atualmente, o projeto é constituído por oito núcleos de atuação e pesquisa. São eles: Sustentabilidade Espiritual, Saúde Sustentável, Sustentabilidade Política, Comunicação Sustentável, Educação Sustentável, Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Cultural e Sustentabilidade Ecológica.

O Ecobairro atua a partir de projetos-piloto e a demanda pode vir tanto de órgãos públicos quanto de grupos de moradores de determinado bairro ou condomínio. Os profissionais do projeto operaram no sentido de diagnosticar os problemas e, depois, forma um grupo de pensadores do ambiente em questão.

Uma regra muito respeitada nas ecovilas e abraçada pelo Ecobairro é o planejamento de 100% das atividades que se deseja realizar. Para tanto, forma agentes locais, capazes de construir seus próprios caminhos com autonomia, buscando o consenso nas decisões coletivas. Também, apóia os moradores, ajudando-os a encontrar maneiras de praticar a sustentabilidade dentro e fora de suas casas.

Ecovilas

As Ecovilas são comunidades sustentáveis cujo foco é o respeito ao lugar em que se vive, objetivando a criação de condições de suprir as necessidades individuais e da sociedade, destruindo minimamente o meio ambiente. Dentre as prioridades estão: produção local de alimentos, construções ecológicas, sistemas de energias renováveis, economia solidária, processos participativos de tomada de decisões, diversidade cultural e espiritual, visão sistêmica para cuidar da saúde, comunicação adequada e educação transdisciplinar.

A Organização das Nações Unidas - ONU estabeleceu a Década Internacional de Cultura de Paz e Não-Violência (2001-2010). Um dos documentos elaborados, com participação da sociedade civil, é o Manifesto 2000, no qual a preservação ambiental e o respeito à vida aparecem como pilares da construção de uma cultura de paz. O Ecobairro abraça a idéia e trabalha para ser um difusor desse movimento. A página da instituição ainda está em construção, porém, é possível acessar várias seções.

Saiba mais:

Paullo Santos
politica@ecobairro.org.br  (ecobairro.org.br)

www.ecobairro.org.br
ecobairro@ecobairro.org.br
(11) 2578 7254

Av. Bosque da Saúde, 1608
Saúde - São Paulo/SP
CEP: 04142-082

IPEC 

IPEMA

Ecovilas: Um Modelo Ambiental Presente no Século XXI

Tibá

A Escola Sustentável - Eco Alfabetizando pelo Meio Ambiente

Ipema: criatividade na solução de problemas socioambientais

 

http://www.rebea.org.br/vnoticias.php?cod=26

 

"PROTEJA O AMBIENTE"

 


Última alteração em 05-27-2014 @ 10:49 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada