Olá Visitante! Junte-se a nós! ou Entre para inserir uma História Militar.
[ Anuncie Já | Fórum | Blogs | Bate-Papo | Ajuda | Proposta ]
 
Página PrincipalPortal Militar Escute hinos e canções militares na Rádio do PortalHinos Fórum do Portal MilitarFórum Blogs Hospedados no PortalBlogs Converse no chat com militaresBate-Papo Videos do YoutubeVideo ArtigosArtigos AgendaAgenda Hotel de TrânsitoHotel Deixe um mensagem para todos do portal.!Fonoclama EntrarEntrar! Junte-se a nós!Junte-se a nós!
  Ir para Página Principal do Portal Militar
 
   
 
[ Todos as Histórias | Todos os Colaboradores | Os últimos 20 Colaboradores ativos ]

[ Dúvidas | Política de Publicação | Busca avançada ]

Usuários Colaboradores podem enviar Histórias Militares ou relacionadas, além de poder comentar as Histórias enviadas por outros usuários!
© Todos os direitos reservados aos seus autores. Esta material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização de seus autores. As opiniões expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do Portal Militar.com.br ou de quaisquer outros órgãos ou departamentos do governo brasileiro.
 

 
Palavras finais na sessão comemorativa do 10º aniversário
Inserido por: ClaudioBento
Em: 07-04-2006 @ 03:05 pm
 

 

PALAVRAS FINAIS NA SESSÃO  COMEMORATIVA DO 10 º ADVERSÁRIO DA AHIMTB  NA INSTALAÇÃO DA SUA DELEGACIA GEN EDMUNDO DE MACEDO SORAES E SILVA  EM VOLTA REDONDA E REGIÃO, EM 8 DE MAI DE 2006

Cel Cláudio Moreira Bento

 Presidente da AHIMTB

Hoje, depois de 10 anos de fundada, a Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB) comemorou o seu 10º aniversário em Volta Redonda ,a Cidade do Aço, em cerimônia de instalação de sua Delegacia Gen Edmundo de Macedo Soares e Silva ,este  já Patrono da cadeira em nossa Academia e o responsável técnico, salvo melhor juízo, pela construção e  instalação da antiga Companhia Siderúrgica Nacional. Usina que veio a se constituir em ponto de inflexão do Brasil agrícola monocultor para um Brasil Industrial e, em última análise, como a mãe da industrialização do Brasil . Usina ao que sabemos conseguida com os EUA em troco de nossa seção de bases aéreas no Amapá, em Belém  e em Natal para tornar possível o salto da Vitória dos Estados Unidos, da América, para a África e dali passara  para a Europa e ali  eliminar a ameaça nazi facista e assegurar assim a Liberdade e Democracia Mundial. Contribuição esta estratégica fundamental  do Brasil para a Vitória Aliada na 2ª Guerra Mundial, que hoje aqui se comemorou 61 anos

       Convivemos largo tempo com o General Edmundo como confrades historiadores nos Institutos Histórico e Geográfico Brasileiro e no de História e Geografia Militar do Brasil de que ele foi presidente e fui seu auxiliar  e com ele mantendo conversas enriquecedoras .Recordo que certa feita deixei meu gorro em sua mesa .E ao retornar observei ele pensativo e como o meu gorro na cabeça e ao ver-me  falou .Oh que saudades do meu tempo de coronel na CSM!. Sua última aparição pública foi em 1988 no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro onde presidiu seção de que eu era o orador, tendo como tema O Exército e a Abolição. Lembro que ao Gen Edmundo cruzar por um grupo com quem eu palestrava, mencionei com convicção ,Vocês conhecem um monumento ambulante? . Face  a resposta negativa apontei para o Gen Edmundo e falei ! Ali vai um monumento andante!.    Mais tarde conversei com ele na época de incidentes aqui em Volta Redonda que inclusive jogaram o seu busto no chão. Ele ficou muito chocado e triste e não entendeu a razão. Ao falecer fui o único a comparecer no cemitério fardado como coronel do Exército, fato de que muito orgulho. Preocupado com o silêncio que tem cercado a sua grande obra para o desenvolvimento nacional, produzimos uma plaqueta intitulada O centenário do Gen Edmundo Macedo Soares e Silva 1901/1989 (O pai da moderna siderurgia do Brasil, com a construção da CSN em Volta Redonda de 1941/46 ).E  a nossa Academia de História Militar a  publicou em 17 de julho de 2001 . no aniversario desta Cidade do Aço.  Trabalho que também foi publicado no Noticiário do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV). Felicito o nosso Delegado Cel Mauro César Consentino pela magnífica apresentação  da vida e obra do patrono desta Delegacia  Gen Edmundo de Macedo Soares e Silva . Delegacia que passará a dividir junto com a ANFEB estas magníficas instalações cedidas pela Prefeitura de Volta Redonda . Cidade cuja construção e progresso muito a esta a dever a um dos maiores brasileiros de sua geração, o Gen Edmundo de Macedo Soares e Silva. Confirmar e obra de simples verificação e raciocínio .

       Lembro que o General Macedo Soares como tenente instrutor do Curso de Engenharia da Escola Militar do Realengo  participou ali da Revolução de 1922. Em decorrência foi preso e remetido para ilha grande em improvisado presídio ao lado da vila de Abrão , cujas ruínas ali permanecem .De lá conseguiu fugir e esconder-se defronte o Palácio do Catete. Dali conseguiu fugir para a Europa..E lá estudou Metalurgia bem como observou na Itália uma fabrica de granadas de Artilharia. Estes seus conhecimentos foram providenciais para o Brasil e para o Exército. Aqui ele recebeu do governo do Presidente Getúlio Vargas a estratégica  missão de construir e de tornar realidade a cidade e a usina siderúrgica de Volta Redonda e para o Exército ele construiu e dirigiu a moderna fábrica de granadas de Artilharia no Andaraí.

     Agradecemos o apoio dado a esta  iniciativa pelo sr Prefeito de Volta Redonda Dr COTHARDO LOPES NETTO e o Cel  NELCY PEREIRA GUIMARÃES nosso Delegado de Honra,dos quais esperamos como ato de justiça na voz da História que juntos em apoio ano nosso Delegado Cel Mauro César Consentino  dividam a honrosa missão cívica de dar continuidade aos alevantados objetivos da Delegacia Gen Edmundo Macedo Soares e Silva e esta ao culto e divulgação de sua imortal obra relacionada com a cidade  Volta Redonda.

 

Cel Cláudio Moreira Bento

Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil

 

Volta Redonda, 8 de maio de 2006

Curriculum 
Vitae

 


Autor: Cel Eng QEMA Ref Claudio Moreira Bento
 


Última alteração em 07-05-2006 @ 07:23 pm

[ Envie esta História para um amigo! ]

 
Comentar
Comentar
Veja mais
Veja mais
Perfil do usuário colaborador
Perfil do usuário colaborador
Envie uma Mensagem Privada
Envie uma Mensagem Privada